Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: jorgealvescobre tem uma dilatação linear elevada, o que vai originar rupturas e fissuras no revestimento (por isso é que é usado tubagem plastica nos sistemas radiantes embebidos na argamassa),

Hmmmm :/

No caso, tenho já uma parede normal feita. Sem qualquer isolamento.
    Esta parede vai ser isolada.
    Depois de isolada, vão ser então dispostos os tubos.
    E por último, erguida uma parede de tijolo de burro.

Mesmo nesta situação ocorreriam rupturas visíveis?
    E, ainda que não ocorram rupturas visíveis, as rupturas interiores são problemáticas?

Colocado por: jorgealvespara curvar tem que ser recozido e apesar de ser facil, precisa de maquinaria adequada e saber trabalhar com ela, o que me parece ser difícil de concretizar,

Tinha pensado no sistema de distribuição em espiral para minimizar as curvas. Quanto à maquinaria refere-se já aqueles alicates hidráulicos ou mais simples?

Colocado por: jorgealvesopte por colocar um sistema de controle da temperatura e use tubo de sistemas radiantes,

Tenho recuperador de calor a água a aquecer radiadores de parede - pelo que, quer na IDA, quer no RETORNO poderei não ter temperaturas baixas o suficiente.
    Como faço para descer a temperatura aos 30 (??) ºC estipulados para os tubos dos sistemas radiantes?
    que sistema de controlo será adequado a esta situação?
  2.  # 22

Colocado por: fiat_uno- Os materiais de mudança de fase (PCM - phase change materials) vão ser a grande inovação dos próximos 5 anos para climatização e isolamento na Europa. A vantagem destes materiais é que armazenam uma grande quantidade de calor latente quando mudam de fase, de sólido para líquido. E libertam essa energia quando passam de líquido para sólido. Aquilo basicamente é parafina ou óleo de côco. O problema é encapsular a coisa para não escorrer. São estupidamente caros e quem domina a produção das microcápsulas é a BASF.
    conheço um acumulador de aguas com isso!
  3.  # 23

Colocado por: JoseBlinoTenho recuperador de calor a água a aquecer radiadores de parede - pelo que, quer na IDA, quer no RETORNO poderei não ter temperaturas baixas o suficiente.
    Como faço para descer a temperatura aos 30 (??) ºC estipulados para os tubos dos sistemas radiantes?
    que sistema de controlo será adequado a esta situação?
    se quiser usar PEX ha um proprio para radiante para temperaturas altas! para utilizar um outro tipo de pex tera que controlar a temp de ida para isso serve uma valvula misturadora e um caudalimetro e é o minimo que necessita!!
  4.  # 24

Colocado por: JoseBlinoDepois de isolada, vão ser então dispostos os tubos.
    E por último, erguida uma parede de tijolo de burro.
    os tubos deveriam ficar embebidos na argamassa, não basta prender ao isolamento e depois levantar uma parede!! no minimo dos minimos deveria colocar isolamento, depois a tubagem depois lavantava uma cofragem e embebia os tubos em argamassa fluida, deixa secar e so depois coloca o tal tijolo de burro que nem isso eu colocava seria inves uma ceramica a imitar o tijolo de burro para evitar os espaços de ar dentro do tijolo!
  5.  # 25

Colocado por: Anonimo16062021Esqueçem os rebocos cimentícios para paredes radiantes.
    Os rebocos mais recomendados para paredes radiantes são os rebocos á base de gesso,cal,ou barro,por serem os que apresentam uma melhor condutividade térmica e uma baixa expansão térmica..
    ou isso!! mas o homem falou em inercia grande!!
    Concordam com este comentário: pc ferreira
  6.  # 26

Colocado por: Sergio Rodriguesou isso!! mas o homem falou em inercia grande!!
    Concordam com este comentário:pc ferreira

Não estou a conseguir acompanhar o raciocínio da observação. O reboco de gesso não terá grande inérica com certeza, mas se a condutividade térmica é superior, não será melhor para carregar/descarregar a energia da parede, já que a inércia virá da parede e não do reboco?
    Concordam com este comentário: nunogouveia
  7.  # 27

O mercado a desenvolver soluções para melhorar a condutibilidade térmica, e vocês a darem-lhe com a inercia!
  8.  # 28

Colocado por: alexpNão estou a conseguir acompanhar o raciocínio da observação. O reboco de gesso não terá grande inérica com certeza, mas se a condutividade térmica é superior, não será melhor para carregar/descarregar a energia da parede, já que a inércia virá da parede e não do reboco?
    ela de uma maneira ou de outra sai d la!
  9.  # 29

O homem tem água quente do recuperador e quer um sistema com inércia térmica elevada, para aquecer e deixar a massa da parede a radiar durante umas boas horas sem necessitar de estar a alimentar novamente o recuperador.

