Iniciar sessão ou registar-se
    • SrR
    • 26 julho 2022
    80% com uma temperatura do ar baixa é diferente de 80% com uma temperatura do ar alta
  1. Como Exemplo

o Ar à temperatura de 10ºC com 80% de Humidade, quando aquecido a 20º apresenta uma humidade relativa de 42%

Colocado por: SrR80% com uma temperatura do ar baixa é diferente de 80% com uma temperatura do ar alta
    • SrR
    • 26 julho 2022
    Colocado por: BigmouseComo Exemplo

o Ar à temperatura de 10ºC com 80% de Humidade, quando aquecido a 20º apresenta uma humidade relativa de 42%

ora ai esta, o que significa que no exemplo do funcionamento de uma vmc no inverno estariamos por ventura a retirar ar com mais humidade relativa e a repor ar com menor humidade relativa
  2. Irá também depender do tipo de permutador de calor que constitui a VMC.

Colocado por: SrRora ai esta, o que significa que no exemplo do funcionamento de uma vmc no inverno estariamos por ventura a retirar ar com mais humidade relativa e a repor ar com menor humidade relativa
    • SrR
    • 26 julho 2022
    Nao tem que ser de entalpia.
  3. se numa massa de ar for alterada a sua temperatura será inversamente alterada a sua humidade relativa
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
  4. Estou na fase de instalação da VMC.

A area são cerca de 140m2. Piso superior dos quartos: 67m2 e R/C com 75m2. Maquina será esta: VORT HR 300 NETI.
    é
    O instalador diz preferir instalar sem as caixas de distribuição por não ter o numero de bocas ao certo. Como já foi discutido, a instalação de caixa de distribuição não é obrigatória desde que se cumpram outras coisas. a minha questão é saber o que acham da instalação que está proposta, sendo que são dois pisos e a maquina tem de ficar onde está. A casa é pequena em distâncias.

Vão usar tubo PVC (o que se usa na picharia) nos segmentos 125 e 90 e tubo flexível 63 (aquele verde e branco por dentro) nos segmentos 63 que vão dar as saídas com bocas que dão para regular manualmente.

A verdade é que ainda são alguns "Ts" e gostava de perceber se será muito mais difícil de regular e ter o ar a sair de forma uniforme em todas as divisões. As saídas são reguláveis, dá para puxar e abrir tudo e rodar para deixar sair mais ou menos ar.
      piso 1 vmc.jpg
      VMC RC.jpg
  5. Colocado por: reator22Vão usar tubo PVC (o que se usa na picharia) nos segmentos 125
    não se pode usar tubos em PVC derivado a ser potencialmente cancerígeno.

Colocado por: reator22se será muito mais difícil de regular
    ~e impossível de calibrar, mas raramente no final se fazem testes de funcionalidade.
  6. Colocado por: jorgealvesnão se pode usar tubos em PVC derivado a ser potencialmente cancerígeno.

~e impossível de calibrar, mas raramente no final se fazem testes de funcionalidade.

Onde posso encontrar mais informação sobre isso? A ser verdade terei de pedir para retirar.

Já ha muito que procuro na net simuladores de caudal.... Gostaria de perceber a física relativamente ao caudal em curtas distancias vs longas distancias, pois no meu caso o piso superior ter um prolongamento considerável de tubo 90 para o piso superior e gostava de saber se vai perder "força" pela distancia. Outra questão é o tudo de 63, que tinha duvidas, mas a BAXI usa distribuidores de 125 para 6x63... eu tenho 90 para 3x63.. duas para o piso de cima e outras duas para o de baixo. Confesso que de forma leiga não me. parece muito aberrante a instalação, mas ficariam mais simples com caixas de distribuição.
  7. Colocado por: reator22pois no meu caso o piso superior ter um prolongamento considerável de tubo 90 para o piso superior e gostava de saber se vai perder "força"

isso tem (deve) de ser calculado
  8. Colocado por: reator22A verdade é que ainda são alguns "Ts" e gostava de perceber se será muito mais difícil de regular e ter o ar a sair de forma uniforme em todas as divisões.

e a limpeza das condutas?
  9. Informações acerca do PVC

potencialmente cancerígeno, mas....
  10. Colocado por: fernandoFerreira

isso tem (deve) de ser calculado

Deve mas daí a ser!! Tenho perdido algum tempo e ainda nao consegui calcular, mas mesmo calculando como seria depois possível conseguir regular? Teria de meter reguladores extra… aparelhos de medição.. outro preço! As saídas que vou meter da BOREA tem 3 regulações de caudal para entrada e 3 regulações para saída. Vem com uma longa tabela do barulho, pressão e velocidade do ar mas acredito que pouco vai fazer. Se puxar muito numa e eu a fechar, até pode ajudar outras a puxar melhor mas também deve fazer aumentar o barulho!

A menos que a máquina esteja centrada na casa fica difícil de ter garantias. Já vivi em algumas casas com VMC na Inglaterra (vmc duplo fluxo muito básico) com renovação total do ar a cada 6h e estava super contente. Casa sempre seca e sem cheiros.

A máquina que vou meter é boa, a instalação é duvidosa, com o risco de trabalhar muito mais o piso de baixo do que o piso de cima, que até poderá não ser mau uma vez que tenho extratores nas casas de banho com chuveiro.

Isto do VMC para ser feito como deve ser tem de ser mesmo com algumas empresas que percebem mesmo da coisa e pagar o serviço correspondente te.
  11. Colocado por: reator22de meter reguladores extra
    que na pratica são uns simples discos de espuma ou de plástico.
    Concordam com este comentário: RUIOLI
  12. Há software online para calcular isso (diâmetro da abertura dos discos), por exemplo o burgerhout.
  13. Colocado por: RUIOLIHá software online para calcular isso (diâmetro da abertura dos discos), por exemplo o burgerhout.
    entao o comprimento dos tubos e diâmetro nao é calculado?
    Uma vez perguntei aqui a um se tinha medidas a respeitar e disse que não, tem a localização das bocas e o resto é o que der até chegar lá
  14. Colocado por: DR1982entao o comprimento dos tubos e diâmetro nao é calculado?
    Uma vez perguntei aqui a um se tinha medidas a respeitar e disse que não, tem a localização das bocas e o resto é o que der até chegar lá

O comprimento dos tubos é colocado no programa, se tiver muitas perdas de carga por causa da distância/ caudal tem que se aumentar o diâmetro. Depois de ter o diâmetro certo, calcula o diâmetro de abertura dos discos reguladores.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982
  15. Colocado por: RUIOLI

O comprimento dos tubos é colocado no programa, se tiver muitas perdas de carga por causa da distância/ caudal tem que se aumentar o diâmetro. Depois de ter o diâmetro certo, calcula o diâmetro de abertura dos discos reguladores.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:DR1982

Aí está uma resposta com muita informação importante. Vou tentar simular no programa acima. Não sabia que aumentando o diâmetro facilitamos “a força “ nos canais mais longos.

Mais algum software que alguém conheça?
  16. Colocado por: jorgealvesque na pratica são uns simples discos de espuma ou de plástico.
    Concordam com este comentário:RUIOLI

Isso ainda se consegue meter removendo as peças á saída que vão ser estás:
    https://www.guia.france-air.pt/produtos/borea

Não farão a mesma coisa que esses reguladores?
      IMG_4027.jpeg
      IMG_4026.jpeg
  17. Colocado por: reator22Mais algum software que alguém conheça?

Sei que há similares e das marcas das VMC, mas usei este que é gratuito.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Troino

0.3884 seg. NEW