Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

jorgealves

Quais os pontos fortes que encontra numa solução deste género e nestas circunstâncias?
  2.  # 2

Colocado por: nhenriquesO tecto falso tem cerca de 15cm e depois é a placa

15 cm de tecto falso é bom para passar os tubos. Permite furar a abobadilha da placa num local que lhe convém, depois passar o tubo já pelo tecto falso até ao local que vai meter a boca. Imaginando por exemplo descentrar os furos em 80 cm. Ter em atenção ao limite do raio de curvatura dos tubos usados.

Geralmente para casas, tubos de 75m, 80mm, 90mm, depende do sistema e da marca.

Colocado por: jorgealvestê de ligação

Sendo que há espaço disponivel no sótão, não vejo interesse em partir a placa para algo que é facilmente resolvido por cima com poucos estragos e com aspecto mais limpo.
  3.  # 3

Fazendo um atravessamento de 135mm e simultaneamente atravessando a placa e o tecto falso resulta numa intervenção simples e com poucos incómodos no interior.
  4.  # 4

jorgealves disse descentralizada certo? sendo assim não iria para o sótão mas sim para as laterais da casa não?
  5.  # 5

neste pdf na pagina 84 na solução de circuito simples, a extração que se vê na cozinha não é o exaustor do fogão correto?
  6.  # 6

Colocado por: marco184

Na pagina 284 tem uma tubagem especifica para cozinhas, que em muitos fabricantes é de 125 mm.

Não é, nem pode ser o exaustor, já que o seu funcionamento é intermitente. E as VMC não são usadas para esse fim.

(nesse catalogo, esses tubos flexíveis são uma miséria total. Alias, os acessórios e soluções são coisas dignas de catálogos com 20 anos quando as primeiras VMC chegaram a Portugal)
    •  
      marco1
    • 24 novembro 2025 editado

# 7

correção a pagina que eu queria referir é efetivamente a 284.
    sim é antigo mas ilustra de uma forma básica o sistema o que tem o seu merito
    se puder meter alguma coisa deste genero mas mais recente era util.
  7.  # 8

Colocado por: nhenriquesOntem estava a visualizar um tópico aqui do fórum sobre uma VMC descentralizada e pensei - será que é mais facil de instalar várias nas principais divisões e fazer um circuito idêntico, em que as várias unidades comunicam entre si? seria mais fácil furar as paredes para o exterior.

Precisamente.

Colocado por: nhenriquesCusto?

Tem mesmo que pedir propostas para poder comparar.

Colocado por: nhenriquesConsumo de energia e eficiência?

Tem aqui exemplos.

Colocado por: Nostradamus
    Esqueça isso... Mais vale meter grelhas auto-reguláveis em todas as caixas dos estores.

E afirma isso tendo qual base de referência?
  8.  # 9

Hoje ao ler as diferentes opiniões fiquei com mais dúvidas 🤣🤣🤣

Aqui na zona de Torres Vedras, não conheço ninguém que instale VMCS além da empresa com a qual falei. O meu conhecimento é pouco nesta área e queria melhorar as condições aqui de casa.

Alguém daqui interessado neste trabalho?😊
  9.  # 10

@jorgealves,

Não vem para estes lados?

Obrigado
  10.  # 11

Boas pessoal.

Vou qualquer dia debruçar-me sobre o VMC, após info que pesquisei ainda fico com algumas duvidas: Na mesma divisão, pode-se ou é completamente errado colocar uma boca de insuflação e outra de extração? Sei que num OPEN SPACE diria que isso faz-se sempre, mas, e num quarto tradcional com 12m2?

Quem tem, como fez?

Cumprimentos
  11.  # 12

Colocado por: JAndCCBoas pessoal.

Vou qualquer dia debruçar-me sobre o VMC, após info que pesquisei ainda fico com algumas duvidas: Na mesma divisão, pode-se ou é completamente errado colocar uma boca de insuflação e outra de extração? Sei que num OPEN SPACE diria que isso faz-se sempre, mas, e num quarto tradcional com 12m2?

Quem tem, como fez?

Cumprimentos

Bom dia

Numa mesma divisão nunca!
    As de extração geralmente ficam na cozinha e wc's.
    Na dúvida mais vale chamar um técnico especializado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JAndCC
  12.  # 13

Olá a todos,

Estou a remodelar a minha casa, que tem cerca de 80 m². Já coloquei capoto, janelas novas e vou instalar pladur com lã de rocha.

Estou na dúvida sobre se devo ou não instalar uma VMC de duplo fluxo.

Recebi dois orçamentos para a instalação:
    - Um cerca de 3 700 € com IVA, mas sem muitos detalhes, o que me deixou um pouco desconfiado.
    - Outro cerca de 5 634 € com IVA, mais completo.

Gostaria de saber a vossa opinião: acham que a VMC é realmente necessária nesta situação? E alguém sabe se os preços estão dentro do esperado?

Obrigado desde já!
  13.  # 14

Colocado por: Juliopintoab
    Bom dia

Na dúvida mais vale chamar um técnico especializado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:JAndCC

No meu caso tenho uma sala de jantar muito grande em openspace com a cozinha.
    Neste caso faz todo o sentido. Porque o ar iria ficar parado nalgumas zonas da sala.
    E portanto tenho duas bocas de insuflação nos cantos da sala e uma na cozinha.
    Não só ajuda a remover mais rápido os cheiros da comida como fez com que os condensados nos vidros das janelas acabessem.
    Concordam com este comentário: mafs4960
  14.  # 15

Creio que até foi aqui pelo fórum que já disseram o contrario, relativamente aos openspaces.

Que devem ter insuflação e extração (na zona mais húmida, mas não logo por cima do fogão), fazendo o respetivo varrimento do espaço.
    Concordam com este comentário: moisesman
  15.  # 16

Colocado por: fabsil

Creio que até foi aqui pelo fórum que já disseram o contrario, relativamente aos openspaces.

Que devem ter insuflação e extração (na zona mais húmida, mas não logo por cima do fogão), fazendo o respetivo varrimento do espaço.
    Concordam com este comentário:moisesman

Estou a instalar o meu e tenho igual no open space. 2 extrações no lado da cozinha e 2 insuflações no lado da sala de estar. Coloquei os tubos nas extremidades, o ar entra de um lado e sai no lado oposto
  16.  # 17

Alguém que use de VMC consegue comentar se por acaso uma das vantagens é que diminui o pó dentro casa?
  17.  # 18

obvio que ao não precisar de abrir janelas vai deixar entrar muito menos pó
    Concordam com este comentário: tiagodiaf
  18.  # 19

Certo, entendo a teoria daí a pergunta mas gostaria de saber se na vida real se nota essa diferença ou diminuição.

Por vezez os ganhos teóricos traduzem-se em menos do que o esperado.
  19.  # 20

Colocado por: TiagoCKCerto, entendo a teoria daí a pergunta mas gostaria de saber se na vida real se nota essa diferença ou diminuição.

Por vezez os ganhos teóricos traduzem-se em menos do que o esperado.

Os ganhos da VMC sao invisiveis mas fundamentais.
    Reciclação de ar, reducao ar contaminado, eficiencia aquecimento porque nao se abre janelas, etc

Quanto a mim fundamental numa casa.
    Concordam com este comentário: tiagodiaf, fabsil, jorgemlflorencio, Shadow A

1.1985 seg. NEW