Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: mafs4960Eu tenho Mitsubishi e para já, contente com a escolha.

Posso saber porque diz isto?

Ou seja, o que é estar contente com a VMC?
  2. Colocado por: nhenriquesAlguma marca além da Mitsubishi?

Já lhe indiquei mais de meia dúzia de marcas la atrás.

Quantas mais precisa? 10? 20?
    Concordam com este comentário: Bragas V, ForcePT
  3. Eu tenho Vórtice..

Nunca tive VMC em casa nenhuma, e nunca tive está casa sem VMC.. posto isto. Não sei se estou satisfeito.. 😀
  4. Colocado por: Bragas VOu seja, o que é estar contente com a VMC?

é estar contente com o preço de aquisição, com o desempenho dela, com os materiais de construção, com a capacidade de programação pela aplicação, com os consumos, com a ausência de ruído, com o preço de substituição dos filtros (de uma tela G4 de 1x1m tiro 12 filtros, ou seja, sensivelmente 0,50€ cada filtro), etc.
    Contente com a diminuição abrupta de infeções respiratórias na família (coincidência ou não).

Contente por a ter em funcionamento em relação a colegas que a desligaram por disfuncionalidades (principalmente o ruído).

Até as plantas em casa parecem contentes.

https://cleanfilter.eu/en/product/filter-material-g4-20-mm-1000x1000/?v=fc9fdf084e29
    • Happ
    • 23 janeiro 2025
    Bom dia,

Sabem se há maneira de conectar os Mitsubishi - VL-50SR2-E á rede wi-fi comprando um módulo á parte?
  5. A
    Minha VMC - Vórtice 350 Avel, também refere no manual que para ter ligação Wi-Fi preciso de um módulo à parte..

Que tipo de modulo?
  6. Desconheço nesses casos, mas aproveito para partilhar que há equipamentos que disponibilizam portas externas (por exemplo USB) e permitem acoplar módulos externos - por exemplo num AC. Vejam se no manual extiste alguma porta USB.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bragas V
  7. Persiste-me um tópico crucial quanto a VMC. Instalando a VMC com pontos nas WC, durante o banho o ar irá estar saturado de vapor de água. Irá a VMC sozinha "dar conta" de tirar estes vapores por forma a não condensar nas paredes e tecto do WC? Irá o ar saturado condensar na tubagem e na máquina da VMC, criando "poças" de água no circuito, que poderão posteriormente ganhar bolores lá?
  8. A minha VMC da.conta do recado nos duchas. Se fica água nos tubos não sei.
  9. Colocado por: ggezpzIrá o ar saturado condensar na tubagem e na máquina da VMC

a máquina tem tubo de drenagem de condensados. nos tubos não sei, mas também não vejo grandes alternativas.
  10. Boa noite,

Tenho orçamento para uma VMC Mitsubishi Lossnay VL-250CZPVU-L-E e outro orçamento para uma VMC Solius modelo 250.

A diferença de preço entre ambas é "pouco", cerca de 350€.

Recomendam alguma delas mais?

Obrigado,
  11. Colocado por: spitfire_1925Recomendam alguma delas mais?

eu tenho a VL-350 com módulo Wifi e estou contente.
    tenho um colega com a 250 e está contente.

Uma boa vantagem desta máquina é a substituição dos filtros de forma muito muito económica.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: spitfire_1925
  12. Colocado por: ggezpzIrá o ar saturado condensar na tubagem e na máquina da VMC, criando "poças" de água no circuito, que poderão posteriormente ganhar bolores lá?

Mesmo que se crie uma condensação pontual, o simples facto de existir circulação do ar constante é suficiente para evaporar as gotículas de água que se criem nas paredes interiores das condutas.
    No fundo acaba por ser um não problema. Usar tubos em plástico mais premium com o interior liso e não daqueles flexíveis rugosos também evita esse fenómeno.

Tal como um copo com água, que acaba por evaporar naturalmente. Até existe uma fórmula para calcular estas taxas de evaporação e os valores dependem sempre da velocidade do vento (ar circundante à superfície).

A partir do momento que se opta pela VMC, o importante é manter sempre ligada para existir essa circulação de ar no interior dos tubos, caso contrário vai condensar, e possivelmente criar cheiros e poças. Anda por aí muitos engraçados que a ligam só meia dúzia de horas, o que é contraproducente.
    Concordam com este comentário: mafs4960
  13. Só existirá condensados no interior das condutas se as mesmas circularem fora do invólucro climatizado.
  14. Boas pessoal.

Vou deixar a maquina de VMC na laje (parte superior - moradia com telha), a quando da betonagem da laje aligeirada irei deixar tubagem (negativos?!).
    Sendo que a tubagem do VMC será de 80mm e uma de 125mm, que tubo é usado para a passagem da tubagem de vmc?

Cumprimentos
  15. isto é uma alternativa ? sem qualquer tipo de conduta?
    https://www.elicent.it/en/prodotti/rec-duo-100/
  16. Colocado por: JCoimbralaje aligeirada

Com laje aligeirada abre depois os buracos onde precisa e pronto fica feito. Da mesma maneira que é feito para deixar o tubo do exaustor. Negativos propriamente dito não precisa. Pode usar até o mesmo tipo de tubo da tubagem e fazer depois a união com cotovelos da gama.
    Ou usar um tubo PVC 80 mm e unir com os mesmos acessórios à tubagem.

Caso tenha tecto falso, acho um desperdício não meter a máquina e tubagem lá. Assim fazia apenas um buraco para a extração.

Já se fosse laje maciça, usava tubo PEHD próprio de VMC, e embutia directamente na laje (é assim feito no estrangeiro). Não fica com nenhuma tubagem à mostra.
  17. Colocado por: Nostradamus

Com laje aligeirada abre depois os buracos onde precisa e pronto fica feito. Da mesma maneira que é feito para deixar o tubo do exaustor. Negativos propriamente dito não precisa. Pode usar até o mesmo tipo de tubo da tubagem e fazer depois a união com cotovelos da gama.
    Ou usar um tubo PVC 80 mm e unir com os mesmos acessórios à tubagem.

Caso tenha tecto falso, acho um desperdício não meter a máquina e tubagem lá. Assim fazia apenas um buraco para a extração.

Já se fosse laje maciça, usava tubo PEHD próprio de VMC, e embutia directamente na laje (é assim feito no estrangeiro). Não fica com nenhuma tubagem à mostra.

Obrigado pela respota. Mas, não estando a laje betonada, vai-se furar para quê quando se pode colocar os negativos?

Na sua opinião não é vantajoso colocar a máquina na laje? Irei ter teto falso...
  18. Colocado por: marco1isto é uma alternativa ? sem qualquer tipo de conduta?
    https://www.elicent.it/en/prodotti/rec-duo-100/
    isto é uma unidade de ventilação com recuperação de calor vulgarmente apelidada de ventilação descentralizada, para os casos em que não é possível aplicar as centralizadas é a outra opção.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marco1
    •  
      marco1
    • 3 fevereiro 2025 editado
    presumo que em remodelações e até mesmo em novas obras isto possa descomplicar a questão das condutas?
    é satisfatório em termos de eficiência e legais?

1.0676 seg. NEW