Iniciar sessão ou registar-se
    • eu
    • 25 outubro 2018

# 141

Colocado por: callinasTanto no inverno como no verão me fez falta a climatização.

Obviamente.

Um dos mitos deste fórum é que uma casa bem isolada não precisa de aquecimento ou arrefecimento.
    Concordam com este comentário: Pedro Azevedo78
  1.  # 142

Colocado por: eu
    Obviamente.

Um dos mitos deste fórum é que uma casa bem isolada não precisa de aquecimento ou arrefecimento.

É claro que faz falta a questão é o custo de aquisição mais o gasto para o aquecimento/arrefecimento.
    E como ir comprar um carro de alta cilindrada e perguntar se gasta pouco
    Quem piso radiante sabe que as facturas da luz e de 100 para cima mensal
    Conforto/ euros a lenha ainda é o mais rentável em aquecimento central
  2.  # 143

Você está a confundir custo do combustível com custos de exploração
  3.  # 144

Colocado por: Sergio RodriguesVocê está a confundir custo do combustível com custos de exploração

Chama se carteira amigo
    Orçamento familiar
  4.  # 145

Se para si o ideal ou o possível é radiadores com lenha, óptimo é a solução indicada, ninguém o obriga a colocar outro sistema.
    Concordam com este comentário: eu
    • eu
    • 25 outubro 2018

# 146

Colocado por: Leandromia questão é o custo de aquisição mais o gasto para o aquecimento/arrefecimento.

Claro que sim, com orçamentos baixos, terão que ser equacionadas alternativas mais baratas.
  5.  # 147

Colocado por: LeandromiCaixa de ar por baixo de pelo menos 50cm do chão
    Isolamento laje do chão de xps 6cm
    Parede dupla com xps de 4-6cm ou parede simples com com capoto, laje de cobertura com xps de 6cm
    Janelas de vidro duplo com 1.6 cm de espessura entre vidros
    Ou seja a casa fica ermeticamente fechada

Isso é muito bem isolada? Isso parece-me o mínimo/normal!
    Tenho 6cm de xps em cerca 2/3 das paredes, e nos dois maiores panos de parede a norte tenho mais 4 de etics. (Se fosse hoje colocava 10cm em etics na casa toda! Pelo menos.)
    Nos tectos tenho de dentro para fora, 6cm de lã mineral + 6cm de PU por cima da laje e depois ainda mais 4cm de XPS (colocado principalmente para proteger o sistema do Sol e com efeitos apenas no verão)
    Todos os vidros baixo emissivos.
    VMC, ou seja, menos perdas a ventilar a casa.
    E preciso bem do prh.
    Claro que podia climatizar com outras soluções! Mas não era a mesma coisa em conforto. E mesmo em termos de custos...
    • eu
    • 25 outubro 2018

# 148

Colocado por: Pedro Azevedo78Se fosse hoje colocava 10cm em etics na casa toda!

#metoo
  6.  # 149

Eu no mínimo 15
  7.  # 150

Colocado por: eu
    Obviamente.

Concordam com este comentário:Pedro Azevedo78
    Outro mito é também afirmar que precisa
    Concordam com este comentário: Anonimo06082021
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anonimo06082021
  8.  # 151

Colocado por: Pedro Azevedo78
    Tenho 6cm de xps em cerca 2/3 das paredes, e nos dois maiores panos de parede a norte tenho mais 4 de etics. (Se fosse hoje colocava 10cm em etics na casa toda! Pelo menos.)
    Nos tectos tenho de dentro para fora, 6cm de lã mineral + 6cm de PU por cima da laje e depois ainda mais 4cm de XPS (colocado principalmente para proteger o sistema do Sol e com efeitos apenas no verão)
    E preciso bem do prh.
    Claro que podia climatizar com outras soluções! Mas não era a mesma coisa em conforto. E mesmo em termos de custos...

E ja agora no inverno e no verao quanto gasta a mais em electricidade com o seu sistema ligado?
  9.  # 152

E preciso bem do prh.

E preciso bem do prh.

