Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: joanarocainstalador colocou umas entradas de ar que vêm da cave

Está mal feito!, então está admitir ar "novo" de um local interior!? um local sem controlo de qualidade do ar... de uma semi-cave? para espaços habitáveis?

Agora diga-me uma coisa, a ventilação é feita para dentro dos roupeiros!? só? não tem grelhas de admissão para o espaço ( Quarto)?

PS: espero que a cave não seja para guardar o trator... nem os fitofarmaceuticos, nem para fazer de oficina, ou que não ganhe mofo, etc... enfim.
  2.  # 2

Colocado por: Pedro BarradasEstá mal feito!, então está admitir ar "novo" de um local interior!?

Exacto. Foi o que eu pensei e por isso quero estender essas entradas até o exterior da cave. E daí a dúvida se colocamos só um tubo principal com derivações ou vários tubos até a entrada da cave.
    E se esses tubos podem ser em tubo usado na aspiração central ou não.
  3.  # 3

Colocado por: joanarocaFiz-me entender?

Joana, tem projetistas não tem? O que está nos projetos? de ventilação? da termica? Ligue para essa gente e questione face o que es´ta a ser executado em obra.
  4.  # 4

Colocado por: Pedro BarradasPS: espero que a cave não seja para guardar o trator.

Não. É apenas para guardar tralhas, mas acumula-se muito pó porque não estou para (posso) limpar aquilo.
  5.  # 5

O ar de uma cave, às vezes, é do pior que se pode respirar.
    Quanto mais levar com ele tantas horas do dia.
    Em que zona vive?
    Concordam com este comentário: jfsmoreira
  6.  # 6

Ter atenção que se for zona sujeita ao radao isto além de todos os demais defeitos apontados vai aumentar a concentração do radao no interior habitável onde não deveria existir nenhum.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, fabsil, fernandoFerreira, jorgemlflorencio
  7.  # 7

Colocado por: fabsilO ar de uma cave, às vezes, é do pior que se pode respirar.
    Quanto mais levar com ele tantas horas do dia.
    Em que zona vive?
    Concordam com este comentário:jfsmoreira

Norte - Arcos de Valdevez
  8.  # 8

Colocado por: jorgealvesTer atenção que se for zona sujeita ao radao isto além de todos os demais defeitos apontados vai aumentar a concentração do radao no interior habitável onde não deveria existir nenhum.

Apesar de não viver numa zona granítica, vivo na zona de Portugal onde há mais radão. Obrigada pelo aviso. Nem me tinha lembrado disso. Vou ter mesmo de ligar essas entradas diretamente ao exterior, ou fecha-las e colocar como está no projeto - grelhas por cima das janelas dos quartos. Não vai entrar muito frio nos quartos?
  9.  # 9

Colocado por: Pedro Barradasa ventilação é feita para dentro dos roupeiros!? só? não tem grelhas de admissão para o espaço ( Quarto)?

Eu também tenho assim (Dentro dos roupeiros + 1 pequena saída dentro da sanca)...mas tenho visto inúmeras instalações feitas apenas com saídas no interior dos roupeiros e talvez seja o suficiente pois os roupeiros não são estanques...
    Claro que se completarmos com mais saídas nas sancas, ou nas condutas de AC, etc será bem melhor. O pessoal não gosta de ver grelhas no teto :)
  10.  # 10

Colocado por: joanaroca

Apesar de não viver numa zona granítica, vivo na zona de Portugal onde há mais radão. Obrigada pelo aviso. Nem me tinha lembrado disso. Vou ter mesmo de ligar essas entradas diretamente ao exterior, ou fecha-las e colocar como está no projeto - grelhas por cima das janelas dos quartos. Não vai entrar muito frio nos quartos?

Não entra nada muito frio.
    Em França tinha na janelas, vmc simples, e com semanas a -10/-15,com aquecimento desligado a casa estava nos 14/15 ( isto após uns dias fora)
    Com aquecimento, somente uma salamandra aquecia 170m2, 20° na sala 18 nos quartos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgemlflorencio
  11.  # 11

Colocado por: marcocarFrança tinha na janelas
    não eram autoreguladas?
  12.  # 12

Colocado por: joanarocagrelhas por cima das janelas dos quartos. Não vai entrar muito frio nos quartos?

Tem de ser grelhas auto-reguláveis.

Mas pode efetuar a ventilação centralizada simples através da cave. vá buscar o ar ao exterior, ao invés de ser no interior da cave.
    Atenção que o sistema de ventilação carece de validação pelo perito ADENE. Faça como deve ser.
  13.  # 13

Colocado por: jorgealvesnão eram autoreguladas?

As simples que existem,em que se parte uma pecinha plástico para o débito desejado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgemlflorencio
  14.  # 14

Colocado por: marcocarNão entra nada muito frio.

