Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

    as marcações das cotas de soleira e distâncias já foram feitas pelo topografo da camara... no entanto não batem certo com as "esquinas" da implantação da casa. Creio que secalhar o que ele fez foi marcar um rectângulo a delimitar o perimetro de implantação, e não os "cantos" todos da casa onde tem que se levantar parede, será isso? alguem sabe como se faz estas marcações?
    • jafn
    • 29 dezembro 2014

     # 62

    O perímetro das escavações tem que ter sempre mais para ambos os lados no mínimo 1 metro, se puder ser 2m melhor, para se poder trabalhar na confrangem das sapatas, e até mesmo para a impermeabilização das mesmas, só depois de estes trabalhos concluídos se enche esta parte a mais, não se pode delimitar o corte do terreno pela implantação final da casa, depois da escavação o empreiteiro irá com certeza fazer então as marcações correctas, e que irão coincidir com certeza com as do topografo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: valtores
  2.  # 63

    Colocado por: jafnO perímetro das escavações tem que ter sempre mais para ambos os lados no mínimo 1 metro, se puder ser 2m melhor, para se poder trabalhar na confrangem das sapatas, e até mesmo para a impermeabilização das mesmas, só depois de estes trabalhos concluídos se enche esta parte a mais, não se pode delimitar o corte do terreno pela implantação final da casa, depois da escavação o empreiteiro irá com certeza fazer então as marcações correctas, e que irão coincidir com certeza com as do topografo


    Obrigado jafn pelo esclarecimento. Compreendo que as marcações para escavações sejam mais "largas" do que a implantação da casa. São de facto e faz todo o sentido. No entanto as marcações do topografo estão no local correcto em termos das distâncias aos muros , só que marcam um rectangulo quando a casa é mais "comprida" de um lado do que do outro. Portanto não faz sentido estar marcado um rectangulo, acho eu. Creio que o que o topografo terá feito terá sido uma marcação do perimetro máximo da casa, e não as marcações onde se vão subir paredes. Mas vou esclarecer essa questão ainda hoje.
  3.  # 64

    durante as escavações encontraram um poço!! agora toca de botar entulho lá p'ra dentro para fechar aquilo.
    Espero que não calhe nenhuma sapata lá em cima, era muito azar!
  4.  # 65

    Colocado por: valtoresdurante as escavações encontraram um poço!! agora toca de botar entulho lá p'ra dentro para fechar aquilo.
    Espero que não calhe nenhuma sapata lá em cima, era muito azar!

    E que tal usá-lo para fazer a drenagem da zona das sapatas?
    Atenção à proximidade de elementos resistentes na zona, mesmo entulhado a resistência do terreno não será aquela que o engenheiro da estrutura estava à espera.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: valtores
  5.  # 66

    Colocado por: zedasilva
    1. Atenção à proximidade de elementos resistentes na zona, mesmo entulhado a resistência do terreno não será aquela que o engenheiro da estrutura estava à espera.


    sim é verdade... ainda não sei se vai lá ficar alguma sapata ou não, vamos ver este fim de semana.
    a drenagem já está prevista de outra forma, nem sei se ali seria viável. no fim de semana já vamos la ver como está aquilo.
  6.  # 67

    estou a testar criar uma conta no facebook para relatar a obra, por permitir uma melhor comunicaçao do que o blog.

    quem quiser seguir está aqui: https://www.facebook.com/pages/Valtores/324365044424811
  7.  # 68

    valtores, não faça isso da conta no facebook..Só por uma razão, não tenho facebook ;)

    Ah, o site onde relata a sua obra, está muito funcional, parabéns.
    Concordam com este comentário: b_marques
    Estas pessoas agradeceram este comentário: valtores
  8.  # 69

    amanhã devem começar os carpinteiros a trabalhar na abertura dos caboucos a executar as cofragens para as sapatas e maciços de encabeçamento.
    sábado tiro fotos!
    algum ponto que deva ter em atenção nesta fase?

    obg
  9.  # 70

    Colocado por: valtoresamanhã devem começar os carpinteiros a trabalhar na abertura dos caboucos

    Na minha terra os carpinteiros não abrem caboucos :-)) executam as cofragens.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: valtores
  10.  # 71

    Colocado por: Picareta
    Na minha terra os carpinteiros não abrem caboucos :-)) executam as cofragens.


    Vê-se logo que eu percebo disto...
    ja editei, obrigado.
  11.  # 72

    Colocado por: valtoresalgum ponto que deva ter em atenção nesta fase?

    Primeira coisa a ver: O martelo. Se for a estrear, desconfie ;-))
    Concordam com este comentário: valtores
  12.  # 73

    Colocado por: Picareta
    Primeira coisa a ver: O martelo. Se for a estrear, desconfie ;-))


    Ok sábado peço ao homem para me mostrar o martelo dele!
  13.  # 74

    Colocado por: valtores

    Ok sábado peço ao homem para me mostrar o martelo dele!


    Oh diabo.....dito dessa forma, nem sei o que pensar...
    Concordam com este comentário: two-rok, jorgealves, valtores
  14.  # 75

    Colocado por: valtoresestou a testar criar uma conta no facebook para relatar a obra, por permitir uma melhor comunicaçao do que o blog.

    quem quiser seguir está aqui:https://www.facebook.com/pages/Valtores/324365044424811


    Já coloquei lá um like ;)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: valtores
  15.  # 76

    Gostava de uma opinião vossa: recuperador de calor no quarto, será perigoso? Está previsto existir um mas tenho alguns receio de dormir no quarto por causa da libertação de gases. Nos casos das lareiras é perigoso. No caso de recuperadores existirá perigo de asfixia?
  16.  # 77

    o recuperador vai ter alimentação externa? se sim penso que esse risco é minimizado por ele consumir o oxigénio vindo de fora. tem sempre a opção de colocar um detector de monóxido de carbono
    Estas pessoas agradeceram este comentário: valtores
  17.  # 78

    Colocado por: manelvco recuperador vai ter alimentação externa? se sim penso que esse risco é minimizado por ele consumir o oxigénio vindo de fora. tem sempre a opção de colocar um detector de monóxido de carbono


    Tem alimentação pelo exterior mas se houver ventos que empurrem os gases para baixo não deve valer de muito... A ideia do detector é boa ideia!
  18.  # 79

    Eu não arriscava... Fica muito bem estéticamente mas parece-me que não vale o risco... Se algo avaria...
    Concordam com este comentário: valtores
  19.  # 80

    Mesmo que haja retorno de gases o maximo que pode acontecer e apagar o recuperador. A nao ser que haja algo que me escape nesta equacao, partindo do principio que a instalacao foi a devida.
    Concordam com este comentário: dedao, valtores
 
0.0650 seg. NEW