Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá. Estou a desenvolver um trabalho de arquitectura de final de curso, concretamente uma Igreja e centro Paroquial. O piso da nave da igreja situa-se acima de algumas áreas do centro. Como material de sustentação e acabamento, escolhi betão à vista, tanto no interior como no exterior. Para obter o efeito pretendido, ou seja, betão à vista no tecto entre a nave central da igreja e o centro paroquial, necessito de uma laje dimensionada entre os 80 a 90 cm de espessura total. Propus uma laje com 25 cm na parte superior, caixa de ar de 40 cm e 15 cm, com vigas distanciadas 4 metros entre eixos. Contudo o meu orientador pôs de parte esta hipótese, justificando-a pelainviabilidade de executar a cofragem das duas lajes , por n ter caixa de ar suficiente.
    Para solucionar o problema, tenho investigado sistemas de lajes com cofragem perdida, contudo apenas vi em lajes até 50 cm.

    Sabem me dizer se existe um sistema tipo cupolex que permita fazer lajes aligeiradas de 80 cm com cofragem perdida? Ou então outra solução.
    Obrigado
  2.  # 2

    Caro mario...como o trabalho é académico.. pode sempre colocar cofragem perdida em blocos de EPS... Executam-se com as medidas necessárias a qq projecto.
    Bom trabalho.
    Outra alternativa é a utilização de uma laje resistente de piso... e revestir a face inferior com uma solução leve, em placas de cimento-madeira, tipo viroc. Muito mais económico e com vantagens na introdução de instalações especiais no espaço interior livre.
    http://www.viroc.pt/
  3.  # 3

    Obrigado pela resposta.

    Quando fala em colocar os paineis viroc no tecto inferior, ficaria com a estrutura dos paineis à vista, estou certo? Ou existe a possibilidade de os inverter de forma a que apenas se vejam as juntas dos paineis?
  4.  # 4

    ..caro Mário.. com a estrutura escondida!!!como se fosse uma fachada ventilada... ai, ai... estes estudantes... ;)
  5.  # 5

    Eu diria mesmo mais: Ai, ai... estes arquitectos... ;)
  6.  # 6

    É engraçado como em apenas 2 comentários conseguiram criar juízos de valor em relação ao meu conhecimento, pondo em causa inclusive os arquitectos em geral.
    Apesar de ainda mero estudande não vou partir para esse tipo de nível.
    Pedro Barradas, não percebeste a minha pergunta. Os paneis viroc tem uma estrutura de fixação, que nos casos demonstrados no site, apenas se podem colocar em pavimentos, divisórias, fachadas e tectos (na parte superior), daí a minha pergunta. Se te referes a outro sistema similar, que permita inverter a estrutura de fixaçao, muito bem.

    Já agora um parêntesis. Se necessitasse de uma fachada ventilada, teria escolhido logo à partida um tecto falso que a permitisse, ou seja, não é uma mais valia neste projecto em específico.
  7.  # 7

    Caro Mário,
    Colocado por: mariojcmarquesÉ engraçado como em apenas 2 comentários conseguiram criar juízos de valor em relação ao meu conhecimento, pondo em causa inclusive os arquitectos em geral.
    Garanto-lhe que consigo ser ainda mais abrangente em apenas UM comentário. Quer ver?
    Ai, ai... estes portugueses... ;)

    Não se abespinhe. Um dos privilégios da antiguidade é podermos brincar com o que de mais sério fazemos!
    (ok... esta acabei de a inventar! E este é outro privilégio). :-))

    Quando comecei a usar chapas de Viroc, há mais de 12 anos, eram entregues sem rebaixos, nem machos-fêmeas, sem qualquer estrutura de fixação, nem existiam as tábuas trincadas com acessórios e calços anti-arrancamento.
    O primeiro trabalho que me calhou com Viroc foi fazer uma fachada com o aspecto do Viroclin, mas partindo das chapas inteiras, lisinhas e quando ao resto (corte, estrutura de apoio e método de fixação) o senhor engenheiro que se desenrasque. :)

    Não havia a variedade de acabamentos que existe hoje, nem informação em sites, nem fóruns na internet.
    Quem me dera que houvesse!!
    Parabéns pela sua capacidade de desenrascanço, e boa sorte para o trabalho.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
  8.  # 8

    boa tarde!!! gostaria saber s alguem pode ajudarme a encontrar + informação sobre placas viroc... OBRIGADO!!!
  9.  # 9

    luis , nao é a escrever em todas as dicoçoes seguidas e entupindo o forum que alguem lhe vai responder mais rapido, escolha um post que tenha a ver com o asunto e nao poste a sorte , so lhe fica mal :-(
 
0.0132 seg. NEW