Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Muito boa tarde a todos,
    É a primeira vez que participo neste fórum, que me tem sido muito útil, e que desde já agradeço a dedicação e empenho que tanta gente tem em ajudar.

Estou a negociar a compra de um imóvel de 95 m2 do ano 1934, na zona da Morais Soares.
    O apartamento foi todo recuperado com extremo bom gosto, foi convertido de t4 para t2.
    Segundo informações do vendedor as paredes, soalho (pinho brasileiro),e tetos foram reforçados com isolamento acústico e térmico.

Perguntei que material tinha as paredes mas não me soube responder. Penso que será gesso cartonado, mas aguardo confirmação. No entanto quando bato na parede da foto não faz um barulho "oco" ao contrário de outras paredes interiores. A parede da foto é a que separa este apartamento do apartamento do prédio do lado, no entanto outras paredes interiores apresentam o mesmo problema.

O que verifiquei é que várias paredes tinham pequenas fissuras, as maiores na sala e dispensa, tendo outras mais pequenas de comprimento, uma vez que em diâmetro são todas semelhantes.

Perguntei o motivo, a reposta que me deu é que não é nenhum problema grave estrutural, e que é comum aparecerem em obras deste tipo. De referir que a recuperação do imóvel foi concluída em março de 2014.

O dono do imóvel, irá reparar todas as fissuras caso eu compre o imóvel.
    Será que me podiam dar a vossa opinião? Mesmo depois de reparadas as fissuras poderão voltar à aparecer?
    São de fácil reparação?

Pelo que sei o prédio não é construído em placa.

Muito obrigado
      IMG_20141220_145123_1.jpg
  2.  # 2

Outra foto
      IMG_20141220_145111_1.jpg
  3.  # 3

Acho demais isso que aparece nas paredes interiores, tem caixa de ar acho eu? como pode aparecer fissuras grandes assim no interior!!

Também as vezes é o barato para as obras, depois sai caro, e com o caro também acontece isso amigo!

Escolha pessoa que gosta daquilo que está a fazer com gosto da Construção Civil!!!!!!!!!!!
  4.  # 4

Obrigado pelo seu comentário.
    Não fui eu que promovi a obra. Ela já estava feita quando visitei o imóvel.
    O que gostava de perceber o motivo destas fissuras aparecerem, em que casos pode acontecer e se depois de reparadas podem voltar a aparecer.

Será um problema da tinta? Revestimento da parede?

Obrigado
  5.  # 5

Colocado por: PaulolsoaresPerguntei que material tinha as paredes mas não me soube responder.

Colocado por: PaulolsoaresPerguntei o motivo, a reposta que me deu é que não é nenhum problema grave estrutural, e que é comum aparecerem em obras deste tipo.

Então o vendedor não sabe quais são os materiais que constituem a parede mas sabe que não é um problema grave estrutural? Desconfie. Peça toda a informação detalhada acerca do edifício. Solicite o mapa de trabalhos relativos à remodelação de Março.
    Essa fissura não é normal, sendo numa parede que delimita o apartamento...tanto pior.

Colocado por: PaulolsoaresPelo que sei o prédio não é construído em placa.

Não tem estrutura em betão armado? As paredes suportam os pisos?

Colocado por: PaulolsoaresMesmo depois de reparadas as fissuras poderão voltar à aparecer?

Que lhe parece? Remodelação em Março e em Dezembro já apresenta essas fissuras...

Colocado por: PaulolsoaresSão de fácil reparação?

Tapar fissuras é fácil. Díficil poderá ser eliminar a causa que as provoca.
  6.  # 6

Boa tarde Rui Moreira, obrigado pelo seu comentári

Ele disse que não sabia, porque tinha entregue a obra de remodelação a um amigo que faz projetos chave na mão.
    Ele telefonou ao amigo à minha frente e a resposta que lhe deu foi que não era nada de grave, que são coisas rum acontecem quando se fazem obras profundas.

O vendedor também disse que se quisesse podia marcar para falar com quem fez a obra.

Mas tapar fissuras implica pintar tudo de novo, correto?

Penso que o prédio não tem estrutura em betão, naquela zona de Lisboa não costumam ter. No entanto à fachada tem uma grossura considerável.

Não entendi a sua pergunta se as paredes suportam os pisos...

