Iniciar sessão ou registar-se
    • alc
    • 19 dezembro 2014

# 1

Boa tarde a todos,
    Fui pai fez ontem 1 mês, e quero abrir uma conta para a minha filhota, para depositar todas as pendrinhas dela, e para reforçar todos os meses com algum dinheiro.

Como ñ sei o dia de amanhã, quero desde já começar a garantir um futuro melhor para ela.
    Mas como ñ estou muito à vontade nestes assuntos de contas bancárias e afins, vim pedir ajuda de quem esteja à vontade com este tipo de situações.

Então, qual o tipo de conta, banco...... que devo optar??
  1.  # 2

Sinceramente não é fácil... Penso que os melhores produtos continuam a ser os PPR e os certificados de aforro/tesouro, isto com capital garantido.

Depósitos a prazo com os juros atuais é para esquecer...

Bancos, como andam as coisas,... nem me atrevo a recomendar. Umas vezes são os melhores (BES), outras vezes vão ao charco.

cumps
  2.  # 3

Experimenta o Banco BIG (Banco de Investimento Global)... É um dos mais completos e sem manutenção de conta.
  3.  # 4

A CGD e o Montepio têm soluções especificas para esse tipo de depósitos. Fazer PPR para uma criança é um absurdo. Essas contas não pagam taxas de manutenção. Pode ir aos sites dos bancos que está lá tudo explicado.
  4.  # 5

Abra uma conta no Montepio. A melhor solução para poupança, com mealheiro, com caderneta, sem custos de manutenção e vai ver que quando o seu filho fizer 18 anos tem lá um bom "pé de meia". Eu fiz no Montepio para os meus filhos. Depositava-lhe todos os meses o abono de família e o dinheiro que a família ia oferecendo e, quando chegaram a maioridade, tinham umas economias agradáveis.
  5.  # 6

antes demais Parabéns , tá fresquinho ... quanto á poupança debaixo do colchão lol tá mais seguro .
  6.  # 7

Nos últimos 40 anos em Portugal nenhum depositante perdeu 1€ de depósitos num Banco. Casa assaltadas é todos os dias.
    Também fiz o mesmo com o meu filho e quando fez 18 anos já tinha dinheiro para um carro, mas o sacana teve sorte, porque o pai trabalhava na área e foi-lhe oferecendo uns carros á medida que os partia.
  7.  # 8

Colocado por: CarvaiFazer PPR para uma criança é um absurdo.

porque é um absurdo? se não levantar no prazo de 8 anos e não declarar no IRS (para benefício fiscal), tem taxas de juro maiores do que o comum depósito a prazo, para além dos impostos serem mais reduzidos (entram no campo dos seguros de capitalização).

cumps
  8.  # 9

Colocado por: A. MadeiraA melhor solução para poupança, com mealheiro, com caderneta, sem custos de manutenção

já agora, quais são as taxas de juro oferecidas?
  9.  # 10

Colocado por: rafaelisidoroantes demais Parabéns , tá fresquinho ... quanto á poupança debaixo do colchão lol tá mais seguro .

perde dinheiro graças à inflação... :)
    • smst
    • 20 dezembro 2014

# 11

Aconselho um DEPOSITO A PRAZO em qualquer banco da sua preferência, não se deixe enganar por outros produtos que os bancos lhe proponham. Os depositos a prazo são os unicos protegidos pela lei em Portugal (até ao montante máximo de 100 mil euros por depositante). A maioria dos bancos privados em Portugal que conheço não cobra despesas de manutenção de conta a crianças e jovens até aos 18 anos (informe-se e escolha um que não cobre despesas de manutenção). Felicidades...
  10.  # 12

eu tenho apostado alguma coisa nos certificados de aforro... se o Estado falir... também não vai garantir os depositos até 100.00€ e a taxa é mais atractiva.
    http://www.igcp.pt/gca/?id=62
  11.  # 13

Colocado por: Pedro Barradaseu tenho apostado alguma coisa nos certificados de aforro... se o Estado falir... também não vai garantir os depositos até 100.00€ e a taxa é mais atractiva.
    http://www.igcp.pt/gca/?id=62
    Os certificados de aforro e os certificados do tesouro são bons, também estou a depositar algum, tem uma taxa agradável muito superior ao tradicional depósito a prazo nos bancos. Mas, para conta poupança dos miúdos não acho atraente, em virtude de o depósito mínimo ser 1000€. A criança para juntar esse valor leva muito tempo, a não ser que tenha bons (€€€€€€€) padrinhos....
  12.  # 14

Colocado por: A. MadeiraMas, para conta poupança dos miúdos não acho atraente, em virtude de o depósito mínimo ser 1000€. A criança para juntar esse valor leva muito tempo, a não ser que tenha bons (€€€€€€€) padrinhos....

Quantias mínimas:
    Certificados de Aforro: 100€
    Certificados de Tesouro: 1000€

Mesmo no caso dos certificados de tesouro, pode pensar de outro modo: avança com o dinheiro aos seus filhos e constitui um CT e à medida que vai recebendo, vai para si até perfazer o total que emprestou aos seus filhos.

cumps
  13.  # 15

Colocado por: electraoMesmo no caso dos certificados de tesouro, pode pensar de outro modo: avança com o dinheiro aos seus filhos e constitui um CT e à medida que vai recebendo, vai para si até perfazer o total que emprestou aos seus filhos.
    Quando falei/escrevi 1000€ estava a pensar nos Certificados de Tesouro. Haja dinheiro, não falta onde o aplicar com segurança.
  14.  # 16

Os Certificados de Aforro também estão protegidos até ao valor de 100,000€ à semelhança dos depósitos a prazo?

E os C. do Tesouro? obg.
  15.  # 17

Colocado por: SabrinaOs Certificados de Aforro também estão protegidos até ao valor de 100,000€ à semelhança dos depósitos a prazo?

E os C. do Tesouro? obg.

Que eu saiba, não. Pode tentar esclarecer-se no link abaixo:

http://www.fgd.pt/pt-PT/FAQs/Paginas/default.aspx
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sabrina
  16.  # 18

Cara Sabrina, Os certificados não estão garantidos pelos 100 mil euros, visto que não são depósitos bancários. A garantia dos certificados é o estado não falir. O estado pode não estar muito bem, mas os bancos também não.

No momento atual penso que os certificados tem risco bastante baixo. Os certificados de aforro tem um prazo de permanência mínimo de 3 meses e os do tesouro 1 ano. Após isso podem ser levantados a qualquer momento.

Eu neste momento aconcelho investir em certificados, se mais tarde se começar a falar muito em reestruturação da dívida, então levanta-se.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sabrina
  17.  # 19

Colocado por: electrao

perde dinheiro graças à inflação... :)

Dinheiro não, mas poder de compra. De qualquer forma, a taxa de inflação está pelos 0.7%.
    Concordam com este comentário: electrao
  18.  # 20

eu tinha cuidado unicamente com as contas poupança ou a prazo que fazem investimentos em outros veiculos financeiros.

Escolho sempre um produto com garantia do capital investido.

0.0152 seg. NEW