Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

As minhas casas de banho só tem janela, não tem bom buracos para ventilação sequer. Uma VMC não é algo que faça dispensar a instalação de um buraco de exaustão e uma ventax, no sentido de sair vapor do banho, certo? Ou a VMC consegue dar conta disso?
    • Happ
    • 5 janeiro 2025

# 2

Colocado por: setaevra

Ja agora, vi algures que existem modulos de VMC individuais, que podem ser instalados em divisões para casas que não tem a infrastrutura preparada e que não têm telhado ou que sejam.de 2 andares. O que recomendam aqui?

Obrigado!

Boas,
    Boa questão!!
    A minha casa é sem telhado (ou seja com terraço ) e sem tectos falsos..
    Qual a melhor maneira de colmatar as condições ideais para instalação?
    É usar vmc's descentralizados?

Cumprimentos
  2.  # 3

Colocado por: mat2009Sabe me dizer qual é o módulo WiFi compatível para uma VMC lossnay vl-350?

Mitsubishi MAC-587IF-E
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mat2009
  3.  # 4

Colocado por: mafs4960
    Mitsubishi MAC-587IF-E
    Estas pessoas agradeceram este comentário:mat2009

No manual diz para usar o mac-567if-e..
    Esse também serve?
  4.  # 5

Colocado por: mat2009No manual diz para usar o mac-567if-e..
    Esse também serve?

essa foi descontinuada... é a mesma peça, muda a referência.

PS: não esteja à espera de muitas opções na aplicação. tem estas opções, criação de cenários, relatórios de temperatura, modo de operação, força do sinal e a programação semanal, onde pode configurar estes parâmetros por horário (para mim uma mais valia. por exemplo no verão realizo um purga do ar de manhã cedo, aproveitando as temperaturas mais baixas. de noite trabalha a 33%, com um caudal razoável, mas completamente imperceptível até aos mais picuinhas). a máquina só tem 3 velocidades, embora mostre o nível 4.

A aplicação mostra temperatura ambiente a 16º, mas está a 21,5ºC pela casa toda.
      Screenshot_2025-01-06-18-32-59-62_399e0effe8b0148198e727db3f2fa3b1.jpg
  5.  # 6

essa foi descontinuada... é a mesma peça, muda a referência.

PS: não esteja à espera de muitas opções na aplicação. tem estas opções, criação de cenários, relatórios de temperatura, modo de operação, força do sinal e a programação semanal, onde pode configurar estes parâmetros por horário (para mim uma mais valia. por exemplo no verão realizo um purga do ar de manhã cedo, aproveitando as temperaturas mais baixas. de noite trabalha a 33%, com um caudal razoável, mas completamente imperceptível até aos mais picuinhas). a máquina só tem 3 velocidades, embora mostre o nível 4.

A aplicação mostra temperatura ambiente a 16º, mas está a 21,5ºC pela casa toda.
      Screenshot_2025-01-06-18-32-59-62_399e0effe8b0148198e727db3f2fa3b1.jpg

Muito obrigado pelas dicas..
    A casa ainda está em obras e ainda não tive tempo para me dedicar a 100%
    Mas já me apercebi que a programação ainda tem que se lhe diga.
    Já agora.. nesta altura do ano como tem programado? Sempre ligada? Costuma purgar?
    Outra questão, essa temperatura é bug ou está a medir alguma temperatura que não a do interior?
  6.  # 7

Colocado por: Bragas VTenho a certeza que a máquina tem essa função..

Só não sei se estará bem configurada..

Mas por esta altura já não posso co tar com o instalador..

É uma Vórtice 350 Avel

Colocado por: Bragas VJorge, o facto da VMC ser com recuperação de calor, é uma característica só da máquina ou tem a ver com a instalação/ configuração?

Estes dias mais frios tive que desligar porque entra muito frio pelas grelhas..

