Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa Noite.

    Recentemente, um senhor que tem uma propriedade que faz fronteira com a minha, dirigiu-se à minha casa e disse-me que o muro que separa as duas propriedades estava em perigo de ruir, que ele tinha reparado nisso e vinha avisar.

    Passado alguns dias o senhor em questão veio informar-me que o muro caiu, para o lado do terreno dele, dizendo que eu teria que pagar o arranjo do mesmo. Até ai tudo bem, mas a questão é que o senhor estava a fazer algum tipo de obras no seu quintal, sendo que andavam algumas máquinas na zona do muro. Ou seja, eu penso que as obras que estão lá a ser feitas contribuíram para a queda do dito muro. Sendo assim tenho na mesma que pagar o arranjo total?

    A outra questão que tenho relacionada com o assunto, foi que o senhor apresentou um orçamento, da mesma empresa que está a fazer as obras no quintal dele, e o orçamento, para a remoção das pedras que caíram e para a reparação do muro (10m2) é de cerca de 1300€. O muro é em pedra, e a remoção da pedra que caiu é com a máquina. Parece-me um pouco caro, mas como não tenho experiência no assunto gostaria de saber a vossa opinião.

    Cumprimentos, José Silva
  2.  # 2

    130€ o m2... carote...
    mas depende de mt coisa, do tipo de muro, das condições de trabalho no local, afins, afins
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JoséSilva
  3.  # 3

    Colocado por: JoseBlino130€ o m2... carote...
    mas depende de mt coisa, do tipo de muro, das condições de trabalho no local, afins, afins
    Estas pessoas agradeceram este comentário:JoséSilva


    Já agora, qual o valor médio, aproximado, por m2 para construção de muro de pedra?
  4.  # 4

    sem querer ser mau....parece que o seu vizinho ja tinha tudo pronto e planeado.... so falta voce pagar!
    Concordam com este comentário: Rodri12
  5.  # 5

    lol

    também me parece!!!!

    "oh vizinho, Bom dia! Já reparou que o seu muro está em riscos de cair?"
    Passados uns dias
    "oh vizinho, bom dia! Eu bem que o avisei, já viu! O seu muro caiu! Você até está com sorte, anda um fulano no meu terreno e se quizer ele até lhe arruma aquilo por uma pechincha..."
    Concordam com este comentário: Rodri12
  6.  # 6

    reparou efectivamente quando foi o 1º aviso se realmente estava em perigo de ruir??
    se conseguir provar que foi as obras dele que causaram o desmoronamento, ele é que tem de pagar. ninguém pode executar obras ao nível do solo sem acautelar as construções periféricas.
    ainda assim aqui ainda o melhor seria era dividirem as coisas.
    Concordam com este comentário: JPN761, HugoNeves
  7.  # 7

    A responsabilidade e de quem estava a executar a obra!nao tem de pagar nada ,mas sim o executante tem de servir com garantias.
  8.  # 8

    O muro não acabou por cair sozinho certo...Estava la uma maquina certo...e nem um aviso do executante sobre nada certo...
    Foi lhe feito um comunicado que se iria fazer uns trabalhos junto ao muro,pois?
  9.  # 9

    Obrigado a todos pelas respostas. Sim, depois do aviso eu verifiquei que o muro tinha uma pequena "barriga" própria da idade.

    Não tive aviso nenhum em relação às obras. Quando o vizinho me veio avisar que o muro estava a cair é que me disse que reparou pq andavam lá umas máquinas.

    O muro mais tarde ou mais cedo teria de ser arranjado. A questão é o andarem lá máquinas e assim terem contribuido para o agravamento mais rápido da situação do muro, até à sua queda. Também achei tudo isto muito estranho, mas não tenho como provar que as obras fizeram o muro cair, a única prova é que o muro está caído.

    Cumprimentos
  10.  # 10

    Será que o seu seguro cobre a queda do muro?
    Já se informou?
  11.  # 11

    tentar junto de quem la andou com as maquinas saber o que andou a fazer.

    se por acaso ainda lá estao fotografar as maquinas, se forem assim grandes ao andarem fazem vibração e só isso prova que fizeram o chao tremer e ajudar na queda!

    fotografar o terreno dele para ver o que andou a fazer, tentar falar com ele e rachar as despesas explicando que as máquinas ajudaram á queda, afinal o muro será dos dois?!?
    • MDA
    • 18 dezembro 2014

     # 12

    Vejo aqui muita gente a falar do que não sabe, a induzir as pessoas em erro, e fazer-las meterem-se em problemas desnecessários.
    Ora vejamos, foi admitido que o muro é da pessoa em causa José silva. Num regime rústico normalmente o muro é propriedade contraria a face direita ou face que não suporta o solo. Normalmente ninguém constrói muros para suportar o solo dos outros.
    Foi admitido pelo próprio que o muro estava em mas condições. Se tinha barriga ia cair, era só uma questão de tempo. Muros em pedra sem manutenção e as vezes mesmo com manutenção é mesmo assim.
    Não foi dada qualquer informação acerca do teor das obras, se eram próximas ou não se eram movimentações de terra ou não se tocaram no muro ou não. Se lhe tocaram no muro, ou escavaram as fundações pode ter razão de queixa, caso contrario, esqueça isso, pois se o muro estivesse em condições não caia com as maquinas a andarem no terreno do vizinho. As pessoas esquecem-se que os vizinhos também tem direito de fazer obras, e o senso comum anda cada vez menos comum.
    Quanto ao orçamento, ponha-o de parte por enquanto e peça com a maior das celeridades mais um ou dois, pois dependendo do sitio e da dimensão poderá ou não encontrar melhor.
    Concordam com este comentário: de jesus mendes, Billy_Boy, luis_guilherme
  12.  # 13

    Exacto, peça outros orçamentos, não esteja para dar o jeitinho ao amigo do seu vizinho.
 
0.0148 seg. NEW