Nem tanto ao mar nem tanto à terra. Só falta dizer que precisa de vidros triplos, não vamos isolar as casas ao nível do norte da Europa não compensa. Obviamente que quem tiver um bom orçamento familiar posso gastar quanto quiser em isolamento e energia. Mas se pagarmos na classe média em Portugal que é a maior parte ainda, isolar as casas de forma a que não tenha muita perda e com um sistema de aquecimento central que se possa fazer a gestão dos gastos/ conforto na casa toda compensa mais do que se tarem a endividar até às orelhas só pk os empreiteiros dizem que o que se está a usar agora é PRH com bomba de calor. Parece que descobriram a pólvora quando na verdade o piso radiante já existe há muito tempo e aí que quero chegar
    • eu
    • 26 outubro 2018 editado

# 153

Colocado por: Leandrominão vamos isolar as casas ao nível do norte da Europa não compensa.

No norte da Europa é usual usar-se 30 cm de isolamento, portanto estamos bem longe deles.

E se considerarmos as poupanças energéticas ao longo da vida da casa, se calhar fica mais barato isolar bem a casa do que poupar na construção e gastar depois mais em energia.
    Concordam com este comentário: zinna
  10.  # 154

é tudo relativo.

se você gosta do calor com radiadores e prefere a lareira e lenha, óptimo, é a sua escolha. se é melhor que o PRH? Para mim não e vivi 6 anos na Suiça e o aquecimento era a radiadores.

Eu já tive experiência com lareira, salamandra a pellets, AC, radiadores e mais recentemente PRH. O meu preferido, mas de longe é o PRH, mas isto para mim. E sim tenho a casa bem isolada e o aquecimento é sempre necessário, pelo menos para os meus padrões de conforto e se já viveu com PRH sabe que a diferença no conforto é grande, digo eu.

A nível de custos, 90€ de luz por mês e sendo tudo elétrico em casa (não existe gás cá em casa) acho um mimo. No apartamento que tinha, gastava 50 a 60€ de luz e 20€ a 30€ de gás por mês, mas se ligasse o AC aumentava a luz, se ligasse a salamandra aumentava luz e o custo com as pellets e o conforto era outro... ahhh o apartamento era bem mais pequeno que a moradia
    Concordam com este comentário: eu
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MRK
  11.  # 155

Colocado por: jorgferrOutro mito é também afirmar que precisa
    Concordam com este comentário:Anonimo06082021
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Anonimo06082021

Já estive numa casa passive house e workshops , quem estava a fazer o discurso ...Dizia que uma casa passive house precisava menos energia para aquecer/arrefecer uma casa. Que existiam técnicas para aquecer ( exposição solar... ) e arrefecer (ventilação nocturna). ..Se estivermos no interior com temperaturas acima de 30graus durante a noite é difícil arrefecer a casa, no litoral as temperaturas são mais amenas...
    Falaram sobre a vmc limitava as perdas no interior numa casa .
    Não faltam é textos para quem quiser ler... claro que depois existem muitos interesses , mas ninguém é obrigado a nada...
    Como alguém já falou neste fórum:
    - uma casa é um todo.
  12.  # 156

Só no Pico do Inverno e do Verão, é que os consumos disparam um pouco. De resto climatização por BC com PRH, tem valores perfeitamente aceitáveis.
  13.  # 157

Colocado por: callinasSó no Pico do Inverno e do Verão, é que os consumos disparam um pouco. De resto climatização por BC com PRH, tem valores perfeitamente aceitáveis.

O que considera aceitáveis?
  14.  # 158

Tão ou mais barato que um sistema em Ac, é com muito mais conforto
  15.  # 159

Colocado por: callinasTão ou mais barato que um sistema em Ac, é com muito mais conforto

Sim mas estamos a falar de quanto em euros ?
    E que ter AC todas as divisões ligadas ao mesmo tempo 24h por dia, tem que dar a mão à palmatória não é para todos.
    • zinna
    • 26 outubro 2018 editado

# 160

Colocado por: LeandromiE que ter AC todas as divisões ligadas ao mesmo tempo 24h por dia, tem que dar a mão à palmatória não é para todos.

Conheço pessoas que o AC liga meia hora antes de chegar a casa.... desliga quando vai para a cama e liga meia hora antes de levantar. Ao fim de semana que passa mais tempo por casa liga o recuperador .
    Claro que estas pessoas não tem 300paus disponíveis por mês só para aquecimento...

0.0404 seg. NEW