Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: valtoresnum forum sobre ergonomia, diz-se:

"a tempos atras , numa discussao sobre ergonomia, chegou-se a conclusao que o ideal é:
    Dividir a tela da tv em 4 partes horizontais (25% cada) e a altura dos olhos estar entre o primeiro quarto e o segundo ( de cima para baixo). Esta seria a posiçao de maior relaxamento com os olhos abertos. (y)"

De acordo com esta teoria, a minha TV a arrancar a 45cm do chão estaria na altura ideal (considerando TV de 55'):

Altura do ecra: 68.2cm

Altura dos olhos: 85cm a 90cm (depende do sofá).

se dividir o ecrã em 4 partes iguais horizontalmente (, e considerar o ponto ideal o espaço entre o segundo e quarto rectangulo (17.125cm de altura cada rectangulo), e somar os 45cm de espaço até ao chão, o ponto ideal fica entre 79.37 e 96.37cm.

Tendo em conta que a altura dos olhos é cerca de 85cm (pelas minhas medidas, mas o standard considera-se 90cm, para um sofá), então fico a meio deste ponto ideal de visualização.

teorias....

Valtores, isso não é teoria a mais?!?!

lol faz uma simulação por alto onde colocar e pronto, mais cm, menos cm...

É que estar na posição perfeita para ti, vai deixar de ser perfeita para todos os outros ;)

O sofá hoje é um daqui a uns anos é outro, o mesmo sucede com a TV, e com as próprias pessoas ;)

Ou isso já são as teorias do Sheng qualquer coisa Fuy a dar que falar?!?
    Concordam com este comentário: two-rok, valtores, alc, GMCQ
  2. Verdade... Teorias da treta! Mas como nunca tive uma TV na parede andei a ler sobre isso e pronto, apareceram-me estas teorias todas. Mas como de facto vai estar mais baixa do que o habitual, queria perceber um pouco melhor se de facto foge muito ao que é suposto...
    Concordam com este comentário: Rodri12
  3. Por que é que são teorias da treta? Há malta que estuda isso e trabalha nisso como um modo de vida, não vejo por que é que teremos de desdenhar o que não conhecemos.

Se pensarmos bem, há quatro sítios onde passamos a maior parte da nossa vida: cama, sofá, carro e cadeira do escritório. Para quem tem um corpo a 100% é indiferente se dorme em pedras ou se senta em cadeiras de pau, mas para outros isso é fulcral para não passar o dia inteiro com dores ou simplesmente apaziguá-las.

Em suma, acho que são excelentes guias para seguir (a HP tem um dedicado à ergonomia no computador), sem que seja necessário sermos fundamentalistas.
    Concordam com este comentário: valtores
    • FFF
    • 20 julho 2015 editado
    A minha TV atual está "provisoriamente" há 9 anos em cima de dois banquinhos do IKEA empilhados, que ficam a 38 cm do chão. http://www.ikea.com/pt/pt/catalog/products/20033919/

Há quem diga que isto é muito baixo, mas para mim nunca foi um problema.

É um plasma de 37'', ainda com um rebordo mais largo do que é agora normal.
  4. Colocado por: tostexPor que é que são teorias da treta? Há malta que estuda isso e trabalha nisso como um modo de vida, não vejo por que é que teremos de desdenhar o que não conhecemos.

Se pensarmos bem, há quatro sítios onde passamos a maior parte da nossa vida: cama, sofá, carro e cadeira do escritório. Para quem tem um corpo a 100% é indiferente se dorme em pedras ou se senta em cadeiras de pau, mas para outros isso é fulcral para não passar o dia inteiro com dores ou simplesmente apaziguá-las.

Em suma, acho que são excelentes guias para seguir (a HP tem um dedicado à ergonomia no computador), sem que seja necessário sermos fundamentalistas.
    Concordam com este comentário:valtores

concordo.

Colocado por: FFFA minha TV atual está "provisoriamente" há 9 anos em cima de dois banquinhos do IKEA empilhados, que ficam a 38 cm do chão.http://www.ikea.com/pt/pt/catalog/products/20033919/

FFF, você é um bom exemplo para mim! A sua ainda está mais baixa... A minha irá começar a 45cm, e sendo de 55', irá subir o ponto central ainda alguns cm.
    Se você acha que está bem, secalhar tambem não vou ter razões de queixa.
    Até acho esteticamente que a TV fica mais interessante num ponto mais baixo, para evitar que fique muito proeminente numa parede. O meu receio era mais com a questão da ergonomia.
    • FFF
    • 20 julho 2015
    A minha única queixa é que se estiver esparramado com os pés em cima do pouf, posso ficar com pés à frente da TV, se tiver escorregado para o fundo do sofá. Se estiver um pouco mais acima, fica ótimo.
    Também prefiro mais baixa do que mais alta.
  5. eu tenho uma de 55" a +/- 42cm (movel) + 6cm (pé da Tv)... ou seja, a tv deve estar a começar nos 50cm... parece-me normal para mim... mas tb se estivesse 10cm acima não faria diferença!

o sofá (provisório a 2 anos) tem 38cm de altura
  6. Colocado por: sergyioeu tenho uma de 55" a +/- 42cm (movel) + 6cm (pé da Tv)... ou seja, a tv deve estar a começar nos 50cm... parece-me normal para mim... mas tb se estivesse 10cm acima não faria diferença!

pois... a minha irá começar 5cm abaixo.. não me parece grave.

no meu apartamento o movel tinha 38cm de altura, e a TV mais uns 10cm... dava uns 45cm.. mas era uma de 42', como tal ficava sempre mais baixa.

