Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81

Colocado por: ChlcOBoas, estou a acompanhar esta discussão pois tenho um sistema central de aquecimento a gasoleo com radiadores, no total tenho 75 elementos mais dois toalheiros, a minha dúvida era se para este tipo de instalação não sendo piso radiante se vale a pena investir numa bomba de calor.
    o que é para si valer a pena? pagar menos ao fim do mes? e ter mais tempo ligado o aquecimento por causa dos custos?
  2.  # 82

Colocado por: Sergio Rodrigueso que é para si valer a pena? pagar menos ao fim do mes? e ter mais tempo ligado o aquecimento por causa dos custos?

Sim, sendo que um dos orçamentos que me deram para uma bc da Zantia modelo Montreal 15 Plus foi de cerca de 5000€ só a bomba visto que o circuito seria o que já existe para a caldeira a gasóleo.
    Será que o rendimento da bc será bom num sistema de aquecimento central a radiadores?
    O objectivo seria ter calor 24h por dia, o que escusado será dizer não faço neste momento, pois o gasóeo está algo para o caro.

Basicamente será que investindo um valor desses o aproveitamento da bomba é bom, visto o sistema não ser piso radiante?
    Consigo ter uma despesa aceitável para ter o aquecimento sempre ligado (100€ a 150€ mês)?

Obrigado
  3.  # 83

Colocado por: ChlcOConsigo ter uma despesa aceitável para ter o aquecimento sempre ligado (100€ a 150€ mês)?

só se ligar a bomba 2 a 3 horas por mês,

aqui apresentam consumos dessa grandeza com bombas de calor modulantes e afinadas ao pormenor para aquecimento radiante de baixa temperatura e você quer comparar com um aquecimento a radiadores de alta temperatura e com uma bomba on\off (sem inverter ou modulação de potencia) vamos ser simpáticos e apelidar de ligeiramente fraca,

sabe que a temperatura limite dessa maquina é de 60ºC, e que os radiadores habitualmente têem a potencia máxima calculada entre os 65ºC e os 70ºC?

pela minha experiencia diria que essa solução nunca ficaria a menos de 200€\mês de consumo efectivo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ChlcO
      116.jpg
  4.  # 84

Colocado por: nocas1Termostatos a 20 graus, mas a sensação é bem superior. Ontem andávamos em mangas de camisa.

Colocado por: Pedro FernandesÉ uma temperatura mediana

você continua a teimar em não perceber o conceito radiante e continua a teimas em misturar o seu aquecimento exclusivamnete por convecção com as soluções por radiante,

um exemplo da radiação a funcionar, hoje estiveram na rua uns agradáveis 10ºC a 12ºC e quem esteve ao sol sentiu algum frio???

portanto os seus 24ºC têem dão o mesmo conforto que os 20ºC de um sistema radiante.
  5.  # 85

Colocado por: miguelgSe em aquecimento gastou 70€ em 15 dias, esse valor para 45 dias deve ser estimado, espere por uma fatura após leitura de consumo.

é o consumo exacto, pois a instalação tem uma coisa desta na alimentação da bomba de calor
      2014-12-30 14.09.26.jpg
  6.  # 86

e o solar térmico faz ele próprio as contas á energia produzida,
      2014-12-30 11.49.55.jpg
  7.  # 87

Colocado por: jorgealves

aqui apresentam consumos dessa grandeza com bombas de calor modulantes e afinadas ao pormenor para aquecimento radiante de baixa temperatura e você quer comparar com um aquecimento a radiadores de alta temperatura e com uma bomba on\off (sem inverter ou modulação de potencia) vamos ser simpáticos e apelidar de ligeiramente fraca,

sabe que a temperatura limite dessa maquina é de 60ºC, e que os radiadores habitualmente têem a potencia máxima calculada entre os 65ºC e os 70ºC?

pela minha experiencia diria que essa solução nunca ficaria a menos de 200€\mês de consumo efectivo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ChlcO

Seria então mais interessante colocar uma caldeira a pellets ou um queimador a pellets na caldeira que tenho agora, uma Roca Laia 25GTA?
  8.  # 88

Colocado por: ChlcOSeria então mais interessante colocar uma caldeira a pellets ou um queimador a pellets na caldeira que tenho agora, uma Roca Laia 25GTA?

são tudo soluções possíveis, umas melhores e outras piores,
    quem opta por bomba de calor é pela comodidade e não ter qualquer trabalho, pois quer a lenha quer os pellets obrigam a limpezas frequentes e andar a comprar, carregar e armazenar uma grande quantidade de matéria prima.
  9.  # 89

Colocado por: jorgealvesvocê continua a teimar em não perceber o conceito radiante e continua a teimas em misturar o seu aquecimento exclusivamnete por convecção com as soluções por radiante,

um exemplo da radiação a funcionar, hoje estiveram na rua uns agradáveis 10ºC a 12ºC e quem esteve ao sol sentiu algum frio???

portanto os seus 24ºC têem dão o mesmo conforto que os 20ºC de um sistema radiante.

