Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Se não tem retorno não faz sentido!
    Se o que vou poupar durante a vida media do equipamento não paga a diferença do custo incial, então nao faz QUALQUER sentido.
    E em portugal, no nosso clima uma bomba de calor "geotermica" não tem retorno (numa instalação pequena como numa vivenda).
    Concordam com este comentário: eu, Victor Ning
  2.  # 22

Em quanto tempo a sua bc e radiante vai ter entao retorno?
  3.  # 23

Colocado por: Sergio RodriguesEm quanto tempo a sua bc e radiante vai ter entao retorno?

Em relação a?
    Mas essa pergunta sugere o que? que essas contas nao devam ser feitas? Que nao importa isso?
    • eu
    • 20 dezembro 2014

# 24

Colocado por: Pedro Azevedo78Se não tem retorno não faz sentido!
    Se o que vou poupar durante a vida media do equipamento não paga a diferença do custo incial, então nao faz QUALQUER sentido.

Ui o que você foi dizer...

Vai já ser catalogado no clube "do retorno" ;)
  4.  # 25

Colocado por: Pedro Azevedo78
    Em relação a?
    Mas essa pergunta sugere o que? que essas contas nao devam ser feitas? Que nao importa isso?
    a pergunta vem na sequencia d ter dito que se nao tem retorno nao faz sentido instalar e eu perguntei em quanto tempo entao a sua bc iria dar o retorno so isso
  5.  # 26

Colocado por: eu
    Ui o que você foi dizer...

Vai já ser catalogado no clube "do retorno" ;)
    eu n faço isso, sao ideias diferentes, da mesma maneira k n entendem o k eu penso, eu tb sinto dificuldade em entender a vossa.
  6.  # 27

Colocado por: Sergio Rodrigueseu n faço isso, sao ideias diferentes, da mesma maneira k n entendem o k eu penso, eu tb sinto dificuldade em entender a vossa.

A dificuldade deve-se a pensar como o vendedor do sistema. Claro que para quem vende (não é quem paga esse investimento), é sempre bom o cliente instalar o melhor... Agora pense como consumidor, eu se lhe apresentasse um carro (exemplo de algo que voce não vende, mas precisa comprar) todo XPTO, o melhor que existe, que consome 1litro aos 100 você também comprava sem antes fazer as contas à vida? Este é o exercício que nós fazemos antes de comprar o "melhor". Nos com pouco dinheiro compramos sempre o melhor que podemos pagar. Mas reconheço que haverá sempre algo nelhor, mas pelo preço elevado não compensa o investimento inicial. É isto que às vezes é difícil de perceber. Agora cada um é diferente e coloca à frente outros parâmetros que não o retorno.
    Concordam com este comentário: eu, Pedro Azevedo78, electrao, jorgealves, Victor Ning, jmrgb
  7.  # 28

Colocado por: Sergio Rodriguesa pergunta vem na sequencia d ter dito que se nao tem retorno nao faz sentido instalar e eu perguntei em quanto tempo entao a sua bc iria dar o retorno so isso

volto a perguntar: retorno em comparação com?
    Caldeira fraca a gasoleo? Pouco tempo. 3 ou 4 anos.
    Boa caldeira a gasoleo? Mais um par de anos no maximo.
    Caldeira a pellets banal? Uns bons anos...
    etc, etc, etc
    Concordam com este comentário: eu
  8.  # 29

entao acha que o facto de se pagar 30€ para climatizar no exemplo que dei não compensa? comparando com o seu é cerca de 100€ a menos por mes!!
  9.  # 30

Colocado por: nandogoncaNos com pouco dinheiro compramos sempre o melhor que podemos pagar.
    nem eu disse o contrario, tambem nunca disse que se deve sempre escolher o mais caro! Voçe é que poe logo de parte um sistema pelo facto de não ter "retorno", ter ou nao dinheiro para o sistema é outra coisa diferente!!
    Concordam com este comentário: youngjoey77
  10.  # 31

Colocado por: Sergio Rodriguesentao acha que o facto de se pagar 30€ para climatizar no exemplo que dei não compensa? comparando com o seu é cerca de 100€ a menos por mes!!