Obrigado
  7.  # 7

Colocado por: PaulolsoaresPenso que o prédio não tem estrutura em betão, naquela zona de Lisboa não costumam ter. No entanto à fachada tem uma grossura considerável.

Não entendi a sua pergunta se as paredes suportam os pisos...

Pergunto se as paredes suportam os pisos para entender de que forma é que o prédio se mantém de pé. Se a estrutura não é em betão armado, possivelmente as paredes serão a estrutura vertical do edíficio. A confirmar-se, então teremos uma parede estrutural com fissuras verticais...
    Quantos milímetros têm as fissuras mais acentuadas?
    Se o que o preocupa é "esconder" as fissuras, isso resolve-se facilmente.
    Analise muito bem onde vai investir o seu dinheiro.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Paulolsoares
  8.  # 8

Não tenho a certeza, mas penso que será o caso que descreve, com as paredes a suportarem os pisos. Mas era isso que tentava descobrir aqui no fórum, de alguém que conhecesse a zona e pudesse confirmar o tipo de construção.
    As fissuras mais acentuadas estou em crer que é da foto e talvez tenha 1mm , mais ou menos.

Eu não pretendo esconder as fissuras, antes pelo contrário, o que pretendo é tentar descobrir se poderá ser algum problema mais grave. E se tem solução definitiva e não temporária....
  9.  # 9

Bom dia a todos,
    Voltando a este tópico gostaria de dizer que pelo que me informei a estrutura do prédio é mista. Até ao tectodo rês-do-chåo é em placa de cimento, para cima é em alvenaria/madeira caraterísticas da época.

As obras que foram feitas pelo atual proprietário em termos gerais foram estas (transmitidas diretamente por quem fez a obra)

- As paredes foram todas picadas até ao tijolo e rebocados com massa em cimento 4X1. Foram depois estucadas com massa e enchimento e com acabamentos da marca SIVAL. As paredes em pladur foram isoladas com Landerocha 60mm e com tela autocolante de acústico;

- A cozinha estava dividida com uma parede e 2 portas ao comprimento. Lado esquerdo era a cozinha e lado direito WC. Depois da demolição as paredes foram reforçadas, e o chão do vizinho com vigas metálicas H100 apoiadas nas paredes gerais.

- WC foi anulado e mudado para um dos quartos sem Janela. O Quarto sem janela e quarto com janela juntaram e depois do demolição da parede e reforçamos as mesmas com vigas H100.

- Todos os Tectos e chão, menos o da Cozinha tem isolamento (landrocha).

- As sancas e os centros dos tectos são trabalhados. Os tectos são feitos em pladur branco. No quarto e no WC e Cozinha – verde.

- O Chão da Cozinha tem uma placa com malha sol e betão depois betonilha e mosaico.

- Chão dos vizinhos de cima feito com vigas em madeira e pavimento em madeira, cozinha tem placa igual como a nossa.

- Parede da sala e WC para hall da entrada e parede da despensa foram feitas em madeira e antes de rebocar aplicou-se rede capoeira zincada dos 2 lados.

- As fissuras na parede da despensa deve-se a uma porta que lá existiu. Fissura na sala local deve-se a madeira que havia na parede

- Rede da água foi feita com tubos multicamada, esgoto – PVC, Gás – cobre. Electricidade com tubagem e cabos 3X1.5 pontos dos luzes, e 3X2.5 tomadas. Todas as tomadas para os electrodoméstico tem circuitos directos para quadro. Aparelhagem da marca Legrante SUNO.

- Material do quadro HAGER.

- As aduelas das portas são em madeira SUCUPIRA e portas combinadas com frise Teca no vertical. Portas da fabrica PORAMA. Puxadoras – TUPAI.

------

Qual a vossa opinião? Acham que foi feita uma boa recuperação em termos técnicos e de material?

Aproveito para fazer uma pergunta.a parede da sala encosta ao prédio do lado. Se existisse humidade ou infiltrações relacionadas com o prédio do lado este tipo derecuperação das paredes seria suficiente para evitar problemas futuros do humidade ou infiltrações?

Muito obrigado pela vossa ajuda
    • DM
    • 18 abril 2015

# 10

Viva Paulo Soares,

Dessa data e na zona que é os edificios são os chamados gaioleiros, o método de construção será uma cópia adulterada da construção pombalina. As paredes exteriores serão em alvenaria de pedra, e as interiores estruturais em alvenaria de tijolo e as interiores não estruturais são em tabique (madeira). Os pavimentos são em estrutura de madeira e alguns em betão. Essas fendas são estruturais, acho que não há muita dúvida, só uma e de alto abaixo...

