Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite.
    Tenho um terreno em metade indivisa com um tio, existe maneira de deixar de ter indivisa? sem ter de comprar a parte dele, dizer que aquela metade é minha.
    Não conheço se existe tal coisa, se sim aceito sugestões.
    Cumprimentos.
    • size
    • 20 dezembro 2014

     # 2

    Poderá ser dividido em 2 terrenos em processo de destaque, caso existam caraterísticas para isso. Informe-se junto da Câmara Municipal.
  2.  # 3

    Grosso modo, os terrenos resultantes do destaque terão de ter frente para a via pública, além disso, e dependendo de cada Câmara, haverá que ter algum bom senso na definição das respetivas geometrias para não criarmos terrenos absurdos ou muito desproporcionados. O ideal seria vermos um desenho da situação atual com indicação da via pública e dos terrenos confrontantes para podermos dar opiniões mais válidas.
  3.  # 4

    E não esquecer que só há lugar a destaque se o terreno se inserir em perímetro urbano. Se for terreno rústico, só é possível a sua divisão se tiver muitos hectares, aqui na minha zona, julgo ser a partir de 15ha, a lei só permite divisão desde que que cada parcela não fique com menos de 7,5ha, contudo não sei se esta norma é para todo o País uma vez que no Norte os terrenos são mais partilhados (mais pequenos) que no sul.
  4.  # 5

    se o teu tio não quiser não há nada que possas fazer.

    se o teu tio quiser e a lei permitir podem fazer um destaque.

    no entanto ajudava saber mais informação para opinar, se é um terreno urbano ou rústico, qual a area do terreno, disposição do terreno, etc.
  5.  # 6

    Obrigado.
    Vou tentar passar na câmara para ver se me ajudam.
    Acho que o meu tio não se importa de ficar já tudo dividido.

    O terreno no total deve ter 2 hectares.
  6.  # 7

    ui, ui 2 hectares não me parece nada bem. terreno grande de mais para ser urbano, se for o destaque é possivel, e pequeno de mais para se fazer o destaque se for rústico
 
0.0071 seg. NEW