Iniciar sessão ou registar-se
    • TMMJ
    • 18 julho 2024
    Desculpem vir insistir nisto, mas alguém com casa recente pode expor como compatibilizam VMC com exaustor?
    Que equipamentos usam?
  1. Colocado por: TMMJDesculpem vir insistir nisto, mas alguém com casa recente pode expor como compatibilizam VMC com exaustor?
    Que equipamentos usam?

Placa com exaustor integrado a fazer recirculação, até agora impecável.
  2. Colocado por: TMMJDesculpem vir insistir nisto, mas alguém com casa recente pode expor como compatibilizam VMC com exaustor?
    Que equipamentos usam?

Tenho exactamente a mesma dúvida. Motor exteior de 1300, vmc de 300. Onde vai o exautor buscar tanto ar.
  3. https://youtu.be/rSIqKGsF2ZA?si=IcYMfNKUMdQwt3HL
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ForcePT, Na_mouch
  4. Colocado por: Wilgahttps://youtu.be/rSIqKGsF2ZA?si=IcYMfNKUMdQwt3HL

Quem comercializa em Portugal? Alguém sabe os valores?
  5. Eu tenho placa com exaustor integrado a fazer exaustão para o exterior..

Não faço a mínima ideia como se comporta com a VMC, porque também não faço a mínima ideia como se deveria comportar, nem sequer quais são os indícios de se estar a comportar bem ou estar a completá-lo mal..
  6. Colocado por: ForcePTQuem comercializa em Portugal?

Colocado por: jorgealvesRegisto motorizados Belimo
  7. Colocado por: ForcePTAlguém sabe os valores?
    desde 420€, incluindo registo e caixa de filtro
    • TMMJ
    • 19 julho 2024
    Como o posso contactar?
  8. mail no meu perfil
    Concordam com este comentário: SrR
  9. Colocado por: jorgealvesventilnorte
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Bragas V

Não obstante a habitual disponibilidade do Jorge para ajudar, acho interessante partilhar, que consegui preços em 3 lojas nacionais..

Acabei por comprar na fairair.eu.

Comprei 4 filtros, pelo mesmo preço de 1 em qualquer das 3 lojas nacionais..

Sem contar que estás tinham prazos de entrega na ordem das 4 semanas e a fairair entregou em 5 dias.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: powerPT, nvale, RUIOLI
  10. Boa tarde

Onde posso comprar filtros para uma vmc da sodeca REB-25 sem ser na sodeca.

Obrigado
    Concordam com este comentário: Peper87
  11. Colocado por: ForcePT

Tenho exactamente a mesma dúvida. Motor exteior de 1300, vmc de 300. Onde vai o exautor buscar tanto ar.

Eu abro a janela, não tem outra forma. Recirculacao com carvão ativado seria talvez a solução .. para já não me causa confusão, mas no inverno vou ter bastantes perdas..
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ForcePT
  12. Uma pergunta, qual a velocidade máxima recomendada para tubos de 75? Para não termos barulho nos tubos e tb não ser desconfortável à saída das bocas.

Li que seriam 4m/s, mas queria confirmar com quem tem experiência na coisa.
  13. Colocado por: LightboltzLi que seriam 4m/s, mas queria confirmar com quem tem experiência na coisa.
    nenhum sistema deve trabalhar acima dos 2,5m/s, acima disso aumenta brutalmente a perda de carga potenciando o ruido.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize, jorgemlflorencio, Lightboltz
  14. Muito obrigado Jorge.

Com isso já consigo estimar que um tipo DN75, consegue um caudal de cerca de 30m3, com uma velocidade de 2,5m/s.
  15. Colocado por: Lightboltzconsegue um caudal de cerca de 30m3, com uma velocidade de 2,5m/s.
    SE não ultrapassar um comprimento de 15metros, acima disso o caudal diminui.
    atenção que nestes sistemas a perda de carga é por metro linear
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Lightboltz
  16. Já agora, onde posso comprar DN75 na zona de Lisboa a um bom preço?

Obrigado
  17. Sanitop, Canalcentro, Sodeca,
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Lightboltz
  18. Boas,
    Deixo aqui um esboço da instalação da minha casa. Atenção, que isto é um draft feito por mim, por carolice, e com informação recolhida aqui no forum e online. Não tenho qualquer formação na área.

Estou a aguardar propostas de instaladores, mas a verdade é que se nalguns casos vê-se que a pessoa percebe do assunto, noutros fica a dúvida se vamos ficar bem servidos.

Os caudais estão calculados para uma velocidade de 2,5 m/s, e com uma renovação de 0,5. Nenhum troço tem mais de 10m para evitar grandes perdas. A ideia, para já era dimensionar a tubagem, e dai ter usados múltiplos de 15m3/h.

Ambos os pisos estão equilibrados.

Acham que se justifica instalar nos closets?
      Piso12.png
      Piso02.png

0.6059 seg. NEW