Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: parente94Se o ar de fora for tão húmido ou pouco menos que o interior não sei se ajuda muito com a humidade, como na minha zona se a humidade interior ronda os 85% e abro as janelas o dia todo quando está sol baixa para os 80 79% o que continua a ser muito.

Resposta:
    Colocado por: SrRa humidade relativa entre o ar interior e o ar exterior pode ser a mesma mas a humidade absoluta pode ser diferente

Colocado por: parente94e a vmc também melhora a qualidade do ar em casa, não e feita só para controlar a humidade

Exatamente.

Colocado por: Bragas VA descentralizada, foi um desperdício de dinheiro

Conforme já lhe disse e pelos seus relatos tem que ter algum problema no equipamentos.
    Em situações similares que acompanho muito de perto não tenho relatos de descontentamento!
  2. SEEING, sugere alguma marca/modelo de VMC descentralizado?
  3. Colocado por: Bragas VO que é certo é que a VMC que tenho em casa funciona, ou é coincidência, porque nunca tenho valores de humidade superiores a 55%.

A descentralizada, foi um desperdício de dinheiro

Em que zona só país?
  4. Braga
  5. Boa noite

Estou com uma questão:vivo na zona oeste ao pé de muita agricultura e por vezes o cheiro que se sente na rua não é o melhor.. seja na altura de "adubar" o terreno, por alguns pavilhões de animais próximos... Ou ultimamente por queimadas de plásticos de estufas... A VMC conduz os cheiros para o interior da habitação? Que cuidados devemos ter com a VMC nestas condições?

Obrigado
  6. Colocado por: nhenriquesultimamente por queimadas de plásticos de estufas... A VMC conduz os cheiros para o interior da habitação? Que cuidados devemos ter com a VMC nestas condições?

Talvez um filtro de carvão ativado e colocar a entrada de ar na zona oposta aos ventos dominantes.
  7. O fumo sente-se muito.. provavelmente o cheiro também..
  8. Colocado por: Bragas VO fumo sente-se muito.. provavelmente o cheiro também..

Nesta altura é aconselhável a desligar a VMC? ou o que costumam fazer?

Os filtros de carvão pelo que estiver a ler minimizam esta situação.
  9. Colocado por: nhenriquesNesta altura é aconselhável a desligar a VMC?
    esta é a solução imediata,
    os filtros de carvão para serem eicientes não são baratos.

ps: queimar plasticos é crime ambiental
  10. Colocado por: jorgealvesqueimar plasticos é crime ambiental

Eu sei, mas as autoridades não fazem nada fecham os olhos a este tipo de situações. Queixa na GNR não fazem nada. O que sugerem fazer mais?

O que quero é mininizar esta situação que ocorre, infelizmente, com alguma recorrência.
  11. @jorgealves

Tem noção dos valores para uns bons filtros de carvão?
  12. do que tenho visto entre 600e a 2500€ somente o elemento filtrante sem caixas.
    estes elementos são da indústria pelo que as VMC "normais" têm que ser adaptadas para a inclusão dos mesmos.
  13. Esses valores são muito elevados para a maioria das pessoas e para VMC´s normais.
    Neste caso acho que o ideal seria mesmo desligar a VMC nesse período - esses custos de forma regular são bastante elevados.
  14. As VMC descentralizadas são aplicadas na vertical ou horizontal? Para quem não tem infrastrutura (eléctrica) no local, o instalador garante isso? Por dentro do pladur e com ligação as tomadas da luz? Qual a melhor forma de aplicar?
  15. Colocado por: setaevraAs VMC descentralizadas sao aplicada na vertical ou horizontal?

Na horizontal

Colocado por: setaevraPara quem não tem infrastrutura (eléctrica) no local

A realizar por um eletricista.

Colocado por: setaevraPor dentro do pladur e com ligação as tomadas da luz?

É um exemplo.

Estas pessoas agradeceram este comentário: setaevra
  16. Colocado por: SEEINGNa horizontal

E como fica no exterior, uma simples grelha?
    •  
      SEEING
    • 9 fevereiro 2025 editado
    Colocado por: setaevraE como fica no exterior, uma simples grelha?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgemlflorencio, setaevra
      Vent1.png
      Vent2.png
  17. Colocado por: SEEINGA realizar por um eletricista.

Neste caso, não existe alguem que faca o trabalho todo de forma não muito evasiva, sem grandes obras? E garantem todo processo de instalação (buraco, parte eléctrica, acabamentos,...)?

Em ETICS, algum cuidado a ter?

Gostaria de aplicar na casa dos meus avós, mas eles não tem infrastrutura.
  18. Colocado por: setaevraNeste caso, não existe alguem que faca o trabalho todo de forma não muito evasiva, sem grandes obras? E garantem todo processo de instalação (buraco, parte eléctrica, acabamentos,...)?

Não acredito que consiga reunir no mesmo interveniente todas as valências pelo que as terá que gerir separadamente.

Colocado por: setaevraEm ETICS, algum cuidado a ter?

Nada em especial.
  19. Bons dias, para quem tem ou esta a instalar uma VMC de duplo fluxo em que o ar esteja a ser adicionado nos quartos e sala e retirado nas casas de banho e cozinha, tiveram de deixar algum espaço adicional entre o chão e as portas?

Tenho ouvido dizer que se tem de deixar 2 cm, mas isso não deixa entrar demasiado ruído/luz especialmente para quartos?
    Obrigado

0.9218 seg. NEW