Iniciar sessão ou registar-se
    • DR23
    • 18 fevereiro 2025
    Colocado por: InacioMBons dias, para quem tem ou esta a instalar uma VMC de duplo fluxo em que o ar esteja a ser adicionado nos quartos e sala e retirado nas casas de banho e cozinha, tiveram de deixar algum espaço adicional entre o chão e as portas?

Tenho ouvido dizer que se tem de deixar 2 cm, mas isso não deixa entrar demasiado ruído/luz especialmente para quartos?
    Obrigado

Peço desculpa pela minha "ignorância" mas o que tem a ver a VMC de duplo fluxo com o deixar espaço entre portas e chão? Atenção que percebo pouco ou nada do assunto, por isso a minha questão
  1. Colocado por: InacioM
    Tenho ouvido dizer que se tem de deixar 2 cm, mas isso não deixa entrar demasiado ruído/luz especialmente para quartos?
    Obrigado

Deve ter “ouvido” isso no Fórum da Casa.. porque não faz sentido nenhum.. 😀😀
  2. Colocado por: Bragas V

Nas de duplo fluxo não sei, mas de fluxo simples é obrigatório sim.
    Tem de se deixar 1,5/2cm entre a porta e o chão para poder haver circulaçao do ar mesmo com a porta fechada, se não de nada serve estar a insuflar ar novo se o ar 'poluido' não conseguir mover se até a aspiraçao
    Concordam com este comentário: jpmassena
    Estas pessoas agradeceram este comentário: InacioM
  3. Colocado por: DR23

Peço desculpa pela minha "ignorância" mas o que tem a ver a VMC de duplo fluxo com o deixar espaço entre portas e chão? Atenção que percebo pouco ou nada do assunto, por isso a minha questão

Tem a ver com fluxo de ar. Insufla ar numas divisões e extrai noutras. Se tiver portas fechadas pelo caminho, ou vai ter pressões negativas/positivas nessas divisões, ou vai puxar ar do exterior pelas fendas das janelas/estores/outros ou pode até ter assobios com o ar a passar em frestas das portas fechadas.

Nas passive houses, esse espaço nas portas é aconselhado.
    As marcas de vmc também têm acessórios tipo grelha de ventilação para colocar nas portas, como alternativa.
  4. Colocado por: marcocarNas de duplo fluxo não sei, mas de fluxo simples é obrigatório sim.

Exato. E acho que também já vi essa informação para duplo fluxo.
    Se faz sentido ou não... tecnicamente, deverá haver forma de movimentar o mesmo volume de ar com uma porta fechada, como o Marcocar referiu.
  5. Colocado por: DR23

Aparentemente é para o ar circular entre as divisões em que entra o ar e as que sai
    Colocado por: Bragas V

Ahah, por acaso por cá tentei procurar e não vi grande informação sobre isso, foi mesmo de engenheiros que comentam isso, desta vez não foi de todo do forum

Colocado por: marcocar
    Nas de duplo fluxo não sei, mas de fluxo simples é obrigatório sim.
    Tem de se deixar 1,5/2cm entre a porta e o chão para poder haver circulaçao do ar mesmo com a porta fechada, se não de nada serve estar a insuflar ar novo se o ar 'poluido' não conseguir mover se até a aspiraçao

Pois é exatamente isto que é dito, mas se pensarmos 2 cm não é de todo pouco e onde passa o ar também passa efetivamente a luz e o som. Se calhar estou a ser exagerado mas é estranho que para que se possa ter uma boa renovação de ar se tenha de abdicar de outros pequenos confortos e que não se sugiram outras alternativas
  6. Colocado por: Ruikode
    Exato. E acho que também já vi essa informação para duplo fluxo.
    Se faz sentido ou não... tecnicamente, deverá haver forma de movimentar o mesmo volume de ar com uma porta fechada, como o Marcocar referiu.

Sem duvida que faz sentido haver circulação de ar, era só curiosidade se alguem teve a sorte de ter sugestoes de alternativas ou se ficou apenas com metade para tentar reduzir a passagem de luz/som ou se os 2 cm é mais tranquilo do que imagino
  7. Colocado por: jpmassena
    Tem a ver com fluxo de ar. Insufla ar numas divisões e extrai noutras. Se tiver portas fechadas pelo caminho, ou vai ter pressões negativas/positivas nessas divisões, ou vai puxar ar do exterior pelas fendas das janelas/estores/outros ou pode até ter assobios com o ar a passar em frestas das portas fechadas.

