Colocado por: ChlcOBoas, estou a acompanhar esta discussão pois tenho um sistema central de aquecimento a gasoleo com radiadores, no total tenho 75 elementos mais dois toalheiros, a minha dúvida era se para este tipo de instalação não sendo piso radiante se vale a pena investir numa bomba de calor.o que é para si valer a pena? pagar menos ao fim do mes? e ter mais tempo ligado o aquecimento por causa dos custos?
Colocado por: Sergio Rodrigueso que é para si valer a pena? pagar menos ao fim do mes? e ter mais tempo ligado o aquecimento por causa dos custos?
Colocado por: ChlcOConsigo ter uma despesa aceitável para ter o aquecimento sempre ligado (100€ a 150€ mês)?
Colocado por: nocas1Termostatos a 20 graus, mas a sensação é bem superior. Ontem andávamos em mangas de camisa.
Colocado por: Pedro FernandesÉ uma temperatura mediana
Colocado por: miguelgSe em aquecimento gastou 70€ em 15 dias, esse valor para 45 dias deve ser estimado, espere por uma fatura após leitura de consumo.
Colocado por: jorgealves
só se ligar a bomba 2 a 3 horas por mês,
aqui apresentam consumos dessa grandeza com bombas de calor modulantes e afinadas ao pormenor para aquecimento radiante de baixa temperatura e você quer comparar com um aquecimento a radiadores de alta temperatura e com uma bomba on\off (sem inverter ou modulação de potencia) vamos ser simpáticos e apelidar de ligeiramente fraca,
sabe que a temperatura limite dessa maquina é de 60ºC, e que os radiadores habitualmente têem a potencia máxima calculada entre os 65ºC e os 70ºC?
pela minha experiencia diria que essa solução nunca ficaria a menos de 200€\mês de consumo efectivo.Estas pessoas agradeceram este comentário:ChlcO
Colocado por: ChlcOSeria então mais interessante colocar uma caldeira a pellets ou um queimador a pellets na caldeira que tenho agora, uma Roca Laia 25GTA?
Colocado por: jorgealvesvocê continua a teimar em não perceber o conceito radiante e continua a teimas em misturar o seu aquecimento exclusivamnete por convecção com as soluções por radiante,
um exemplo da radiação a funcionar, hoje estiveram na rua uns agradáveis 10ºC a 12ºC e quem esteve ao sol sentiu algum frio???
portanto os seus 24ºC têem dão o mesmo conforto que os 20ºC de um sistema radiante.
Colocado por: miguelg
Se em aquecimento gastou 70€ em 15 dias, esse valor para 45 dias deve ser estimado, espere por uma fatura após leitura de consumo.
Colocado por: nocas1Gostava que mais forenses
Colocado por: jorgealves
só se ligar a bomba 2 a 3 horas por mês,
aqui apresentam consumos dessa grandeza com bombas de calor modulantes e afinadas ao pormenor para aquecimento radiante de baixa temperatura e você quer comparar com um aquecimento a radiadores de alta temperatura e com uma bomba on\off (sem inverter ou modulação de potencia) vamos ser simpáticos e apelidar de ligeiramente fraca,
sabe que a temperatura limite dessa maquina é de 60ºC, e que os radiadores habitualmente têem a potencia máxima calculada entre os 65ºC e os 70ºC?
pela minha experiencia diria que essa solução nunca ficaria a menos de 200€\mês de consumo efectivo.
Colocado por: jmateirocom um bomba de calor em condições e radiadores de alta temperatura? A coisa funciona?
Colocado por: jorgealvesgasta mas para a mesma utilizaçao, senao gasta tanto ou mais
se for de alta temperatura ou hibrida (até 80ºC) funciona tal como funciona uma caldeira,
se for uma caldeira a gasoleo poupa até 50% no custo mensal.
Colocado por: Sergio Rodriguessenao gasta tanto ou mais