Iniciar sessão ou registar-se
  1. Como posso distinguir lá de rocha de lá de vidro a olho? Alguém sabe?
  2. Será que me devo preocupar com a la de rocha no recuperador de calor? Tenho ouvido falar em problemas para a saúde.:: alguém tem opiniões sobre isso?

Exemplo de como vai ficar a minha instalação:
      image24.jpg
  3. Elea que revistam a la de roch na totalidade, com essa folha aluminio, no meu foi assim!!!
    Concordam com este comentário: valtores
  4. Colocado por: Rodri12Elea que revistam a la de roch na totalidade, com essa folha aluminio, no meu foi assim!!!
    Concordam com este comentário:valtores

pois no meu caso vou pedir para revestir... mas continuo muito reticente em relação a lã de rocha e lã de vidro...
  5. Mesmo que tenha problemas para a saúde, que eu ainda não vi provas categóricas que sim, diria que o arejamento da divisão seria meia caminho andando para ter menos riscos do que aqueles a que estamos expostos na rua.
  6. tem bom aspecto o recuperador!!! é a ar? vai ser a única fonte de aquecimento da casa?
  7. Colocado por: sergyioé a ar?

Se for a ar, essa lã não está ai a fazer nada... Até digo mais, só prejudica o rendimento do recuperador...
    Concordam com este comentário: sergyio, two-rok, jorgealves
  8. pelas saídas que tem no topo do recuperador... parece mesmo a ar!!!
  9. Colocado por: sergyiotem bom aspecto o recuperador!!! é a ar? vai ser a única fonte de aquecimento da casa?

sim é a unica fonte de aquecimento e é a ar.

Colocado por: nandogonca
    Se for a ar, essa lã não está ai a fazer nada... Até digo mais, só prejudica o rendimento do recuperador...
    Concordam com este comentário:sergyio,jorgealves

porquê? Não devia levar nada?
  10. Valtores qual foi o recuperador que escolheste?
  11. Colocado por: valtoresporquê? Não devia levar nada?

sim... se é para aquecer o ar... a lã de rocha não esta a fazer nada... assim deixava que o calor saísse do recuperador para o ambiente...
    Concordam com este comentário: two-rok
  12. Colocado por: valtoressim é a unica fonte de aquecimento e é a ar.

por curiosidade... quanto lhe ficou os equipamentos e instalação toda?
  13. Colocado por: sergyio

sim... se é para aquecer o ar... a lã de rocha não esta a fazer nada... assim deixava que o calor saísse do recuperador para o ambiente...

Mas e se o mesmo estiver revisto por pladur, as altas temperaturas do recuperador não iriam estragar o Pladur?!

Pelo menos o meu recuperador tem uma saída de ar própria à frente e outra lateral
    Concordam com este comentário: valtores
  14. Colocado por: Rodri12Valtores qual foi o recuperador que escolheste?

mcz forma b95.

Colocado por: sergyio

por curiosidade... quanto lhe ficou os equipamentos e instalação toda?

instalação e tudo e tudo e tudo 3000 e tal...

agora fiquei confuso com isso de não levar lã de rocha. nunca tinha ouvido essa teoria.
    Como diz o Rodri, depois o pladur não fica demasiado quente?? não é para isso tambem que serve este isolamento?
    Concordam com este comentário: Rodri12
  15. Colocado por: Rodri12

Mas e se o mesmo estiver revisto por pladur, as altas temperaturas do recuperador não iriam estragar o Pladur?!

Pelo menos o meu recuperador tem uma saída de ar própria à frente e outra lateral
    Concordam com este comentário:valtores

o pladur está preparado para isso... é o de cor rosa... está preparado para altas temperaturas... mas sim... tem que deixar as famosas grelhas!!!
  16. Colocado por: sergyio

o pladur está preparado para isso... é o de cor rosa... está preparado para altas temperaturas... mas sim... tem que deixar as famosas grelhas!!!

se está preparado para altas temperaturas então supostamente não aquece, se não aquece não liberta calor cá para fora, logo a emissão de calor para o exterior na teoria é o mesmo que com a lã de rocha...
  17. http://www.sitiodaslareiras.com/perguntas_instalacoes_novas.htm#18