Nas passive houses, esse espaço nas portas é aconselhado.
    As marcas de vmc também têmacessóriostipo grelha de ventilação para colocar nas portas, como alternativa.

Obrigado pela sugestão, desconhecia vou avaliar
  8. Colocado por: InacioM
    Sem duvida que faz sentido haver circulação de ar, era só curiosidade se alguem teve a sorte de ter sugestoes de alternativas ou se ficou apenas com metade para tentar reduzir a passagem de luz/som ou se os 2 cm é mais tranquilo do que imagino

Eu tinha 2 cm em todas as minhas portas interiores em frança, não nota nada,é a grossura de um dedo.
    Depois se tiver as portas abertas durante o dia não preciso de o fazer, mas fazianparte das boas práticas para a instalaçao de vmc simples
  9. No caso de apartamento com grelhas nas janelas e extrator no WC também é necessário deixar esse espaço ou nas minhas existe por azelhice do carpinteiro? 😂
  10. Colocado por: psergio57também é necessário deixar esse espaço

não é necessário deixar estas folgas exageradas em nenhuma situação, basta a normal folga de 7 a 10mm.
    Concordam com este comentário: tiagodiaf
    Estas pessoas agradeceram este comentário: psergio57, InacioM
  11. Colocado por: jorgealves
    não é necessário deixar estas folgas exageradas em nenhuma situação, basta a normal folga de 7 a 10mm.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:InacioM

Isto em relação a esta ideia estranha de deixar 1,5 a 2cm do chão até a porta para que o ar entre as divisões passe?
  12. Boa tarde, tenho uma proposta de cerca de 8000+ iva pela instalação do modelo Mitsubishi Lossnay VL-350CZPVU na minha casa em construção.

A casa é um T3 com 96m2 de piso superior e 123m2 de piso inferior, altura de pé direito 2,45.

Pela fórmula de cálculo referida aqui no fórum dá-me 268,27 m3. O aparelho consegue 320 a 100% e 224 a 70% de caudal.

Será que é suficiente ou recomendam o VL500?
  13. Colocado por: InacioM
    Isto em relação a esta ideia estranha de deixar 1,5 a 2cm do chão até a porta para que o ar entre as divisões passe?
    sim
  14. Colocado por: RS2025268,27 m3

219m2 x 2,45 = 536,55 m3

a máquina é suficiente... quase 10.000€ para a instalação

a máquina custa menos de 2000€ com iva
    o material para a instalação certamente não excede os 3000€ (por exemplo se utilizar Heatpex).
    5000€ de mão de obra por 3 dias de trabalho...............

eu fiz o mesmo por menos de metade.
    tinha um orçamento da Siber com uma DF EXCELLENT 4 e mesmo assim eram 7.425€ PVP.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RS2025
  15. Colocado por: mafs4960eu fiz o mesmo por menos de metade.

Curiosidade, sobre o projeto e calibração dos caudais...quem fez? Foi você?
  16. Colocado por: jorgealvessim
    Estas pessoas agradeceram este comentário:InacioM

Obrigado Jorge, posso perguntar-lhe qual a sua visão mais técnica da coisa?
  17. Colocado por: mafs4960
    219m2 x 2,45 = 536,55 m3

a máquina é suficiente... quase 10.000€ para a instalação

a máquina custa menos de 2000€ com iva
    o material para a instalação certamente não excede os 3000€ (por exemplo se utilizar Heatpex).
    5000€ de mão de obra por 3 dias de trabalho...............

eu fiz o mesmo por menos de metade.
    tinha um orçamento da Siber com uma DF EXCELLENT 4 e mesmo assim eram 7.425€ PVP.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:RS2025

Bom preço, em que ano fez? Pediu orçamento diretamente à siber?

Eu tenho noção que está caro mas a empresa que instala parece ser experiente e presumo que o construtor ganhe uma pequena % por acomodar estes extras e estou ok com isso.

Agora se vou pagar quero ao menos ter bom equipamento e boa instalação, ficaram de mandar o projeto.

A que material e questões devo estar mais atento?

Eu sei que a 350 chega mas pergunto se uma de 500 não valeria o extra em termos de ruídos, caudal e consumo.
  18. Aos mais entendidos, por favor, acham que vale dar o extra pelo modelo 500? 350 não fará demasiado ruído? Obrigado
  19. Colocado por: powerPTCuriosidade, sobre o projeto e calibração dos caudais...quem fez? Foi você?
    O projeto é da Siber

1.2010 seg. NEW