Colocado por: jorgealves

mesmo mal configurada não deveria entrar ar á temperatura exterior,

muito provavelmente existe por ai algum erro de instalação.

Pela minha experiência, posso dizer que sinto ar frio a passar nas grelhas mas é menos frio do que anda na rua. O facto de ter recuperador de calor serve para recuperar alguma temperatura do que sai para o exterior mas também não deve fazer milagres.

Experimentei desligar a vmc para testar e ganhei 1º nas divisões. O problema é que a casa não ventila :)

Já agora a minha máquina é uma Siber DF Excellent 4
  7.  # 8

A minha VMC não me parece muito precisa a indicar as temperaturas, agora diz que o ar está a entrar depois do permutador a 20*C, com a câmera térmica na insuflação mais perto da VMC dá-me 26,5*C...amanhã trago do termohigrometro para aferir as medições. Também pode ser pela tubagem estar no mezanino e aquecer o ar que entra, mas são só uns 5m entre a VMC e a insuflação. Temperatura nos termostatos do PRH está a 23*C.
  8.  # 9

Colocado por: RUIOLINão estará em bypass por incorreta definição da temperatura de abertura do bypass?

Inicialmente era isso, mas depois alterei a temperatura de Bypass e saiu desse modo..

Provavelmente é o que diz o user no post anterior, e o ar, por estar em movimento parece mais frio.. estava à espera de ter 22/23 graus cá dentro e colocar a mão ao pé da grelha de insuflação e sentir ar morno..
  9.  # 10

Colocado por: mat2009Já agora.. nesta altura do ano como tem programado? Sempre ligada? Costuma purgar?
    Outra questão, essa temperatura é bug ou está a medir alguma temperatura que não a do interior?

a VMC está sempre a funcionar desde que foi instalada.
    a VMC vem de fábrica com velocidade de 25%, 75% e 100%. eu alterei para 33%, 66% e 100%.
    no inverno tenho a velocidade a 33%. das 15h às 17h está a 66%. modo de recuperação de energia (para não haver confusões)
    no verão está a 100% das 8h às 10h. a 66% das 10h às 20h. a 33% das 20h às 8h. modo bypass automático.

aconselho VMC e um robô de limpeza a fazer uma limpeza diária. a casa tem uma qualidade de ar muito boa/agradável (já digo agradável para não virem perguntar valores de radão e afins). coincidência ou não, aqui em casa passamos 1 ano sem problemas respiratórios.

e uma mudança adequada/atempada dos filtros (a máquina vem com G3 mas conseguem-se a um preço irrisório filtros G4)
    Concordam com este comentário: mat2009, RUIOLI
    Estas pessoas agradeceram este comentário: powerPT
  10.  # 11

Boas malta.

Tenho um orçamento para instalação de um VMC numa moradia em construção que mencionam esta máquina: Solius Aurback Eny Vertical 550

A área da moradia que vai ser abrangida pelo VMC é de cerca de 250m2. Qual a vossa opinião sobre este equipamento?
    Concordam com este comentário: mat2009
  11.  # 12

Colocado por: Andre309A área da moradia que vai ser abrangida pelo VMC é de cerca de 250m2

assim a olho, 250m2 x 2,5m (pé direito) = 625m3

precisa de uma máquina que tenha caudal de 312,5m3/h

logo será "suficiente" a Eny 370, que é classe A+

No folheto da marca, recomendam a Eny 460 para 260m2 (não percebo como recomendam segundo m2 e não por m3)
    Atenda que para trabalhar no máximo, quanto mais potente: mais consumo, mais ruído e menos eficiência térmica (segundo o folheto).

Analise bem as caraterísticas da instalação, pois as condutas podem não estar calculadas para maquinas sobredimensionadas e no fim vai andar em velocidades baixas para não ter ruído nas condutas, não aproveitando o investimento da máquina.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Andre309, jorgemlflorencio
  12.  # 13

assim a olho, 250m2 x 2,5m (pé direito) = 625m3

logo será "suficiente" a Eny 370, que é classe A+

No folheto da marca, recomendam a Eny 460 para 260m2 (não percebo como recomendam segundo m2 e não por m3)
    Atenda que para trabalhar no máximo, quanto mais potente: mais consumo, mais ruído e menos eficiência térmica (segundo o folheto).

