Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Muito boa tarde. Sou novato neste sitio e preciso de alguma ajuda. Tive de desmontar um comutador de escada duplo Legrand já com mais de 20 anos. Ao deligar não me foi possível seguir o esquema da ligação porque alguns fios se soltaram. Adquiri agora um Legrand OCE 6/2, que já é diferente. Porém ando desesperado pois não consigo obter resultado. Este comutador é para funcionar com dois circtuitos independentes. Ou seja liga lâmpada de escada em cima ou em baixo indiscriminadamente, com um botão e o segundo botão aciona o outro ccto com outra lâmpada. Porém na caixa onde devo montar o Legrand tenho 2 fios que me parecem pretos qualquer deles tem os 220V já identifiquei cada uma para seu ccto, outros dois também pretos que serão o retorno para as lâmpadas e apenas um castanho que e o neutro. No velho Legrand tive na altura de fazer um shunt com o castanho. Neste novo apresenta três contactos duplos em cada lado. Já tentei sem conseguir melhor que acende em cima e apaga em baixo, mas a partir daqui so em baixo funciona, ou vice versa. Analisando as ligações e numrando as mesmas da esquerda para a direita 1 2 3 em cima 4 5 6 em baixo, verifico que o 6 abre ou fecha com o 2 e o 3 sendo que o botão inverte a posição, ou seja se corta o 2 numa posição para o 3 temos de carregar o botão de novo. O mesmo se passa com o 1 que funciona com os 4 e 5 com os mesmos resultados anteriores. Creio que o castanho terá de ser shuntado, mas onde? Neste momento tenho os 220 enrolados no castanho para ter omando na escada em baixo, uma vez que o que falta e o de cima. se me puderem dar dica agradeço.
 
0.0054 seg. NEW