Iniciar sessão ou registar-se
  1. Eu tenho projeto de avac em que só tem extração da vmc.

Só na cozinha é que tem extração adicional por exaustor.
  2. Colocado por: ghost12Fará sentido colocar extratores tradicionais nas WC numa moradia com VMC? Eu não queria colocar, mas o instalador está a tentar convencer-me que é melhor, porque nas horas dos banhos a VMC não irá ter capacidade de retirar todo o ar saturado. Qual é a opinião dos entendidos? :)

Eu também não vou colocar extratores nas wc, vai ter a Vmc de se encarregar dessa situação. Qualquer coisa sempre tenho as janelas. Mas é um contra senso investir em Vmc e sistemas de climatização eco friendly e ter de abrir janelas no inverno/verão
  3. Uma VMC no wc pode ter quase o mesmo caudal que um extrator de wc.
  4. Eu vou colocar extratores silenciosos e com sensor de humidade nos WC. No open space mete uma VMC descentralizada.

Queria meter vmc duplo fkuxo centralizada, mas com as derrapagens da obra, vou ter de optar por isso. Em vez de 5k+iva fica por 1k.
  5. Colocado por: ricardo.rodriguesEu tenho projeto de avac em que só tem extração da vmc.

Só na cozinha é que tem extração adicional por exaustor.
    não tem entradas de ar sejam auto reguladas ou abertas?
  6. Colocado por: pvieira91Eu vou colocar extratores silenciosos e com sensor de humidade nos WC. No open space mete uma VMC descentralizada.
    essa solução garante os caudais regulamentares?

no final pode ter problemas com a certificação energética do imóvel.
  7. Colocado por: RUIOLIUma VMC no wc pode ter quase o mesmo caudal que um extrator de wc.
    habitualmente tem mais.
    Concordam com este comentário: RUIOLI
  8. Obrigado pelas respostas, vão de encontro ao que pensava. Investir numa VMC de duplo fluxo e depois fazer "buracos" na fachada também me fazia confusão.
    Concordam com este comentário: DR1982, Peper87
  9. Colocado por: ghost12Obrigado pelas respostas, vão de encontro ao que pensava. Investir numa VMC de duplo fluxo e depois fazer "buracos" na fachada também me fazia confusão.
    Concordam com este comentário:DR1982
    Ja por aqui defenderam que nao fazia sentido VMC e janelas de correr, por isso buracos na fachada ainda pior
  10. Colocado por: jorgealvesessa solução garante os caudais regulamentares?

no final pode ter problemas com a certificação energética do imóvel.

Tenho definido isto. Mas isto é péssimo não é? Não queria andar a investir tanto em caixilharia, isolamentos e depois ter ventilação sem qualquer aproveitamento de calor.

11. Já comprei toda a tubagem (flexível) e acessórios da Siber.
    Agora estão com as seguintes dúvidas:
    Para ligas a maquina às caixas de distribuição, estava a pensar usar tubo Spiro 125 e isolar a tubagem, resta saber quais os materiais mas apropriados para a isolamento;
    O volume da casa é na ordem dos 250m3, estou a considerar um caudal de renovação 200m3/h.
    Estou inclinado para a SIBER DF AIR 2 que me parece em tudo igual à BAXI SILA RCV 300, mas com grandes disparidades em termos de funcionamento e eficiência e caudal…. Isto é assim tão linear, ou estes valore podem ser bastante diferentes e “manipulados” por condições de teste?
    Baxi
    Siber

Também vi a Blauber Konfort EC S5 270 (não encontrei local à venda em PT) que me parece em tudo igual à Waternor - Novair 300! Mas não etnho informação decente destas nem sei como é a assistência.
    Em ultimo caso tenho a ALDES InspirAIR®TOP que parece estar dentro do orçamento e com dimensões razoaveis, apenas teria de mudar a tubagem de 125 para 160 e colocar um redutor junto da caixa de distribuição.
  12. Colocado por: MLBCEstou inclinado para a SIBER DF AIR 2 que me parece em tudo igual à BAXI SILA RCV 300

Será que os filtros são compatíveis?
  13. Colocado por: RUIOLI

Será que os filtros são compatíveis?

Já aqui alguém disse que a Baxi era feita pela Siber, não consigo confirmar se os filtros são compatíveis.
    Esta é uma daquelas áreas da construção de nicho, parece que tudo é segredo e ninguém gosta de partilhar nada…
  14. Colocado por: pvieira91Tenho definido isto. Mas isto é péssimo não é? Não queria andar a investir tanto em caixilharia, isolamentos e depois ter ventilação sem qualquer aproveitamento de calor.

exacto. é o minimo dos minimos para cumprir a legislação
  15. Colocado por: pvieira91Tenho definido isto. Mas isto é péssimo não é?
    eu optava por umas entrads de ar autoreguladas, desistia do vMC descentralizada na sala e colocava uns extratores capazes nos wc controlados pela iluminação e por um relogio externo, se calhar ficava mais barato e garantia uma renovação de ar com algum controle e sem desperdício de energia.
  16. Colocado por: MLBCnem sei como é a assistência
    não existe em PT
    • SrR
    • 1 julho 2022
    Colocado por: jorgealvesnão existe em PT
    mas dá pra mandar vir
  17. Colocado por: SrRmas dá pra mandar vir
    mandar vir assistência de fora de PT é capaz de custar uma semana de almoços e jantares no cerqueira
    • SrR
    • 1 julho 2022
    Ho pah falei em mandar vir a máquina, ja ko Cerqueira tudo o que tem à mostra podes mandar vir
  18. Este assunto faz-me confusão.
    Se temos entradas autoregulaveis o ar que vamos introduzir em casa será o da rua, que em dias de inverno com chuva terá 80% ou mais de humidade.

Qual a vantagem?

0.4927 seg. NEW