Iniciar sessão ou registar-se
    • DioD
    • 30 março 2025

# 1

Colocado por: jorgealves

aqui qualquer coisa que não bate certo pois mesmo assumindo uma area bruta de 200m2 (descontando evidentemente garagem) o equipamento deveria ser o modelo Ducobox comfort D325 com 3253\hr, o valor esta muio exagero mesmo para a D450 ja com todas as tubagens e acessorios.

Olá jorgealves,

Não coloquei mas sim é com tudo e IVA incluído.

Ainda assim também achei muito puxado, mesmo sendo Daikin que por norma é uma marca algo cara.

Tem alguma sugestão de marcas/modelos para a área referida ?
  1.  # 2

Ducobox comfort D325 com 325m3\hr,
  2.  # 3

• DioD
    • 30 março 2025

# 4

Obrigado uma vez mais jorgealves

Vou solicitar retificação e esperar que caia em valores mais "normais"

Cumprimentos,
  3.  # 5

Boa noite,

Após leitura de vários comentários acerca do tema, confesso que estou perdido. Já li pessoas a defender os tubos Spiro numa altura, e a recomendar tubos pp anti bacterianos noutra altura distinta.
    Alguém me consegue elucidar e referir os inconvenientes de utilizar os tubos Spiro com isolamento ??
  4.  # 6

Caros, bom dia.

Na instalação da VMC, terei ar fresco e ar sujo em tubos 160 mm, sendo necessário instalar 2 chapéus para o meu telhado em telhas Lusa.

Tenho a escolha de chapeus telhados metálico que anexo na imagem. Há alguma outra solução mais discreta?

Por outro lado, terei que ter uma distância de 2,5 metros entre estes 2 pontos? Estou à beira mar, grande Porto, colocaria a entrada a sul/poente do ar fresco e a norte a saída do ar sujo?

Obrigado
      chapeu.jpg
  5.  # 7

Bons dias.

Malta da VMC: onde é que eu posso encontrar uma boca de extração de ar para cozinha?

Estou a falar da extração de vapores de cozinhados no fogão, portanto, apenas uma campânula com formato de exaustor mas sem um motor (apenas com um registo de borboleta no interior).
  6.  # 8

Colocado por: Miguel JRBoa noite,

Após leitura de vários comentários acerca do tema, confesso que estou perdido. Já li pessoas a defender os tubos Spiro numa altura, e a recomendar tubos pp anti bacterianos noutra altura distinta.
    Alguém me consegue elucidar e referir os inconvenientes de utilizar os tubos Spiro com isolamento ??

os tubos spiro são o melhor material para ventilação, mas faça uma pesquisa no youtube de como se aplica e compare com o tempo de execução da aplicação desses tubos pp anti bacterianos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Miguel JR
  7.  # 9

Colocado por: RS2025

Já tinha lido acerca disso, e por norma precisa de usar esse boost? Mas ao ligar esse boost não acaba por aumentar o caudal em todas as entradas e saídas?

No meu caso, não considero necessário qualquer ação durante os banhos para reduzir a humidade. Mesmo na velocidade mais baixa, o sistema demora cerca de 30 minutos a baixar a humidade após o banho.

Na minha opinião, obtemos muito mais benefícios ao focarmo-nos em aspetos mais simples, como adaptar a VMC ao ambiente interior versus exterior. É essencial ter o bypass bem configurado. No meu caso, tenho as velocidades da VMC ajustadas com base na humidade e temperatura exterior em comparação com o interior.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RS2025
      Captura de ecrã 2025-04-01 164640.png
  8.  # 10

Colocado por: Leumasf

No meu caso, não considero necessário qualquer ação durante os banhos para reduzir a humidade. Mesmo na velocidade mais baixa, o sistema demora cerca de 30 minutos a baixar a humidade após o banho.

Na minha opinião, obtemos muito mais benefícios ao focarmo-nos em aspetos mais simples, como adaptar a VMC ao ambiente interior versus exterior. É essencial ter o bypass bem configurado. No meu caso, tenho as velocidades da VMC ajustadas com base na humidade e temperatura exterior em comparação com o interior.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:RS2025
      Captura de ecrã 2025-04-01 164640.png

Obrigado. Usa bypass sem ser no verão? Como costuma configurar?

Como configurou o VMC para sse ajustar dessa forma? Colocou sensores em várias divisões e shelly?
  9.  # 11

Boa tarde.

Vou iniciar uma remodelação a moradia na figueira da foz e tinha interesse em colocar VMC. Um dos problemas que identifico é o facto de ter um pé direito apenas de 2.55m. é possível por teto falso e VMC sem ficar com menos de 2.40m pé direito?

Alguma empresa que possa fazer o projeto que possam aconselhar?

Cumprimentos

1.0674 seg. NEW