Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: HFSFNa verdade também queria ouvir experiencias da malta a ver se iria resultar alguma coisa

eu coloco filtro de ar com carvão nos carros e a verdade é que se passo por algum sítio com fumo, o cheiro passa para o interior. pode ajudar um bocadinho, mas não faz milagres.
  2. Colocado por: jga2023Olá, estou a construir uma moradia de dois pisos T4, em Almada. Descobri este tópico das VMCs muito depois de ter o projeto e iniciado a obra, mas estou muito interessado em instalar um sistema destes.

Não vou ter tectos falsos na maior parte das divisões e espero que não seja um problema para conseguir instalar. Estou no fim das especialidades agora.

Têm recomendação de empresas ou alguém especializado na instalação de VMC?

A questão de não ter tectos falsos pode ser um impedimento ou acréscimo de custos à instalação?

Obrigado

Eu também sou de Almada e pretendo o mesmo. Chegou a arranjar um bom contacto para a instalação de VMC?
    Pode por favor partilhar?

Obrigado
    • HFSF
    • 17 janeiro 2025
    Colocado por: mafs4960eu coloco filtro de ar com carvão nos carros e a verdade é que se passo por algum sítio com fumo, o cheiro passa para o interior. pode ajudar um bocadinho, mas não faz milagres.

Pois é o meu receio.
    Só estranho começar a sentir mais o cheiro agora que tirei o filtro. Vou tentar, também não vou ficar pobre com o preço da manta filtrante
  3. Colocado por: nhenriquesBoa noite

Algum feedback da VMC Proteu EMBA 350m3/h?
    É para instalação numa moradia já construída com 12anos e que será levado a tubagem para o sótão.

Obrigado.

Estive a procurar e não encontro muitas apreciações de clientes sobre esta marca - nem coisas boas nem más.
    Alguém já teve algum contacto com esta Marca de VMC?
  4. Colocado por: nhenriquesProteu

Uma marca empresa que vende tudo e mais alguma coisa mas que assim que você procura informações sobre produtos verdadeiramente desenvolvidos e fabricados por eles, a informação é escassa. Não encontro fabrica nenhuma deles.

Parece daquelas neo-empresas de importação de produtos e que se limitam a carimbar a seu nome.

Eu nunca compraria um produto a este tipo de empresa. No dia que você precisar de peças de substituição nunca vai saber a verdadeira referência nem fabricante e esta condenado a encomendar sempre pela Proteu.

Compre uma VMC de uma marca de jeito com fornecedores e instaladores presentes no mercado: Aldes, S&P, Brink, Zehnder, Atlantic, Renson, Nather (estas 3 pouco presente mas com bom potencial de crescimento).
  5. A Proteu Luxor é uma Siber com outro “casaco”. Vi ao vivo e as tubagens até eram Siber pois nao tinham da marca Proteu
  6. Não conheço a marca Siber. Isto é um fator positivo ou negativo?
    • HFSF
    • 20 janeiro 2025
    Colocado por: powerPTA Proteu Luxor é uma Siber com outro “casaco”.

Diria com um casaco pior.
    Comparando as caracteristicas tecnicas a siber sai sempre por cima.

Colocado por: powerPTVi ao vivo e as tubagens até eram Siber pois nao tinham da marca Proteu

Tubagem externa? Isso compra o que preferir.

Colocado por: nhenriquesNão conheço a marca Siber. Isto é um fator positivo ou negativo?

Eu tenho Siber instalado e estou contente
  7. Colocado por: HFSF
    Tubagem externa? Isso compra o que preferir.

Obviamente.

Faltou um pormenor no meu compentário, eu vi ao vivo numa feira de exposição onde estava lá representada a Proteu com VMC, PRH e bomba de calor. Lá no stand as tubagens eram Siber.
  8. powerPt ficou com a ideia que a Proteu pode estar relacionada coom a Siber?

Eu prefiro dar mais uns € e ter algo que me dê algumas garantias.
  9. Eu não estou por dentro mas o que me pareceu foi que a Siber permite o rebranding.

Se fosse eu? Seguiria este conselho:

Colocado por: NostradamusCompre uma VMC de uma marca de jeito com fornecedores e instaladores presentes no mercado: Aldes, S&P, Brink, Zehnder, Atlantic, Renson, Nather (estas 3 pouco presente mas com bom potencial de crescimento).

Ou uma máquina mesmo Siber.
    • SrR
    • 20 janeiro 2025 editado
    Siber agora "é" zehnder
  10. Eu também já vi proteu em Feiras, etc...

A apresentação agrada. Tem uma comunicação bonita e agradável. Até acho que estão a fazer bom trabalho neste campo.

Mas não me consegue transmitir confiança suficiente.

Parece muito "white label" e está presente em quase todos os segmentos (aquecimento, solar, canalização... até salamandras e torneiras vendem).

E quando o contacto principal no site começa por "+351 91".

Não estou, no entanto, a retirar crédito à possibilidade de ser uma boa marca. Mas não me convence.

São muitas as red flags e sentimentos na minha cabeça
  11. Tenho uma da sanitop (Insuatherm) e é um rebranding da https://www.broferpura.it/.
    Fiz alguma pesquisa e a siber em alguns modelos utiliza as mesmas placas controladoras e os comandos de parede são iguais
  12. Eu não procuro o topo, mas alguma marca que me garantias. A zehnder não é vista no nosso mercado como a "Ferrari" das VMCs?
  13. Colocado por: jorgealvesFazer os cálculos dos caudais e muito fácil
    Área individual de cada divisão x 0,6 (a legislação obriga somente 0.5 ren/hora)

Cada tubo dn160 (200mm ext) permite um caudal de 300m3 a 5 metros.
    Cada tubo dn75 (90mm ext) permite um caudal até 45m3/HR a 10 metros
    Tubo de dn50 (75mm ext) permite um caudal até 30m3 a 10 metros.

Agora é só dar uso á calculadora.

O problema começa quando existe necessidade de colocar bocas a 50 metros de unidade...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Piafinho,fabsil

Tenho aqui uma pequena questão a fazer face à experiência que tem nestes sistemas, como é que faz para o caso daquelas moradias estilo "mansões", com à volta de 230/240/250 m2 de dois pisos, pé direito 2.6m, andamos com 300m3/h para cima com as 0.5 ren/h, só uma máquina e anda com tubos de 90/75 ou adopta duas máquinas uma em cada piso?
  14. Colocado por: nhenriquesEu não procuro o topo, mas alguma marca que me garantias. A zehnder não é vista no nosso mercado como a "Ferrari" das VMCs?

vale de pouco as máquinas se o sistema de condutas não estiver bem dimensionado. É como estar a comprar um carro de formula 1 para andar numa estrada esburacada.
  15. Essa parte não sei se tenho todo direito detalhe, mas quem apresentou o orçamento esteve a tirar medidas, pediu a planta da casa e foi in Loco ver as condições de aplicação - é uma moradia já em utilização com teto falso e a tubagem ficaria toda no sótão.

Que máquinas/ marcas para 350m3 aconselham?
  16. Eu tenho Mitsubishi e para já, contente com a escolha.
  17. Alguma marca além da Mitsubishi? Sem entrar em loucuras de preço?
    Obrigado

0.9394 seg. NEW