Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: jorgealvesisto sinceramente é um não problema pois nenhuma boca deve ser colocada na zona de entrada de um espaço

Em relação à VMC descentralizada, a não ser que tenham 2 aparelhos em paredes opostas, não recomendo..

Tenho uma divisão com 1 aparelho, e não noto efeito nenhum..
  2.  # 2

Colocado por: jorgealvesisto sinceramente é um não problema pois nenhuma boca deve ser colocada na zona de entrada de um espaço

Há mais portas, como portas da cabine de duche, portas de armários/ roupeiros
  3.  # 3

Colocado por: Bragas VEm relação à VMC descentralizada, a não ser que tenham 2 aparelhos em paredes opostas, não recomendo..

O user SEEING atrás falou sobre isso. Na quase imperatividade de funcionamento em pares, não necessariamente na mesma divisão segundo percebi, para atingir o efeito varrimento.
    Também há sistemas descentralizados que funcionam por master/slave.
  4.  # 4

Colocado por: Bragas V

Em relação à VMC descentralizada, a não ser que tenham 2 aparelhos em paredes opostas, não recomendo..

Sim, o ideal é sempre ter dois aparelhos para um meter ar e o outro tirar.
    Alguns trabalham sincronizados, ou seja enquanto um tira o outro mete ar, pelo menos foi o que andei a ler :)
    Também gostava de meter em casa mas nem sei que marcas deva considerar.
    Têm algumas sugestões de equipamentos para VMC descentralizado? Que tenham atenuação do barulho exterior, uma das fachadas é virada para uma estrada movimentada.
    •  
      SEEING
    • 5 fevereiro 2025 editado

# 5

Colocado por: LrLisboaO user SEEING atrás falou sobre isso. Na quase imperatividade de funcionamento em pares, não necessariamente na mesma divisão segundo percebi, para atingir o efeito varrimento.
    Também há sistemas descentralizados que funcionam por master/slave.

A ideia é sempre essa, um dos equipamentos funcionar como MASTER (único que recebe comandos) e o outro como SLAVE (seguidor).
    Quando o MASTER está a insuflar o SLAVE estará a extrair. 70 segundos depois mudam o sentido do fluxo e o MASTER passa a extrair e o SLAVE a insuflar.

O SLAVE (seguidor) pode ser configurado como igual ao MASTER ou oposto ao MASTER.
    Usa-se por exemplo quando se utilizam 4 equipamentos, ficando assim 2 a extrair e 2 a insuflar e vice-versa.

Obviamente que muitos fornecedores propõem apenas 1 unidade pois fica mais barato.
    De qualquer forma há casos onde não há possibilidade de emparelhar e nesse caso fica mesmo um equipamento em funcionamento isolado e pelo que conheço funciona, tirando mais uma vez quando se aconselham equipamentos desadequados para o espaço em questão. É uma questão de custos.
    Concordam com este comentário: fpacardoso
  5.  # 6

Colocado por: Bragas VEm relação à VMC descentralizada, a não ser que tenham 2 aparelhos em paredes opostas, não recomendo..

Só por curiosidade que volume tem o compartimento onde tem a VMC descentralizada instalada e quantos m3/h faz o equipamento na ficha técnica?
  6.  # 7

Colocado por: nhenriquesAlguma marca além da Mitsubishi? Sem entrar em loucuras de preço?
    Obrigado

Blauberg
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nhenriques
  7.  # 8

Colocado por: SEEING
    Só por curiosidade que volume tem o compartimento onde tem a VMC descentralizada instalada e quantos m3/h faz o equipamento na ficha técnica?

O compartimento tem 25/28m3.

O aparelho faz até 60m3
  8.  # 9

Colocado por: Bragas VO compartimento tem 25/28m3.
    O aparelho faz até 60m3

Mesmo num funcionamento isolado deveria funcionar!!!
    Como o tem utilizado?
  9.  # 10

Agora até desliguei..

Tinha no modo que são 70 segundos insuflação e 70 de extração..

No entanto o manual diz que ajuda a controlar a humidade e não vejo nada..
  10.  # 11

1. No entanto o manual diz que ajuda a controlar a humidade e não vejo nada..

Ou existe algo de errado com o aparelho ou com a utilização!
  11.  # 12

O aparelho não tem muito que saber.. tem um comando para controlar todas as funções..
  12.  # 13

Colocado por: Bragas VO aparelho não tem muito que saber.. tem um comando para controlar todas as funções..

Compreendo mas como diz que tem 28m3, fazendo 0,5 renovações por hora, teria que renovar 14m3 por hora onde o equipamento que como diz faz até 60m3h (na prática renova 30m3/h) seria mais do que suficiente.
    Deve ter o equipamento sempre ligado e não apenas um bocadinho ao fim dia, se for o caso 😉.
  13.  # 14

Sim.. o equipamento estava ligado ininterruptamente..
  14.  # 15

Colocado por: marcocarAlguém por aqui faz os cálculos para o dimensionamento para um vmc duplo fluxo e o respetivo projeto de tubagens?

a Siber faz uma coisa assim
      vmc calculo.jpg
  15.  # 16

Colocado por: Bragas VNo entanto o manual diz que ajuda a controlar a humidade e não vejo nada..

Se o ar de fora for tão húmido ou pouco menos que o interior não sei se ajuda muito com a humidade, como na minha zona se a humidade interior ronda os 85% e abro as janelas o dia todo quando está sol baixa para os 80 79% o que continua a ser muito.
    O que me leva a crer que uma vmc iria manter a humidade mais ou menos sempre no 80 ou talvez um bocado menos
    E um dos motivos que me levou ainda a não ter instalado vmc. Apesar de haver outros benefícios como renovação de ar que é importante eu também gostava de reduzir a humidade.
    Não existem máquinas que desumidificam o ar que entra?
    • SrR
    • 6 fevereiro 2025

# 17

Colocado por: parente94

Se o ar de fora for tão húmido ou pouco menos que o interior não sei se ajuda muito com a humidade, como na minha zona se a humidade interior ronda os 85% e abro as janelas o dia todo quando está sol baixa para os 80 79% o que continua a ser muito.
    O que me leva a crer que uma vmc iria manter a humidade mais ou menos sempre no 80 ou talvez um bocado menos
    E um dos motivos que me levou ainda a não ter instalado vmc. Apesar de haver outros benefícios como renovação de ar que é importante eu também gostava de reduzir a humidade.
    a humidade relativa entre o ar interior e o ar exterior pode ser a mesma mas a humidade absoluta pode ser diferente
  16.  # 18

Colocado por: parente94

Desliguei a VMC e coloquei um desumidificador.. escusava ter gasto os 400€
  17.  # 19

Desliguei a VMC e coloquei um desumidificador.. escusava ter gasto os 400€

Pois mas os desumidificadores e preciso esvaziar etc, e a vmc também melhora a qualidade do ar em casa, não e feita só para controlar a humidade. Havia de haver uma solução melhor que ter não sei quantos desumidificadores em casa
  18.  # 20

O que é certo é que a VMC que tenho em casa funciona, ou é coincidência, porque nunca tenho valores de humidade superiores a 55%.

A descentralizada, foi um desperdício de dinheiro

1.0677 seg. NEW