Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: RUIOLI
    Os tubos estão a descer para a vmc
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Dias12
      received_1535027887205691.jpeg

Isso não dificulta a admissão de ar?
  2. Acho que a minha VMC está a funcionar bem..

Pelo menos gosto do resultado

VMC + Piso Radiante
    Concordam com este comentário: nhenriques
      IMG_0640.jpeg
  3. Colocado por: Bragas VIsso não dificulta a admissão de ar?

Sim, mas se aquele lixo se não ficar ali, vai para o filtro colmatando-o... assim, mensalmente mudo o pré filtro e retiro aquele lixo.
  4. Colocado por: RUIOLIPorquê?
    as ligações não são adequadas nem vão resistir ás multiplas encaixa desencaixa, a breve prazo vão ganhar folgas obrigando substituição.

o adequado é caixa de prefiltro
    Concordam com este comentário: gil.alves
  5. RUIOLI now...
    • RUIOLI
    • 29 outubro 2024 editado
    Colocado por: jorgealvesas ligações não são adequadas nem vão resistir ás multiplas encaixa desencaixa, a breve prazo vão ganhar folgas obrigando substituição.

o adequado é caixa de prefiltro

Não estou a ver isso acontecer naquela situação concreta, a abraçadeira aperta e elimina as folgas.

As caixas pré filtros que vi eram metálicas, logo sem isolamento térmico e acústico, para além que que dava aspeto de ter fugas de ar pela ranhura de encaixe do pré-filtro, o que com o tempo só iria piorar, achei melhor e mais barato assim.

Se não correr bem, sobrou-me tubo, é fácil e barato substituir.
  6. Colocado por: Bragas VAcho que a minha VMC está a funcionar bem..

Pelo menos gosto do resultado

VMC + Piso Radiante
      IMG_0640.jpeg
    24°C 🥵 deve ter alguma parecida com a minha esposa em casa!
  7. Colocado por: Peper8724°C 🥵 deve ter alguma parecida com a minha esposa em casa!

Tenho um recém nascido..
  8. Colocado por: Bragas VTenho um recém nascido..

mesmo assim 24,3ºC é muito alto (eu tenho 21,5ºC e estou de manga curta)...

"Quais são os cuidados de segurança em casa?
    Nos primeiros tempos de vida, deve ter cuidados adicionais com o bebé. Por exemplo:

deite o bebé sempre de costas, numa cama própria, com grades protetoras, com um colchão firme e adaptado ao tamanho da cama, sem almofada
    coloque o bebé de forma a que os pés toquem no fundo da cama, evitando que a roupa cubra a cabeça, deixando os braços por cima da roupa
    na cama do bebé evite colocar brinquedos, almofadas, laços, fitas ou fios, por causa do risco de engasgamento
    o quarto deve estar a uma temperatura amena, por volta dos 20º C, não colocando fontes de calor junto à cama do bebé, para prevenir o aquecimento excessivo
    nunca deixe o bebé sozinho no banho ou em cima da cama, da mesa ou do sofá, sem proteções."

https://www.sns24.gov.pt/guia/guia-para-pais/

Segundo a Sociedade Portuguesa de Pediatria, "A temperatura ideal do quarto deverá estar entre 18-21 ºC"

https://www.spp.pt/noticias/default.asp?IDN=116&op=2&ID=132
  9. 18° dentro de casa tem de andar de casaco..
    a minha temperatura programada é 22,5°
    Esses 24, foi porque eu peguei no medidor para tirar a foto.
  10. Colocado por: Bragas V18° dentro de casa tem de andar de casaco..

O Bragas é muito friorento, 18º é para andar só de calção 😉
  11. Colocado por: mafs4960

mesmo assim 24,3ºC é muito alto (eu tenho 21,5ºC e estou de manga curta)...

"Quais são os cuidados de segurança em casa?
    Nos primeiros tempos de vida, deve ter cuidados adicionais com o bebé. Por exemplo:

deite o bebé sempre de costas, numa cama própria, com grades protetoras, com um colchão firme e adaptado ao tamanho da cama, sem almofada
    coloque o bebé de forma a que os pés toquem no fundo da cama, evitando que a roupa cubra a cabeça, deixando os braços por cima da roupa
    na cama do bebé evite colocar brinquedos, almofadas, laços, fitas ou fios, por causa do risco de engasgamento
    o quarto deve estar a uma temperatura amena, por volta dos 20º C, não colocando fontes de calor junto à cama do bebé, para prevenir o aquecimento excessivo
    nunca deixe o bebé sozinho no banho ou em cima da cama, da mesa ou do sofá, sem proteções."

https://www.sns24.gov.pt/guia/guia-para-pais/

Segundo a Sociedade Portuguesa de Pediatria, "A temperatura ideal do quarto deverá estar entre 18-21 ºC"

https://www.spp.pt/noticias/default.asp?IDN=116&op=2&ID=132
    eu geralmente por mim a 20 estava óptimo. Mas a senhora assim tremia com o frio. 22.5/23. É a temperatura de conforto dela. Eu só de calções que é que aguento assim
    Concordam com este comentário: mat2009
  12. existe um fortíssima tendencia para olhar para os valores numéricos mas o animal humano reage a sensações térmicas que são influenciadas por múltiplos e variados fatores.