Entar entra, nós é que não sentimos muito
    Geralmente, estas grelhas são instaladas no topo das janelas. Como o ar frio é mais denso, ele desce lentamente, misturando-se com o ar quente que está acumulado junto ao teto. Quando chega à altura das pessoas, já está temperado.
  15.  # 15

Colocado por: marcocar

As simples que existem,em que se parte uma pecinha plástico para o débito desejado
    são autoreguladas de caudal pre-configurado, por cá não se encontram desse tipo somente de caudal fixo.
  16.  # 16

Colocado por: Pedro BarradasMas pode efetuar a ventilação centralizada simples através da cave. vá buscar o ar ao exterior, ao invés de ser no interior da cave.

Exato. Isso é o que foi sugerido e pretendo fazer. Agora a dúvida é se mando fazer :
    - com vários tubos de aspiração sendo que o ponto mais longe está cerca de 20 metros da entrada da cave (sugestão do instalador), OU
    - com vários tubos "anelados" específicos para a ventilação (daqueles em rolo que se colocam nas ventilações) OU
    - um só tubo com mais diâmetro e que vai distribuindo pelas várias saídas (estilo o que existe nos tetos das lojas dos shoppings)
  17.  # 17

Já agora, é boa ideia colocar algum tipo de ventilador a "empurrar" o ar, ou não faz qualquer sentido?
  18.  # 18

Aproveito este tópico para colocar uma questão. A minha casa não tem qualquer tipo de VMC. São cerca de 300m2 divididos por 3 pisos, cave semi enterrada, RC e 1º piso. Apesar de ser uma casa "arejada" e usarmos desumidificadores sempre durante o inverno e principalmente nas casa de banho após os banhos, os níveis de humidade são bastante altos, na ordem dos 80%. Temos AC e recuperador a pellets.
    Já referi aqui neste forum que as paredes são em granito, revestidas a argamassa, 4 frentes, casa dos anos 80. É uma casa fria, que depois de aquecida também arrefece rápido. Estou em vias de colocar capoto e lã de rocha na laje de esteira. Quando me mudei coloquei mudei todas as janelas e portas por pvc com vidro duplo de corte térmico.O ponto mais "frágil" que ficou por resolver foi a caixa de estores.
    Chegando ao ponto, é uma casa que acaba por criar alguns problemas em algumas coisas, como pontos de bolor em algumas peças de couro, alguns plásticos mais frágeis, a despensa é fria e tenho de ter cuidado com alguns alimentos, etc.
    Tenho conseguido mitigar algumas destas patologias com os desumificadores ligados duramte o dia, e o aquecimento.
    Como já disse espero que o capoto ao melhor o isolamento também corrija algumas destas questões, bem como a lã de rocha. Mas tenho receio de não conseguir baixar a humidade interna só com estas medidas. Na minha própria opinião julgo que sim, ao tornar a casa mais quente e com menos variações de temperatura minimizo as patologias relacionadas com as pontes térmicas.
    Com este tópico fiquei a pensar se não deveria colocar umas grelhas por cima das janelas, visto que tenho lá as caixas de estore, não precisava de fazer grandes trabalhos de furação. Mas fico na dúvida se precisarei mesmo disso.

TLDR: A minha casa é ampla, muito agradável no verão mais fria no inverno. A humidade relativa interior é bastante alta. Não se traduz em pontos de condensação e bolor nas paredes e tectos, mas antes em certos artigos da casa, couros, etc. Tenho aquecimento mas depois arrefece rápido. Vou colocar capoto e lã de rochas na laje de esteira. A humidade relativa interior vai agravar ou melhorar?
  19.  # 19

Colocado por: joanaroca
    Exato. Isso é o que foi sugerido e pretendo fazer. Agora a dúvida é se mando fazer :
    - com vários tubos de aspiração sendo que o ponto mais longe está cerca de 20 metros da entrada da cave (sugestão do instalador), OU
    - com vários tubos "anelados" específicos para a ventilação (daqueles em rolo que se colocam nas ventilações) OU
    - um só tubo com mais diâmetro e que vai distribuindo pelas várias saídas (estilo o que existe nos tetos das lojas dos shoppings)

Na exaustão de ar não é importante o tubo utilizado, mas na admissão sim. Utilize tubo próprio (não sei qual é), uma vez que tubos não adequados podem ter compostos nocivos, ser propícios ao crescimento de bactérias, etc etc...
    Eu experimentaria sem motor primeiro, e se sentisse que a renovação de ar não é suficiente logo pensaria em forçar a entrada de ar.
    Mas, se tiver um técnico à mão, o melhor é ver com ele.
  20.  # 20

Boa tarde a todos,
    Por acaso tenho uma habitacao na zona de Colares e estamos a procura de um instalador. Por acaso sabem de alguem que possam indicar?
    Cumprimentos a todos

0.0388 seg. NEW