Parto do princípio que seja uma parede interior, assim radia para duas divisões ao mesmo tempo (de ambos os lados) e não necessita de isolamento para nada.

Portanto, precisa de tubos que suportem uma temperatura superior ao normal de um piso radiante com uma dilatação reduzida. Isso parece que já há. Depois precisa de transmitir a energia dos tubos para a massa térmica da parede. Através de uma argamassa ou de outro elemento qualquer. Se não tiver muita atenção a esta parte, a temperatura no retorno vai subindo até ficar perto da temperatura da ida e o sistema não funciona. Aqui é que está o problema. As tais argamassas da Knauf parecem-me uma boa ideia. A argamassa só vai funcionar para recobrir os tubos e transmitir o calor à parede.

Finalmente, precisa de massa. Quanto mais, melhor e a fazer um bom contacto com a argamassa que recobre os tubos. Nesse aspecto, tijolo maciço ou alvenaria de pedra servem perfeitamente e devem ser o elemento mais barato de toda a parede. Depois pode aplicar um reboco ou deixar face à vista, não vai ter grande influência na emissividade da parede.
  10.  # 30

estes vao levar ali com betão em cima que é um mimo
      23.jpg
    • eu
    • 17 dezembro 2014

# 31

Colocado por: Anonimo16062021Estes aqui levaram com terra que foi um mimo:-)

Inacreditável... isso é um campo de futebol com relvado aquecido ?
  11.  # 32

Colocado por: euInacreditável... isso é um campo de futebol com relvado aquecido ?
    claro! pro que é serve!!!
  12.  # 33

Colocado por: Anonimo16062021Estes aqui levaram com terra que foi um mimo:-)
    isso pelo estadio parece o benfica B ai da zona!!!
  13.  # 34

e não é so em estadios!!
      25.jpg
  14.  # 35

Ena, tanta informação para analisar!

Colocado por: fiat_unoO homem tem água quente do recuperador e quer um sistema com inércia térmica elevada, para aquecer e deixar a massa da parede a radiar durante umas boas horas sem necessitar de estar a alimentar novamente o recuperador.

É isto mesmo!

E como já disseram, para o sistema funcionar, tenho de garantir que o calor sai da água da tubagem e depois prever massa para o armazenar a prazo.

Tenho de analisar com tempo as vossas respostas mas assim de repente ficaram-me estas dúvidas:
    - Sr. Sérgio, que tipo de tubagem PEX é indicada para temperaturas altas? Pode indicar marca e/ou referência? E já agora preço :)
    - não há nenhuma argamassa "elástica" que possa envolver o tubo cobre e dilatar/crescer em conjunto?
  15.  # 36

E quanto ao estádio aquecido fiquei surpreendido... mas com a praça ... fiquei parvo!
  16.  # 37

Colocado por: JoseBlinoE quanto ao estádio aquecido fiquei surpreendido... mas com a praça ... fiquei parvo!

É impressionante ver estas coisas em países desenvolvidos. Por isso não é de admirar que por aqui se passe muito mais frio do que esses países da europa central. Além da qualidade de materiais, isolamentos, aquecimentos, até parece que o frio está a descer para o sul da Europa. Vejam-se as temperaturas atuais e compare-se entre o "sul temperado e mediterrânico" e o norte continental e gélido".

Vamos ter mesmo que nos preparar para estas vagas de frio e largar o mito do país do sol & praia.
  17.  # 38

Colocado por: JoseBlinoSr. Sérgio, que tipo de tubagem PEX é indicada para temperaturas altas? Pode indicar marca e/ou referência? E já agora preço :)
    o rotex system 70 este tubo aqui
      27.jpg
    • eu
    • 18 dezembro 2014

# 39

Colocado por: luis_guilherme
    É impressionante ver estas coisas em países desenvolvidos

desenvolvidos e... gelados.
  18.  # 40

Colocado por: eudesenvolvidos e... gelados.
    nao é so para o degelo que colocam tubos no meio das estradas!!

0.0241 seg. NEW