Colocado por: InacioMBons dias, para quem tem ou esta a instalar uma VMC de duplo fluxo em que o ar esteja a ser adicionado nos quartos e sala e retirado nas casas de banho e cozinha, tiveram de deixar algum espaço adicional entre o chão e as portas?
Tenho ouvido dizer que se tem de deixar 2 cm, mas isso não deixa entrar demasiado ruído/luz especialmente para quartos?
Obrigado
Colocado por: InacioM
Tenho ouvido dizer que se tem de deixar 2 cm, mas isso não deixa entrar demasiado ruído/luz especialmente para quartos?
Obrigado
Colocado por: Bragas V
Deve ter “ouvido” isso no Fórum da Casa.. porque não faz sentido nenhum.. 😀😀
Colocado por: DR23
Peço desculpa pela minha "ignorância" mas o que tem a ver a VMC de duplo fluxo com o deixar espaço entre portas e chão? Atenção que percebo pouco ou nada do assunto, por isso a minha questão
Colocado por: marcocarNas de duplo fluxo não sei, mas de fluxo simples é obrigatório sim.
Colocado por: DR23
Peço desculpa pela minha "ignorância" mas o que tem a ver a VMC de duplo fluxo com o deixar espaço entre portas e chão? Atenção que percebo pouco ou nada do assunto, por isso a minha questão
Colocado por: Bragas V
Deve ter “ouvido” isso no Fórum da Casa.. porque não faz sentido nenhum.. 😀😀
Colocado por: marcocar
Nas de duplo fluxo não sei, mas de fluxo simples é obrigatório sim.
Tem de se deixar 1,5/2cm entre a porta e o chão para poder haver circulaçao do ar mesmo com a porta fechada, se não de nada serve estar a insuflar ar novo se o ar 'poluido' não conseguir mover se até a aspiraçao
Colocado por: Ruikode
Exato. E acho que também já vi essa informação para duplo fluxo.
Se faz sentido ou não... tecnicamente, deverá haver forma de movimentar o mesmo volume de ar com uma porta fechada, como o Marcocar referiu.
Colocado por: jpmassena
Tem a ver com fluxo de ar. Insufla ar numas divisões e extrai noutras. Se tiver portas fechadas pelo caminho, ou vai ter pressões negativas/positivas nessas divisões, ou vai puxar ar do exterior pelas fendas das janelas/estores/outros ou pode até ter assobios com o ar a passar em frestas das portas fechadas.
Nas passive houses, esse espaço nas portas é aconselhado.
As marcas de vmc também têmacessóriostipo grelha de ventilação para colocar nas portas, como alternativa.
Colocado por: InacioM
Sem duvida que faz sentido haver circulação de ar, era só curiosidade se alguem teve a sorte de ter sugestoes de alternativas ou se ficou apenas com metade para tentar reduzir a passagem de luz/som ou se os 2 cm é mais tranquilo do que imagino
Colocado por: psergio57também é necessário deixar esse espaço
Colocado por: jorgealves
não é necessário deixar estas folgas exageradas em nenhuma situação, basta a normal folga de 7 a 10mm.
Colocado por: InacioMsim
Isto em relação a esta ideia estranha de deixar 1,5 a 2cm do chão até a porta para que o ar entre as divisões passe?
Colocado por: RS2025268,27 m3
Colocado por: mafs4960eu fiz o mesmo por menos de metade.
Colocado por: jorgealvessim
Colocado por: mafs4960
219m2 x 2,45 = 536,55 m3
a máquina é suficiente... quase 10.000€ para a instalação
a máquina custa menos de 2000€ com iva
o material para a instalação certamente não excede os 3000€ (por exemplo se utilizar Heatpex).
5000€ de mão de obra por 3 dias de trabalho...............
eu fiz o mesmo por menos de metade.
tinha um orçamento da Siber com uma DF EXCELLENT 4 e mesmo assim eram 7.425€ PVP.
Colocado por: powerPTCuriosidade, sobre o projeto e calibração dos caudais...quem fez? Foi você?O projeto é da Siber