a 18ºC tanto pode ser um frio danado (por exemplo de verão) ou um calor agradável (por exemplo no pico do inverno) pelo que dizer que eu gosto disto ou daquilo vale exatamente isso.

a zona de conforto segundo os estudiosos situa-se de verão na época de arrefecimento entre os 24ºC e os 28ºC e de inverno na época de aquecimento entre os 18ºC e os 22ºC,

agora cada qual faz o que lhe garantir mais conforto sabendo que 99% das pessoas sentem-se confortáveis dentro da faixa que enumerei.
    Concordam com este comentário: Bragas V, Peper87
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bragas V
    • Dias12
    • 30 outubro 2024 editado
    Colocado por: jorgealvesexiste um fortíssima tendencia para olhar para os valores numéricos mas o animal humano reage a sensações térmicas que são influenciadas por múltiplos e variados fatores.

a 18ºC tanto pode ser um frio danado (por exemplo de verão) ou um calor agradável (por exemplo no pico do inverno) pelo que dizer que eu gosto disto ou daquilo vale exatamente isso.

a zona de conforto segundo os estudiosos situa-se de verão na época de arrefecimento entre os 24ºC e os 28ºC e de inverno na época de aquecimento entre os 18ºC e os 22ºC,

agora cada qual faz o que lhe garantir mais conforto sabendo que 99% das pessoas sentem-se confortáveis dentro da faixa que enumerei.
    Concordam com este comentário:Bragas V
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Bragas V

Mais do que a temperatura, acho que a humidade também desempenha um grande fator nessa percepção.
    Agora no inverno os meus pais têm a necessidade de desumidificar o quarto deles e passando da sala para o quarto (mesma temperatura) parece que estão alguns graus a mais por a humidade estar mais baixa.

Por isso acredito que para o sr. Bragas os 24 sejam mais friorentos que os 18 do Ruikode.
    Concordam com este comentário: Zé Meirinho
  13. Eu não percebo nada disso, mas sei que os 23° não são nada de especial em termos de sensação térmica na minha casa...
    • HFSF
    • 5 novembro 2024
    Colocado por: RUIOLI
    Os tubos estão a descer para a vmc
    Estas pessoas agradeceram este comentário:dppinhal,Dias12
      received_1535027887205691.jpeg

Tenho uma caixa "pre filtro" que encaixa exactamente nessas tubagens.
    Andar a tirar e por o tubo para isso parece-me que vai inevitavelmente criar folgas.

Vinha com um filtro de carvão ativo e vou trocar para um G2. Serve-me basicamente para tirar os insetos do filtro principal.

A sua VMC não tem filtro na saida? O meu filtro está sujo mas nada como o de admissão nem como o foto que aí colocou.
    • HFSF
    • 5 novembro 2024
    Colocado por: Dias12Mais do que a temperatura, acho que a humidade também desempenha um grande fator nessa percepção.
    Agora no inverno os meus pais têm a necessidade de desumidificar o quarto deles e passando da sala para o quarto (mesma temperatura) parece que estão alguns graus a mais por a humidade estar mais baixa.

Supostamente a humidade tem o efeito contrário. Em paises tropicais 30º é muito complicado de tolerar.
    O que não pode ignorar é que o desumidificador liberta calor.
  14. Colocado por: HFSFA sua VMC não tem filtro na saida? O meu filtro está sujo mas nada como o de admissão nem como o foto que aí colocou.

Tem filtro na saída, mas o pré filtro da saída está antes do filtro da saída da VMC.

Quanto à folga, num ano, não tenho notado nada, até porque tem uma abraçadeira que faz aperto naquele local.
    Quando tiver folga eu aviso :)
    • sito
    • 5 novembro 2024 editado
    (Muito) Novato no tema, mas assumindo uma casa sem teto falso (ou mesmo com), e com os telhados planos (portanto, sem sótão), como se devem passar as ligações da VMC entre divisões?

Estou com alguma dificuldade em perceber como se deve fazer sem comprometer nenhuma laje ou viga.

P.S: Agora que penso nisso, o mesmo se aplica a condutas elétricas entre divisões, por exemplo, se bem que aqui talvez se consiga alguma coisa pelas paredes?! Pelo menos até encontrar algum pilar estrutural e aí... sem ideia, novamente o mesmo problema!

Obrigado!
  15. Colocado por: HFSF

Supostamente a humidade tem o efeito contrário. Em paises tropicais 30º é muito complicado de tolerar.
    O que não pode ignorar é que o desumidificador liberta calor.

O aumento da humidade exacerba o efeito da temperatura.
    Em climas quentes (temperados) com humidade alta o ser humano passa dificuldades porque não consegue arrefecer (suar).
    Em temperaturas mais frias com humidade alta o ser humano vai sentir mais frio porque essa humidade vai retirar calor ao seu corpo - é a chamada sensação térmica que tem também em consideração o efeito do vento.

Daí que 2 salas à mesma temperatura mas uma com metade da humidade que a outra temos sensações completamente diferentes.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fjmartinho

0.7288 seg. NEW