Acho que secalhar avanço para o arranque a 45cm de altura, e pronto. Se correr mal, depois faço mais umas obras para subir as calhas :D
  7. Colocado por: valtoresAcho que secalhar avanço para o arranque a 45cm de altura, e pronto. Se correr mal, depois faço mais umas obras para subir as calhas :D

nada como pensar positivo!!! :)
  8. Colocado por: tostexPor que é que são teorias da treta? Há malta que estuda isso e trabalha nisso como um modo de vida, não vejo por que é que teremos de desdenhar o que não conhecemos.

Concordam com este comentário:valtores

Eu não digo o contrário, mas se em casa estão 2 pessoas que para estarem confortáveis a TV tem que estar em ângulos diferentes?? Cada um põe uma TV ao gosto?!

Só acho que não é necessário tanta dor de cabeça por causa de 10cms para cima/baixo/esq/dir

Afinal, pelo menos na minha casa, é rara a vez em que só um está a ver TV
    Concordam com este comentário: sergyio
  9. tanta conversa por causa de uma televisao....e obras ve-las nickles......
    Concordam com este comentário: sergyio, Rodri12
  10. ca está!!!
      032.jpg
  11. E que Tv será? :)

oled, led, 4k, uhd?
  12. Colocado por: fascaE que Tv será? :)

oled, led, 4k, uhd?

Qualquer coisa básica para ver filmes. Tanta porcaria por causa da altura da TV e até é uma coisa que pouco vejo (acho que não ligo a minha TV a várias semanas).
  13. Colocado por: valtores

Qualquer coisa básica para ver filmes. Tanta porcaria por causa da altura da TV e até é uma coisa que pouco vejo (acho que não ligo a minha TV a vários meses).

E estás preocupado com a possição desta?!?! Mete mas é fotos da obra!!! ;)
    Concordam com este comentário: two-rok, GMCQ
  14. Colocado por: sergyioca está!!!
      032.jpg

Sergio... Essa imagem é um exagero. Desde quando é que sentado no sofá ficamos a 1.20m de altura dos olhos? Eu sentei me no da minha mãe e fiquei a uns 85cm de altura do chão aos olhos... E foi sentado direito, porque geralmente até estou mais esparramado e fico mais baixo que isso. Li em vários fóruns que essa altura (que aparece em várias imagens) e completamente fora do que será a altura real dos olhos.
  15. ainda bem que n ligas a Tv.. senão em vez de perder horas a escolher a altura da Tv, irias perder dias a comparar tv´s e tecnologias !!

è um pouco o que se passa cmg.. daqui a 2 meses terei de comprar uma para a sala e pouco entendo.. mesmo para 60´´ há preços de 1000€ até 12.000€!! umas oled, outras led, outras 4k.. depois a garantia é diferente.. o caos lol
  16. Colocado por: Rodri12

Eu não digo o contrário, mas se em casa estão 2 pessoas que para estarem confortáveis a TV tem que estar em ângulos diferentes?? Cada um põe uma TV ao gosto?!

Só acho que não é necessário tanta dor de cabeça por causa de 10cms para cima/baixo/esq/dir

Afinal, pelo menos na minha casa, é rara a vez em que só um está a ver TV
    Concordam com este comentário:sergyio

Mas repara, a altura da TV vai ser igual para todos.. Independentemente de uns estarem à direita ou a esquerda. Não estou a tentar que a TV fique virada para todos os lados. Apenas queria "confirmar" se de facto a altura prevista não será baixa demais (porque geralmente estão bem mais altas). E pronto, pra isto quase tirei um curso de ergonomia :)))
  17. Colocado por: fascaainda bem que n ligas a Tv.. senão em vez de perder horas a escolher a altura da Tv, irias perder dias a comparar tv´s e tecnologias !!

è um pouco o que se passa cmg.. daqui a 2 meses terei de comprar uma para a sala e pouco entendo.. mesmo para 60´´ há preços de 1000€ até 12.000€!! umas oled, outras led, outras 4k.. depois a garantia é diferente.. o caos lol

fácil escolhe a mais bonita e pronto! :D
    Concordam com este comentário: valtores
  18. Colocado por: fascaainda bem que n ligas a Tv.. senão em vez de perder horas a escolher a altura da Tv, irias perder dias a comparar tv´s e tecnologias !!

Por mim desde que seja minimamente decente, compro uma numa promoção qualquer... Honestamente pra mim é igual uma de 1000 ou 10.000, para o que vejo e para o que percebo do assunto... Para ver filmes qualquer uma me serve.

0.5733 seg. NEW