100 x 4 meses ou 5 = 500€
    Se a geotermica custar mais 5K que a minha sao dez anos.
    Se custar 10K a mais são 20 anos... São assim contas gorsso modo que é preciso fazer, claro que sim.
    Isto contas muito redondas, porque na realidade...
    vamos assumir que a minha bomba tem um COP médio de 3 (nao me parece que esteja a ser nada ambicioso!)
    O sergio falou de um consumo 5 vezes inferior ao meu. Acha que a geotermica tem um COP 5X superior à minha bomba?! Nao me parece...
    Ou seja, o numero de anos para compensar uma pela outra DISPARA! Ora se para o utilizador a comodidade é a mesma, os resultados são os mesmos, porque raio há-de ter de dispor de tao grande quantia de dinheiro logo à cabeça, qd nem seuqer nunca vai compensar esse investimento??! Nao tem lógica.
  11.  # 32

Colocado por: Pedro Azevedo78100 x 4 meses ou 5 = 500€
    aquecimento e arrefecimento?

Colocado por: Pedro Azevedo78O sergio falou de um consumo 5 vezes inferior ao meu. Acha que a geotermica tem um COP 5X superior à minha bomba?! Nao me parece...
    isso do consumo não depende so da bomba de calor depende de muita coisa, alem disso o cop da sua maquina varia consoante a temp ext a geotermica não, tem cop's bem altos e constantes!! e em arrefecimento tambem é outra historia la com a opção do arrefecimento passivo!!

Colocado por: Pedro Azevedo78qd nem seuqer nunca vai compensar esse investimento??!
    seguindo as suas contas por alto em cima pelos visto compensa!!!
  12.  # 33

Colocado por: Sergio Rodriguesfacto de não ter "retorno"

O que ponho em causa é havendo algo que faça o mesmo mais barato, não podemos de animo leve optar pela solução mais cara sem antes fazer as contas para verificar se compensa esse investimento.
  13.  # 34

Colocado por: nandogoncaO que ponho em causa é havendo algo que faça o mesmo mais barato,
    e a outra tambem faz o mesmo com custos de utilização mais baixos! e isto tambem deve se ter em conta!
  14.  # 35

adoro quando veem com a historia de um investimento que daqui a x anos está pago. não será bem assim.

nunca falam quanto custa uma reparação destes equipamentos após garantia, etc etc
    Concordam com este comentário: eu, jmrgb
  15.  # 36

Amigo Sérgio, estou com dificuldade em compreender a sua lógica. Pegando no exemplo que o nandogonca deu... Se eu chegar ao pé de si e lhe quiser vender um carro que não consome gasóleo nenhum, você compra imediatamente? Mesmo dito carro custando 3 milhões de euros?
  16.  # 37

Colocado por: ntnrnzpqAmigo Sérgio, estou com dificuldade em compreender a sua lógica. Pegando no exemplo que o nandogonca deu... Se eu chegar ao pé de si e lhe quiser vender um carro que não consome gasóleo nenhum, você compra imediatamente? Mesmo dito carro custando 3 milhões de euros?
    Concordam com este comentário:eu
    e por custar 3 milhoes deixa de ser uma opção? quantos carros andam ai a custar milhoes e sao vendidos? compra quem quer e quem pode! e o mesmo se passa com as bc! caso contrario todas as instalações de BC's so fariam sentido sendo todos aerotermicas, e ja não existia a admiração nos custos de utilização ao fim do mes!! e mais penso que é senso comum que no futuro o que nos aguarda é custos da energia mais altos pelo menos pro ano fala-se em mais 3% em relação é electricidade, e no caso ali do forista Pedro 3% de aumento em 150€ é diferente de um aumento de 3% nos 30€!
  17.  # 38

e comparações não faltam, porque é que se instalam sistemas AC's de condutas? as murais não fazem o mesmo?
    • eu
    • 21 dezembro 2014

# 39

Colocado por: Sergio Rodriguese por custar 3 milhoes deixa de ser uma opção?

Para a maior parte das pessoas, sim, claro que sim.

Já para quem tem muito dinheiro, esses podem dar-se ao luxo de comprar sempre o melhor.
  18.  # 40

secalhar o preço de uma solução geotermica é capaz de nao ser tao cara como imagina!!!

0.0259 seg. NEW