Colocado por: r.gaspar1984em Dezembro usaste 15 dias "uteis" a casa, e gastas 70€ só para o piso radiante e AQS?
Colocado por: Pedro FernandesSe utilizar a casa os 30 dias, em vez de 70€ daria no mínimo uns 150€ para o PRH e AQS
Colocado por: jorgealves
ou pouco mais daria, pois a constante subida de temperatura gasta muito mais do que a simples manutenção da mesma.
Colocado por: Pedro Fernandes
Aquilo a que o Jorge chama "simples manutenção da temperatura" tem sempre custos significativos num mês frio como este...
Se considerarmos os 3 dias por semana de uso( e se calhar só vai na sexta á noite), dará cerca de 12 dias por mês...que extrapolado directamente daria 175€ em 30 dias...Eu falei em 150€...e mesmo que sejam 130€, tendo em conta o apoio solar (que foi bom este mês), são valores credíveis e longe de valores "comerciais" que li em outros tópicos...
Resta ainda saber as temperaturas interiores solicitadas...
Colocado por: Pedro Fernandes
Aquilo a que o Jorge chama "simples manutenção da temperatura" tem sempre custos significativos num mês frio como este...
Se considerarmos os 3 dias por semana de uso( e se calhar só vai na sexta á noite), dará cerca de 12 dias por mês...que extrapolado directamente daria 175€ em 30 dias...Eu falei em 150€...e mesmo que sejam 130€, tendo em conta o apoio solar (que foi bom este mês), são valores credíveis e longe de valores "comerciais" que li em outros tópicos...
Resta ainda saber as temperaturas interiores solicitadas...
Colocado por: nocas1Termostatos a 20 graus, mas a sensação é bem superior. Ontem andávamos em mangas de camisa.É uma temperatura mediana...Um dos vários exs que conheço costuma ter os termostatos a 22/23º...ele diz que é um calorão e a mulher anda de robe...O conforto é subjectivo...;-)
Colocado por: nocas1Como disse o valor do mês de Dezembro está influenciado também pela temperatura de impulsão de 35 para 45. Em Novembro, a 35 graus gastou menos de metade.Percebo...mas olhe que as mínimas de Novembro foram bem superiores ás que estamos a ter em Dezembro...e isso tb conta...
Colocado por: nocas1...e noutras zonas não duvido que os consumos se aproximem dos tais "valores comerciais".
Colocado por: nocas1
Termostatos a 20 graus, mas a sensação é bem superior. Ontem andávamos em mangas de camisa. Como disse o valor do mês de Dezembro está influenciado também pela temperatura de impulsão de 35 para 45. Em Novembro, a 35 graus gastou menos de metade. O meu piso tem uma grande inércia, p. ex. após 2 dias ligado, posso desligar ao 3o dia que a casa continua confortável.
Noutro tipo de casas melhor isoladas (tenho uma área envidraçada decomunal) e noutras zonas não duvido que os consumos se aproximem dos tais "valores comerciais".
Na minha óptica nao ganha muito com a alteração de 35 para 45, pois o que vai acontecer é que quando atinge os 20 graus a maquina para e depois quando recomeça vai trabalhar a 45, estando a menos temperatura vai usufruir mais do cop da maquina.
Colocado por: jorgealvesa razao da temperatura de impulsao a 45 tem a ver com o piso superior ser em madeira e com temperatura inferior nao ter debito para garantir o conforto desejado.Estas pessoas agradeceram este comentário:pc ferreira
Colocado por: jorgealvesa razao da temperatura de impulsao a 45 tem a ver com o piso superior ser em madeira e com temperatura inferior nao ter debito para garantir o conforto desejado.uma lixinha, raspar a madeira ate uns milimetros de espessura e ta feito!! so complicas pah!
Colocado por: jorgealves
ou pouco mais daria, pois a constante subida de temperatura gasta muito mais do que a simples manutenção da mesma.
Colocado por: chuck norrisEu confirmo. Foram 150 paus para aquecimento no primeiro mês que liguei a bc. E andei duas semanas em experiências (liga e desliga e torna a ligar)
Colocado por: João AlmeidaÉ com caldeira a lenha?
Colocado por: chuck norrisbc=Bomba de Calor
Colocado por: João Almeida
É com caldeira a lenha? ;)
Colocado por: miguelg
Parece afinal que o consumo de cerca de 150€/mês só em aquecimento PRH não é descabido.
Colocado por: nocas1
Não me parece que a média chegue aos 150€ mês só em aquecimento, mesmo considerando que a casa não tem o melhor dos isolamentos e está perto do mar. Acabei de receber a factura de electricidade e foram 127€ no total (45 dias de 1 Nov a 15 Dez). Estão neste momento 0 graus lá fora (ontem à noite -2) e a cá dentro está um forninho. De qq modo, nos próximos meses irei continuar a partilhar os consumos.
Colocado por: miguelg
Se em aquecimento gastou 70€ em 15 dias, esse valor para 45 dias deve ser estimado, espere por uma fatura após leitura de consumo.