Analise bem as caraterísticas da instalação, pois as condutas podem não estar calculadas para maquinas sobredimensionadas e no fim vai andar em velocidades baixas para não ter ruído nas condutas, não aproveitando o investimento da máquina.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Andre309

No caso desta instalação, algumas divisões ficam a cerca de 30m de distancia da máquina (não tenho um local mais próximo para a colocar). Pode ser por essa razão a escolha duma máquina mais “potente”?
    • sito
    • 8 janeiro 2025

# 14

Colocado por: mafs4960assim a olho, 250m2 x 2,5m (pé direito) = 625m3

Para um trouxa como eu, isto significa que convém termos uma VMC que tenha um caudal 2x os m3 da casa por hora? Presumo que não seja o suficiente trabalhar 2h/dia?

Obrigado pelo esclarecimento.
  13.  # 15

Ou será metade dos m3 da casa por hora?

Não sei se percebi a outra questão, mas a VMC é pra trabalhar all day long
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
  14.  # 16

o princípio da VMC é, como já disseram, trabalhar 24/24.

de forma simples, a máquina deve ser capaz de realizar 0,5 renovações de ar por hora (1 renovação de ar completa a cada 2 horas).

Tenho a VMC a cumprir 24/24 esses patamares? não.

precisava de uma máquina que cumprisse 285m2/h e tenho uma de 350m3/h. se fosse matemática pura, a máquina cumpriria o estipulado a funcionar a 81% da sua capacidade.

de qualquer forma, já falei acima como está programada e pessoalmente acho suficiente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sito
  15.  # 17

Bom dia, estou na faze de iniciação de construção de casa, e por ser um projeto que já se arrasta ás cerca de 3 anos na faze de licenciamento, no inicio do processo não era obrigatório VMC, no entanto agora o engenheiro diz que é necessário a mesma nos novos projetos. Coloco a foto da planta com o que consta no processo, e pedia a vossa opinião se uma VMC de fluxo simples seria suficiente, e em que faixa de preços andam os custos destes equipamentos.

Cumps
      VMC.jpg
  16.  # 18

Colocado por: duarte27VMC.jpg

bom dia

esse projeto é melhor ignorar...
    isso não foi bem calculado... os diametros estão errados e vai ter problemas de excesso de velocidade dentro dos tubos / ruído, etc...
    Concordam com este comentário: gil.alves, ForcePT
  17.  # 19

Colocado por: duarte27Bom dia, estou na faze de iniciação de construção de casa, e por ser um projeto que já se arrasta ás cerca de 3 anos na faze de licenciamento, no inicio do processo não era obrigatório VMC, no entanto agora o engenheiro diz que é necessário a mesma nos novos projetos. Coloco a foto da planta com o que consta no processo, e pedia a vossa opinião se uma VMC de fluxo simples seria suficiente, e em que faixa de preços andam os custos destes equipamentos.

não é obrigatorio VMC
    pode optar por ventilação natural... mas obriga a colocação de grelhas, cerificadas, que são caras... e na minha opinião fica melhor servido com uma VMC de duplo fluxo, com recuperação de calor. mas esse traçado / diametros, terá de ser revisto...
    uma casa dessas com um diametro de 100 mm a entrada da maquina, não tem qualquer sentido. vai ter perdas de carga enormes, e ruído na instalação
  18.  # 20

Colocado por: mafs4960precisava de uma máquina que cumprisse 285m2/h e tenho uma de 350m3/h.

e fez muito bem.
    a maquina deve funcionar com folga... não deve ser calculada pra estar a trabalhar nas velocidades + altas

0.0370 seg. NEW