Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: jorgealves

aqui qualquer coisa que não bate certo pois mesmo assumindo uma area bruta de 200m2 (descontando evidentemente garagem) o equipamento deveria ser o modelo Ducobox comfort D325 com 3253\hr, o valor esta muio exagero mesmo para a D450 ja com todas as tubagens e acessorios.

Olá jorgealves,

Não coloquei mas sim é com tudo e IVA incluído.

Ainda assim também achei muito puxado, mesmo sendo Daikin que por norma é uma marca algo cara.

Tem alguma sugestão de marcas/modelos para a área referida ?

2. Ducobox comfort D325 com 325m3\hr,
  3. Colocado por: jorgealves
  4. Colocado por: jorgealves

Obrigado uma vez mais jorgealves

Vou solicitar retificação e esperar que caia em valores mais "normais"

Cumprimentos,
  5. Boa noite,

Após leitura de vários comentários acerca do tema, confesso que estou perdido. Já li pessoas a defender os tubos Spiro numa altura, e a recomendar tubos pp anti bacterianos noutra altura distinta.
    Alguém me consegue elucidar e referir os inconvenientes de utilizar os tubos Spiro com isolamento ??
  6. Caros, bom dia.

Na instalação da VMC, terei ar fresco e ar sujo em tubos 160 mm, sendo necessário instalar 2 chapéus para o meu telhado em telhas Lusa.

Tenho a escolha de chapeus telhados metálico que anexo na imagem. Há alguma outra solução mais discreta?

Por outro lado, terei que ter uma distância de 2,5 metros entre estes 2 pontos? Estou à beira mar, grande Porto, colocaria a entrada a sul/poente do ar fresco e a norte a saída do ar sujo?

Obrigado
      chapeu.jpg
  7. Bons dias.

Malta da VMC: onde é que eu posso encontrar uma boca de extração de ar para cozinha?

Estou a falar da extração de vapores de cozinhados no fogão, portanto, apenas uma campânula com formato de exaustor mas sem um motor (apenas com um registo de borboleta no interior).
  8. Colocado por: Miguel JRBoa noite,

Após leitura de vários comentários acerca do tema, confesso que estou perdido. Já li pessoas a defender os tubos Spiro numa altura, e a recomendar tubos pp anti bacterianos noutra altura distinta.
    Alguém me consegue elucidar e referir os inconvenientes de utilizar os tubos Spiro com isolamento ??

os tubos spiro são o melhor material para ventilação, mas faça uma pesquisa no youtube de como se aplica e compare com o tempo de execução da aplicação desses tubos pp anti bacterianos.
  9. Colocado por: RS2025

Já tinha lido acerca disso, e por norma precisa de usar esse boost? Mas ao ligar esse boost não acaba por aumentar o caudal em todas as entradas e saídas?

No meu caso, não considero necessário qualquer ação durante os banhos para reduzir a humidade. Mesmo na velocidade mais baixa, o sistema demora cerca de 30 minutos a baixar a humidade após o banho.

Na minha opinião, obtemos muito mais benefícios ao focarmo-nos em aspetos mais simples, como adaptar a VMC ao ambiente interior versus exterior. É essencial ter o bypass bem configurado. No meu caso, tenho as velocidades da VMC ajustadas com base na humidade e temperatura exterior em comparação com o interior.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RS2025
      Captura de ecrã 2025-04-01 164640.png
  10. Colocado por: Leumasf

No meu caso, não considero necessário qualquer ação durante os banhos para reduzir a humidade. Mesmo na velocidade mais baixa, o sistema demora cerca de 30 minutos a baixar a humidade após o banho.

Na minha opinião, obtemos muito mais benefícios ao focarmo-nos em aspetos mais simples, como adaptar a VMC ao ambiente interior versus exterior. É essencial ter o bypass bem configurado. No meu caso, tenho as velocidades da VMC ajustadas com base na humidade e temperatura exterior em comparação com o interior.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:RS2025
      Captura de ecrã 2025-04-01 164640.png

Obrigado. Usa bypass sem ser no verão? Como costuma configurar?

Como configurou o VMC para sse ajustar dessa forma? Colocou sensores em várias divisões e shelly?

0.9333 seg. NEW