A meu ver, isto apenas pelo que li, algumas das paredes interiores que foram retiradas deviam ser estruturais, os pavimentos apoiavam sobre elas, (seriam aprumadas ao longo de todos os pisos do edificio) e por isso tiveram que colocar as vigas metálicas. O que acontece nestas situações é que é apenas feita uma análise local da estrutura, não duvido que as vigas estejam bem dimensionadas e bem colocadas em obra o que acontece é que vai ocorrer uma transferência de carga dos elementos que foram retirados para os que se mantiveram. Ora, porque durante a contrução o faseamento contrutivo não foi o mais adequado, ora porque retiraram um elemento (paredes) que era rigido no seu plano por um elemento mais flexivel...

No local onde aparece a fenda existia alguma parede ou tem alguma viga (H100) a descarregar, sob o estuque?
    Não existem fotos das obras e ou acompanhamento das fendas?
    Visite os apartamentos dos vizinhos de baixo e de cima, o de cima poderá ter problemas maiores...as paredes que apoiavam nas paredes que foram retiradas apoiam agora em vigas...

Não creio que haja risco de colapso, penso que essas fendas se devem a uma alteração das condições de suporte...por isso dizem "...é comum nestas intervenções..." ehehehe

Eu não comprava...

A intervenção que eles fizeram foi para valorizarem o apartamento ou para viverem lá? Só porque com a data de reabilitação tão recente...2014...
    Concordam com este comentário: FD
  10.  # 11

Boa tarde DM
    Muito obrigado pelo seu contributo.

Na sala onde tirei a foto que coloquei aqui no fórum existe uma viga H100 (apesar de eu não saber o que é uma viga H100 :), no entanto não posso dar a certeza se é exactamente naquele local ou se é mais para a esquerda da sala.

O apartamento no geral tem pequenas fissuras de diâmetro, mesmo nas divisões que não têm vigas H100.
    Aliás, a cozinha que pelo que percebi da explicação foi a que foi mais intervencionada, não tem praticamente fissura nenhuma.

Onde tem mais fissuras é na despensa, uma divisão interior que a única alteração que teve foi taparem um buraco/janela que acedia à cozinha. A explicação que deram para as fissuras na despensa foi mesma essa, como a obra era recente , os materias cedem sempre um pouco....

Não é um procedimento normal, sempre que se mexa numa parede estrutural que se reforço com este tipo de vigas? pelo menos tenho lido outras obras que fazem precisamente isto.

Sobra as fotos, não tenho fotos do antes e do depois. Só tenho 4 ou 5 fotos que o proprietário tirou durante as obras, mas já com as obras em andamento.

Sobre o acompanhamento das fissuras, eu próprio as acompanhei, porque a primeira vez que visitei este imóvel foi em Dezembro e a última no início de Abril e a fissura da foto está igual, ou seja, não aumentou o diâmetro. Todas as fissuras são mesmo muito finas de diâmetro.

A intervenção que foi feita, já foi pensava para vender o imóvel, e pela informação que tenho quem fez as obras tem muita experiência neste tipo de obras. E isso acaba-se por notar nos detalhes. A instalação electrica nova, está excelente, mesmo os pormenores dos pontos de instalação das tomadas da televisão por cabo demonstram conhecimento e experiência.

Sobre o que disse de falar com os vizinhos. Eu não os conheço, mas sei que vai haver uma reunião de condomínio muito em breve. Agora resta saber se me querem receber na reunião, uma vez que ainda não sou o proprietário.

No entanto soube que os apartamentos do lado do meu, apresentam alguns problemas de humidade/infiltrações, principalmente na parede que separa este prédio do prédio do lado. Esta parede é precisamente a que está na foto, que é a mesma do wc e um dos quartos (não tem pladur).
    Acontece que durante pelo menos 5 meses, este apartamento não apresenta qualquer sinal de humidade, nem cheira a humidade (apesar de estar fechado) e já choveu várias vezes.

