Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

Colocado por: r.gaspar1984em Dezembro usaste 15 dias "uteis" a casa, e gastas 70€ só para o piso radiante e AQS?

Se utilizar a casa os 30 dias, em vez de 70€ daria no mínimo uns 150€ para o PRH e AQS...
    Tendo em conta os dados (áreas a aquecer, apoio de painéis solares, etc), e ao contrario de alguns relatos nada credíveis em outros tópicos, este gasto parece-me compreensível.
    Também era pertinente saber as temperaturas pedidas nas varias divisões...
  2.  # 62

Colocado por: Pedro FernandesSe utilizar a casa os 30 dias, em vez de 70€ daria no mínimo uns 150€ para o PRH e AQS

ou pouco mais daria, pois a constante subida de temperatura gasta muito mais do que a simples manutenção da mesma.
  3.  # 63

Colocado por: jorgealves
    ou pouco mais daria, pois a constante subida de temperatura gasta muito mais do que a simples manutenção da mesma.

Aquilo a que o Jorge chama "simples manutenção da temperatura" tem sempre custos significativos num mês frio como este...

Se considerarmos os 3 dias por semana de uso( e se calhar só vai na sexta á noite), dará cerca de 12 dias por mês...que extrapolado directamente daria 175€ em 30 dias...Eu falei em 150€...e mesmo que sejam 130€, tendo em conta o apoio solar (que foi bom este mês), são valores credíveis e longe de valores "comerciais" que li em outros tópicos...

Resta ainda saber as temperaturas interiores solicitadas...
    Concordam com este comentário: nocas1
  4.  # 64

Colocado por: Pedro Fernandes
    Aquilo a que o Jorge chama "simples manutenção da temperatura" tem sempre custos significativos num mês frio como este...

Se considerarmos os 3 dias por semana de uso( e se calhar só vai na sexta á noite), dará cerca de 12 dias por mês...que extrapolado directamente daria 175€ em 30 dias...Eu falei em 150€...e mesmo que sejam 130€, tendo em conta o apoio solar (que foi bom este mês), são valores credíveis e longe de valores "comerciais" que li em outros tópicos...

Fugindo um pouco ao solicitado pelo autor do tópico, pelo facto de não intervir como possuidor de prh (ou talvez até seja), e analisando os seus comentários, pergunto-lhe:

- com base em que conhecimentos faz os seus comentarios?
    A) sabe a capacidade de propagação energética de todos os sistemas?
    B) tem a mínima ideia da relação temperatura de impulsão vs capacidade de difusão de acordo com a resistência térmica da betonilha e do acabamento?

C) tem a mínima ideia da diferença que existe apenas pelo simples facto do espaçamento do tubo ser distinto?

...
  5.  # 65

Colocado por: Pedro Fernandes

Termostatos a 20 graus, mas a sensação é bem superior. Ontem andávamos em mangas de camisa. Como disse o valor do mês de Dezembro está influenciado também pela temperatura de impulsão de 35 para 45. Em Novembro, a 35 graus gastou menos de metade. O meu piso tem uma grande inércia, p. ex. após 2 dias ligado, posso desligar ao 3o dia que a casa continua confortável.
    Noutro tipo de casas melhor isoladas (tenho uma área envidraçada decomunal) e noutras zonas não duvido que os consumos se aproximem dos tais "valores comerciais".
  6.  # 66

Colocado por: nocas1Termostatos a 20 graus, mas a sensação é bem superior. Ontem andávamos em mangas de camisa.
    É uma temperatura mediana...Um dos vários exs que conheço costuma ter os termostatos a 22/23º...ele diz que é um calorão e a mulher anda de robe...O conforto é subjectivo...;-)

Colocado por: nocas1Como disse o valor do mês de Dezembro está influenciado também pela temperatura de impulsão de 35 para 45. Em Novembro, a 35 graus gastou menos de metade.
    Percebo...mas olhe que as mínimas de Novembro foram bem superiores ás que estamos a ter em Dezembro...e isso tb conta...

Colocado por: nocas1...e noutras zonas não duvido que os consumos se aproximem dos tais "valores comerciais".

Os valores comerciais que me referi foram atirados para o ar sem explicação sobre o tipo/intensidade de utilização...Ora...isso é bom é para vender...

O seu testemunho, e por muitas variáveis e pormenores desconhecidos que tenha, anda alinhado com alguns que conheço...mais trocos menos trocos...
  7.  # 67

Colocado por: nocas1

Termostatos a 20 graus, mas a sensação é bem superior. Ontem andávamos em mangas de camisa. Como disse o valor do mês de Dezembro está influenciado também pela temperatura de impulsão de 35 para 45. Em Novembro, a 35 graus gastou menos de metade. O meu piso tem uma grande inércia, p. ex. após 2 dias ligado, posso desligar ao 3o dia que a casa continua confortável.
    Noutro tipo de casas melhor isoladas (tenho uma área envidraçada decomunal) e noutras zonas não duvido que os consumos se aproximem dos tais "valores comerciais".