18 -Quase todos os instaladores aconselham usar lã de rocha como protecção dos "panos" das lareiras, pode ser usada ou é perigoso para a saúde?
    Nós Não usamos.
    No entanto se não houver qualquer contacto com o ar respirado na sala ou quartos, não tem qualquer perigo.
    Mas infelizmente não é isso que acontece, temos inspeccionado Ver mais inúmeras instalações em que o ar passa pela lã de rocha aquece e vem para a sala e quartos, obrigando a que se respire o ar com partículas de lã de rocha com os óbvios perigos para á saúde, se tiverem sorte e forem alérgicas, as pessoas que respirarem esse ar facilmente descobrem pois passam os dias a tossir. No entanto isso é raro, acontece que sem saber muita gente anda a respirar o que não deve.
    A lã de rocha mineral e lã de vidro são cancerígenas, embora esse facto seja ocultado por muitos, uns por desconhecimento outros por desinteresse.
    Existem directivas da Comissão Europeia (Artigo 1º da directiva 67/69/CE) que tornam obrigatório a informação do grau de perigo nas embalagens desses produtos. (directiva essa ainda não aplicada em Portugal)
    Temos até inspeccionado montagens que nem a protecção de alumínio existe na própria lã de rocha, se bem que mesmo com a protecção é muito difícil o sua instalação de modo a evitar qualquer fuga.
    Para fazer bem feito, ou se instala o recuperador de modo que não seja necessário usar lã de rocha ou se usa a mesma com paredes duplas sendo a lã colocada apenas no interior das paredes.
    Poderemos evitar a dupla parede e instalar lã de rocha para isolamento do pano se a mesma for de boa qualidade e com uma boa protecção em alumínio mas teremos que instalar uma porta de inspecção ao interior do pano da chaminé, neste caso pode ser sempre reparada qualquer fissura na forra de alumínio que apareça ao longo dos anos, essa porta poderá sem tapada com um quadro grande.
    Não se iluda com conversas simplistas, e recorde que nem sempre as normas estabelecidas são as correctas, se podermos fazer melhor...
    Nunca se esqueça que em Bruxelas foi demolido um Grande edifício, que cumpria as normas na altura em que foi construído, só que... as normas também evoluem e ainda veremos muito boa gente demolir as lareiras que construiu seguindo os conselhos e normas de alguns fabricantes.
    Concordam com este comentário: Cris.pereira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: valtores
  18. Colocado por: Rodri12

se está preparado para altas temperaturas então supostamente não aquece, se não aquece não liberta calor cá para fora, logo a emissão de calor para o exterior na teoria é o mesmo que com a lã de rocha...

por isso se deixa a grelha!
  19. 20 -Posso fazer o "hotte" da minha lareira em gesso cartonado (Pladur)? existe algum próprio para calor ?
    Sim pode, o "Pladur" é gesso com um forra em cartão o cartão serve apenas como reforço do gesso, o gesso aguenta muito mais calor sem fissurar que as paredes em alvenaria (tijolo)
    Hoje existe à venda um Pladur em geral de cor rosa, que é vendido como a prova de fogo, mas não passa de uma grande mentira, porque ao ter cartão é impossível ser a prova de fogo. A sua resistência ao calor é igual ao normal. O cartão é igual, apenas mudam a cor.
    O única diferença é que o gesso tem no seu interior fios de fibra de vidro que reforçam a placa em caso de incêndio, são placas fabricadas especialmente para tectos falsos de discotecas, ou locais públicos semelhantes, pois em caso de incêndio o tecto em vez de cair em 15 minutos caí em 30 min., pois se arder o cartão da forra o tecto cai, o "Pladur" com fios de fibra aguenta mais uns minutos até esses fios partirem.
    À prova de fogo existem outros produtos muito caros que para "hottes" (Promatec)mas são desnecessários para a maioria das instalações
    Por todas estas razões pode aplicar o gesso cartonado que quiser. Mas tem que despressurizar o ar quente existente na "hotte" aplicado umas grelhas para convecção ( superiores e inferiores).
    Pessoalmente prefiro usar o pladur normal, por dilatar menos, mas pode ser usado qualquer um.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: valtores

0.4856 seg. NEW