O proprietário sempre me disse que este apartamento nunca apresentou problemas de humidade , que estava seco quando o comprou (mas isto tb vale o que vale)

A minha pergunta é: como as paredes foram todas picadas até ao tijolo e rebocados com massa em cimento 4X1. Foram depois estucadas com massa e enchimento e com acabamentos da marca SIVAL. Os tectos em pladur têm lã de rocha, assim como o chão que também tem lã de rocha, isto fará com que mesmo existindo problemas de humidade , estes ficassem resolvidos? Será que se os vizinhos que se queixam de humidade (não sei a extensão do problema)se fizessem uma intervenção deste tipo não resolveriam igualmente o problema? Ou é necessário muito mais do que isto para resolver problemas de humidade?

Muito Obrigado
    •  
      FD
    • 20 abril 2015 editado

# 12

Colocado por: PaulolsoaresQual a vossa opinião? Acham que foi feita uma boa recuperação em termos técnicos e de material?

No "papel" parece que sim.
    Apesar da falta de rigor na descrição e na fundamentação técnica.
    Já agora, é lã de rocha. :)

Colocado por: Paulolsoaresisto fará com que mesmo existindo problemas de humidade , estes ficassem resolvidos?

Essas intervenções nada têm a ver com humidades.
    A lã rocha é para isolamento acústico e térmico, nada mais.
    As paredes foram "acabadas", só.

Colocado por: PaulolsoaresSerá que se os vizinhos que se queixam de humidade (não sei a extensão do problema)se fizessem uma intervenção deste tipo não resolveriam igualmente o problema? Ou é necessário muito mais do que isto para resolver problemas de humidade?

É necessário muito mais que isso.
    Pense numas calças. Faz-lhes um buraco acidentalmente. Não é por as tingir ou por vestir umas ceroulas por baixo que vai acabar com o buraco. Tem que as coser.
    Aí, é mais ou menos o mesmo.
    O problema existente pode ter a ver com a ligação entre os dois prédios, e isso não se resolve assim.
  11.  # 13

Obrigado pelo seu contributo.
    Mas afinal é lã de rocha ou lã rocha? A minha área é mais gestão de empresas :)
    Mas não seria normaj,existindo problemas, em um ano este apartamento já apresentar sinais de humidade?

Obrigado
  12.  # 14

Colocado por: PaulolsoaresMas afinal é lã de rocha ou lã rocha?
    lã de rocha (o que você tem lá em cima é landrocha).

Colocado por: PaulolsoaresMas não seria normaj,existindo problemas, em um ano este apartamento já apresentar sinais de humidade?
    Seria.

Quanto ao apartamento, você tem de tomar consciência que vai adquirir um prédio VELHO a quem fizeram uma plástica, incluindo uns implantes mamários "com muito bom gosto" (para usar a sua expressão sobre os acabamentos).
    O valor de um apartamento destes NÃO DEVIA ter nada a ver com a de um apartamento NOVO na mesma zona...

Um sócio do meu pai trabalhou anos suficientes para construir um prédio nessa Av. Morais Soares (Lisboa), demoli-lo, e construir outro no mesmo local.
    E porque não se limitaram a "remodelar" o antigo?
    Porque a qualidade da construção dos prédios mais recentes não tem nada a ver com a dos anos 30! A começar nas fundações (e estacionamento em cave), passando pela estrutura TODA em betão armado, e acabando no "telhado" (onde as *telhas* apenas lá estão para enfeitar).

Já agora:
    . na lista de trabalhos efectuados nada diz sobre os vãos exteriores (Janelas). Não me diga que ainda são em madeira?
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  13.  # 15

porque não se limitaram a "remodelar" o antigo?
    Porque a qualidade da construção dos prédios mais recentes não tem nada a ver com a dos anos 30! A começar nas fundações (e estacionamento em cave), passando pela estrutura TODA em betão armado, e acabando no "telhado" (onde as *telhas* apenas lá estão para enfeitar).

Quer dizer que as construções actuais são superiores às antigas? Tinha ideia do contrário.
    Aqui aonde vivo, tenho um apartamento que data de finais dos anos 30. Foi renovado antes de para lá entrar. Construção sólida, sem fissuras, apartamento sem problemas e bastante agradável. Desconfio, contudo, que haverá eventualmente perigo de amianto se se tocar nas canalizações da cave.
    Tenho apartamentos em Portugal, na margem sul (zonas de almada e Charneca) e na linha de Sintra. Os dois mais antigos foram construídos em 1981/1982. Já estão velhos. Tenho problemas, porque ninguém quer reparar, porque não há dinheiro e não posso vender, porque ninguém quer ou pode comprar actualmente.
  14.  # 16

Colocado por: Luis K. W.lã de rocha (o que você tem lá em cima é landrocha).