Na minha óptica nao ganha muito com a alteração de 35 para 45, pois o que vai acontecer é que quando atinge os 20 graus a maquina para e depois quando recomeça vai trabalhar a 45, estando a menos temperatura vai usufruir mais do cop da maquina.
    Concordam com este comentário: eu, nocas1
  8.  # 68

Na minha óptica nao ganha muito com a alteração de 35 para 45, pois o que vai acontecer é que quando atinge os 20 graus a maquina para e depois quando recomeça vai trabalhar a 45, estando a menos temperatura vai usufruir mais do cop da maquina.

Com base na experiência deste mês, de facto penso que poderei reduzir os consumos. Eventualmente arrancar nas 1as horas nos 45 e assim que a temperatura seja agradável, baixar para os 35 ou coisa parecida.
    Em Janeiro continuam os testes...
  9.  # 69

a razao da temperatura de impulsao a 45 tem a ver com o piso superior ser em madeira e com temperatura inferior nao ter debito para garantir o conforto desejado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu, pc ferreira, electrao
  10.  # 70

Colocado por: jorgealvesa razao da temperatura de impulsao a 45 tem a ver com o piso superior ser em madeira e com temperatura inferior nao ter debito para garantir o conforto desejado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:pc ferreira

Ok! Ja vi no post 51 que o tubo esta passado a 300...
  11.  # 71

Colocado por: jorgealvesa razao da temperatura de impulsao a 45 tem a ver com o piso superior ser em madeira e com temperatura inferior nao ter debito para garantir o conforto desejado.
    uma lixinha, raspar a madeira ate uns milimetros de espessura e ta feito!! so complicas pah!
    Concordam com este comentário: jorgealves
  12.  # 72

Colocado por: jorgealves

Parece afinal que o consumo de cerca de 150€/mês só em aquecimento PRH não é descabido.
  13.  # 73

Eu confirmo. Foram 150 paus para aquecimento no primeiro mês que liguei a bc. E andei duas semanas em experiências (liga e desliga e torna a ligar)
  14.  # 74

Colocado por: chuck norrisEu confirmo. Foram 150 paus para aquecimento no primeiro mês que liguei a bc. E andei duas semanas em experiências (liga e desliga e torna a ligar)

É com caldeira a lenha? ;)
  15.  # 75

Colocado por: João AlmeidaÉ com caldeira a lenha?

Colocado por: chuck norrisbc
    =Bomba de Calor
  16.  # 76

Colocado por: João Almeida
    É com caldeira a lenha? ;)

Isso é o que eu tenho...duas garrafas de Martini ao ano!
  17.  # 77

Colocado por: miguelg

Parece afinal que o consumo de cerca de 150€/mês só em aquecimento PRH não é descabido.

Não me parece que a média chegue aos 150€ mês só em aquecimento, mesmo considerando que a casa não tem o melhor dos isolamentos e está perto do mar. Acabei de receber a factura de electricidade e foram 127€ no total (45 dias de 1 Nov a 15 Dez). Estão neste momento 0 graus lá fora (ontem à noite -2) e a cá dentro está um forninho. De qq modo, nos próximos meses irei continuar a partilhar os consumos.
  18.  # 78

Colocado por: nocas1

Não me parece que a média chegue aos 150€ mês só em aquecimento, mesmo considerando que a casa não tem o melhor dos isolamentos e está perto do mar. Acabei de receber a factura de electricidade e foram 127€ no total (45 dias de 1 Nov a 15 Dez). Estão neste momento 0 graus lá fora (ontem à noite -2) e a cá dentro está um forninho. De qq modo, nos próximos meses irei continuar a partilhar os consumos.

Se em aquecimento gastou 70€ em 15 dias, esse valor para 45 dias deve ser estimado, espere por uma fatura após leitura de consumo.
  19.  # 79

Boas, estou a acompanhar esta discussão pois tenho um sistema central de aquecimento a gasoleo com radiadores, no total tenho 75 elementos mais dois toalheiros, a minha dúvida era se para este tipo de instalação não sendo piso radiante se vale a pena investir numa bomba de calor.
  20.  # 80

Colocado por: miguelg

Se em aquecimento gastou 70€ em 15 dias, esse valor para 45 dias deve ser estimado, espere por uma fatura após leitura de consumo.

...foram mais uns 12 dias...se é que as sextas foram todo o dia ou só á noite...e, muito importante, para 20º interior...mais 1ou 2º e a "coisa" aquece...

0.0270 seg. NEW