O Jorge anda tão preocupado em defender consumos milagrosos que se esquece com quem está a falar...Diga lá onde é que eu comparei os 20º do prh com o que quer que seja...

Desde que participo neste forum que sempre defendi o prh como melhor solução de conforto e NUNCA comparei esse conforto com o do meu sistema multisplit...

Eu apenas disse que conheço vários exs com prh em que com 20º não sentem conforto suficiente e têm a 22/23º...e que esses mais 1 ou 2 ou 3º a mais, em dias/noites frios como agora custam mais euros para manter...Simples...

Quem chamou o meu sistema para aqui foi o Jorge...vá-se lá saber pq...;-)
  10.  # 90

Colocado por: miguelg

Se em aquecimento gastou 70€ em 15 dias, esse valor para 45 dias deve ser estimado, espere por uma fatura após leitura de consumo.

Os consumos desta factura são reais. Mudei de fornecedor de energia a 1 Nov. e até 15 Dez comuniquei 2x a leitura de contadores. Uma coisa é certa a alteração da caldeira para a BC, neste mês, traduziu-se numa poupança de 2/3 face ao que gastava. Agora se a média vão ser 70 ou 100 ou x€/mês, isso vamos ter de esperar pelos próximos meses.
    Gostava que mais forenses viessem aqui evidenciar as suas instalações e os custos do aquecimento com PRH, sobretudo em casas mais recentes e bem isoladas.
    • eu
    • 1 janeiro 2015

# 91

Colocado por: nocas1Gostava que mais forenses

fo·ren·se
    (latim forensis, -e,)
    adjectivo de dois géneros

1. Do foro judicial.

2. Dos tribunais ou a eles relativo.

3. Que aplica conhecimentos científicos a questões criminais (ex.: cientista forense, medicina forense).

"forense", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/DLPO/forense [consultado em 01-01-2015].
  11.  # 92

Então, com base na sua experiencia, com um bomba de calor em condições e radiadores de alta temperatura? A coisa funciona?
  12.  # 93

Colocado por: jmateirocom um bomba de calor em condições e radiadores de alta temperatura? A coisa funciona?

se for de alta temperatura ou hibrida (até 80ºC) funciona tal como funciona uma caldeira,

se for uma caldeira a gasoleo poupa até 50% no custo mensal.
  13.  # 94

se for de alta temperatura ou hibrida (até 80ºC) funciona tal como funciona uma caldeira,

se for uma caldeira a gasoleo poupa até 50% no custo mensal.
    gasta mas para a mesma utilizaçao, senao gasta tanto ou mais
  14.  # 95

Colocado por: Sergio Rodriguessenao gasta tanto ou mais

ainda não me aconteceu nenhuma Bomba de Calor gastar nem perto do consumo normal de uma caldeira a gasóleo ou gás,

mas estou somente a falar das que instalei e comercializo, pois sei de umas que trabalham até 55ºC/60ºC e daí para cima é por resistências eléctricas,

as HT Altherma têm COP mínimo de 2.75, com agua a 80ºC e temp do ar ext -5ºC.
  15.  # 96

é o que estou-te a dizer, com a mesma utilização, se por alguma razão usarem para aquecer um espaço maior, um maior numero de horas, uma temp amb maior!! o valor sobe bem!!
    Concordam com este comentário: Pedro Fernandes
    • eu
    • 2 janeiro 2015

# 97

Os preços do gasóleo de aquecimento também têm descido, certo? Esta descida não veio baralhar novamente as contas?
  16.  # 98

o gasoleo para aquecimento ja esteve ha uns anos a 40 cent ou ate menos, tão cedo nao se volta a esses preços!!
  17.  # 99

Tive agora uma bela conta: 525€ (125€ + 400€) por dois meses.
    Descontando a média de verão: aprox. 130€/mês dá (525-2x130€) = 265/2 = 132,5€/mês.

Alterei agora a temperatura do acumulador, desci dos aprox. 47ºC para aprox. 43ºC. Vamos ver os próximos meses.

Cumps
  18.  # 100

no meu caso, mudei de gasoleo para bomba de calor alta temperatura,
    passei a gastar um terço do que gastava, mais coisa menos coisa.

0.0305 seg. NEW