Seria.

Quanto ao apartamento, você tem de tomar consciência que vai adquirir um prédio VELHO a quem fizeram uma plástica, incluindo uns implantes mamários "com muito bom gosto" (para usar a sua expressão sobre os acabamentos).
    O valor de um apartamento destes NÃO DEVIA ter nada a ver com a de um apartamento NOVO na mesma zona...

Um sócio do meu pai trabalhou anos suficientes para construir um prédio nessa Av. Morais Soares (Lisboa), demoli-lo, e construir outro no mesmo local.
    E porque não se limitaram a "remodelar" o antigo?

Já agora:
    . na lista de trabalhos efectuados nada diz sobre os vãos exteriores (Janelas). Não me diga que ainda são em madeira?
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas

Obrigado pelo seu comentário.
    Obviamente que o preço não será o mesmo do que um prédio novo. será muito inferior.
    Prédios novos na zona que falo não existem assim tantos. E não sou favorável à demolição. Um prédio antigo poderá ser tão bom ou ainda melhor do que um novo, depende de quem o constrói e dos materiais que utiliza.

Em relação aos "implantes mamários" todos levam, seja novo ou velho.

A caixilharia é toda nova com vidro duplo.
    Toda a canalização e sistema elétrico também.
    Aqui a questão principal é eventualmente algum problema que não esteja visível, como a questão da humidade que abordei. Mesmo que algum vizinho tenha problemas de humidade acho estranho O apartamento ter um ano e não apresentar problemas, possivelmente não os terá...

Obrigado
  15.  # 17

Colocado por: Matilde
    Quer dizer que as construções actuais são superiores às antigas? Tinha ideia do contrário.
    Aqui aonde vivo, tenho um apartamento que data de finais dos anos 30. Foi renovado antes de para lá entrar. Construção sólida, sem fissuras, apartamento sem problemas e bastante agradável. Desconfio, contudo, que haverá eventualmente perigo de amianto se se tocar nas canalizações da cave.
    Tenho apartamentos em Portugal, na margem sul (zonas de almada e Charneca) e na linha de Sintra. Os dois mais antigos foram construídos em 1981/1982. Já estão velhos. Tenho problemas, porque ninguém quer reparar, porque não há dinheiro e não posso vender, porque ninguém quer ou pode comprar actualmente.

Concordo com a sua visão.
    Os prédios novos habitualmente não têm o pé alto, são mais pequenos ou se são grandes triplica o preço.
    Existem recuperações fantásticas em Lisboa e é bom a dinâmica de recuperação que está a acontecer em Lisboa.
    Concordam com este comentário: Matilde
  16.  # 18

é bom a dinâmica de recuperação que está a acontecer

Também acho. É a minha opinião que vale o que valer, pois não sou nem engenheira nem arquitecta.
    Lembro-me das antigas estações da CP na linha de Sintra. Podiam ter aproveitado o estilo, renovar e valorizar o que já existia. Em contrapartida, construiram aqueles mamarrachos que até metem medo e que a rapaziada já começou a degradar com grafitis.
  17.  # 19

Remover paredes em prédios antigos...ou novos...parece-me arriscado. As paredes neste caso parecem ter uma funcao estrutural.

O que posso dizer é que em predio ai proximo na Penha de França conheço fissuras mas são menores em comprimento e resultam, segundo me explicaram do assentamento do prédio, acabado em 2002. O prédio estabiliza no solo depois de estar acabado e acaba por excercer algumas tensões locais que criam pequenas fissuras; estas só devem ser reparadas alguns anos depois quando o prédio já assentou. As suas fotos parecem algo diferente. Assim, aconteceu com o dito prédio da Penha. Agora foi repintado e não apareceram fissuras, pelo menos por enquanto.

Nota: eu não sou especialista em nenhuma das áreas.
    Concordam com este comentário: Paulolsoares
  18.  # 20

Na minha opinião de quase leigo, aconselho-o a levar ao local um técnico habilitado e com experiência nesse tipo de habitações. Vai-lhe poupar muito dinheiro...

0.0246 seg. NEW