Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: euPor vezes, parece que as pessoas querem a casa quente durante um mês por 30 €...

Não há milagres: aquecer uma casa requer energia, muita energia.
    Concordam com este comentário:Pedro Fernandes

Não é impossível... Eu consigo... Claro que não tenho PRH.
  2.  # 2

é mas funciona!!
  3.  # 3

Colocado por: electrao

está algures descrito neste tópico, é só pesquisar. :)

Se calhar, procurei mal. Mas não encontrei a marca da bomba de calor e os m2.
    Se vi mal, peço desculpa por estar a pedir para duplicar informação. Se puder, informar. Obrigado.
  4.  # 4

Os tubos de vácuo num dia como hoje teriam alguma diferença dos ditos painéis normais?
  5.  # 5

Colocado por: chuck norrisOs tubos de vácuo num dia como hoje teriam alguma diferença dos ditos painéis normais?

Os tubos de vácuo, bons, tem sempre melhor desempenho que os planos normais. Agora é preciso fazer contas se a diferença de preço compensa, pelo melhor desempenho. No meu caso não compensa. Mas cada caso é um caso...
    Concordam com este comentário: eu
    • Mmp
    • 18 fevereiro 2015

# 6

Boas tardes,

é usual por-se chão radiante por toda a casa? Isto é, se a casa tiver dois pisos, também é usual colocar chão radiante no 2º piso? Nos quartos?

Obrigado
  6.  # 7

Colocado por: MmpBoas tardes,

é usual por-se chão radiante por toda a casa? Isto é, se a casa tiver dois pisos, também é usual colocar chão radiante no 2º piso? Nos quartos?

Obrigado
    HUMOR ON
    Em dias de frio quando sai á rua so se agasalha da cintura para baixo?
    HUMOR OFF
  7.  # 8

Sim é usual. Mas cada um é que sabe.na minha só faltou por na casota do cão.
    • Mmp
    • 18 fevereiro 2015

# 9

Colocado por: Sergio RodriguesHUMOR ON
    Em dias de frio quando sai á rua so se agasalha da cintura para baixo?
    HUMOR OFF

Bem , já falei com duas pessoas que só meteram piso radiante no piso da sala... e não puseram nos quartos. Pensei que houvesse alguma razão que eu desconhecesse!

HUMOR BROKEN ;)
  8.  # 10

não muito basicamente coloca-se um sistema radiante ou um outro sistema de climatização nas areas onde se pretende climatizar!! agora o que pode acontecer é caso exista diferentes temp nas divisões anexas onde exista o radiante é o calor que se pretende naquela area começa a "fugir" para outros lados!!
    Concordam com este comentário: chuck norris
  9.  # 11

Boa tarde.

Desde já desculpem o "desenterranço".

Recentemente adquiri um apartamento num de três blocos que dispõe de um sistema de aquecimento de águas coletivo baseado numa caldeira a gás. O aquecimento de cada habitação é realizado por piso radiante hidráulico. No entanto, pelo que percebi dos demais condóminos, o sistema ou foi sub-dimensionado ou inacabado (ou pior ainda, feito "às três pancadas") e é frequente haver falha de água quente, por vezes por vários dias. Isso foi o suficiente para me assustar e por isso começamos a ver sistemas alternativos para nos tornarmos independentes deste sistema coletivo.

Um técnico foi lá ao apartamento e, de acordo com a tipologia do mesmo indicou que não dava para instalar uma caldeira mural a gás por não ser possível realizar a exaustão no local onde a poderíamos instalar. Sugeriu então uma caldeira elétrica, neste caso a CML 10 da Baxi, com um depósito de inércia. Permutador e bomba de circulação já temos no apartamento, da instalação existente.

O apartamento tem cerca de 130/140 metros quadrados.

Consideram esta solução "eficiente"? Sugerem outra? O nosso receio é que o custo seja muito elevado e por isso ponderamos um mero termoacumulador elétrico para o AQS. A nossa ideia é, nos meses frios, ter um setpoint aceitável, por volta dos 17/18 graus. A ideia não é andar de calções e tshirt em pleno Inverno :)

Alguém aqui tem uma solução deste tipo (com caldeira elétrica)? Recomenda? Devemos esperar valores de fatura elétrica muito elevados?

Obrigado desde já.
  10.  # 12

Essa caldeira consome 10kwh por cada hora de serviço vai ter contas enormes de electricidade para pagar,

Não tem varanda onde possa colocar uma bomba de calor?
  11.  # 13

Boas !
    Tenho lido muito sobre este assunto e quanto mais leio mais a minha ideia faz sentido ao nível dos custos.
    Na minha opinião para uma casa 180 m2 térrea construção nova, isolada desde o chão até a laje de cima com boa caixilharia. Aquecimento central com recuperador a lanha e com radiadores e 2 painéis solares para as AQS são mais que suficientes e é uma solução que não é preciso estar sempre ligada.
    Os 250 € que falaram por aqui dá para comprar cerca de 2 toneladas e pouco de lanha que numa casa moderna com forte inércia térmica dará para quase todo o inverno
  12.  # 14

O que é suficiente passa si, não é para outros, ou o contrário, o que é suficiente para si é um exagero para outros.
  13.  # 15

Colocado por: callinasO que é suficiente passa só, não é para outros, ou o contrário, o que é suficiente para si é um exagero para outros.

Obviamente que sim tudo depende do que se pretende a nível de confronto e quanto se quer gastar ou se pode gastar no custo inicial e pagar mensalmente por aquecer a habitação.

Mas acho com casas bem isoladas e exagerado o piso radiante pelo menos no nosso país.
  14.  # 16

Colocado por: Leandromi

Obviamente que sim tudo depende do que se pretende a nível de confronto e quanto se quer gastar ou se pode gastar no custo inicial e pagar mensalmente por aquecer a habitação.

Mas acho com casas bem isoladas e exagerado o piso radiante pelo menos no nosso país.

Para si o que é uma casa bem isolada?
    Ja agora em que país vive?
  15.  # 17

Colocado por: callinas
    Para si o que é uma casa bem isolada?
    Ja agora em que país vive?

Caixa de ar por baixo de pelo menos 50cm do chão
    Isolamento laje do chão de xps 6cm
    Parede dupla com xps de 4-6cm ou parede simples com com capoto, laje de cobertura com xps de 6cm
    Janelas de vidro duplo com 1.6 cm de espessura entre vidros
    Ou seja a casa fica ermeticamente fechada
    E já agora vivo em Portugal do centro do país,mas também já vivi em países nórdicos onde vivi em apartamentos com piso radiante .
    Portanto levo até muito a sério o facto de ter conforto dentro de casa
  16.  # 18

Tenho caixa de ar de pavimento de pêlo menos 50cm

Isolamento da laje de chão 10 cm de XPS 100 + 4 cm eps placas dos piso radiante

Parede simples em bloco térmico de 25 EPS 100 grafitado de 8cm, nalguns sítios com forra de xisto

Laje com XPS por fora de 10 cm XPS 100, e tectos com 6 cm de lã de rocha densidade 70

Janelas com vidros 441+18+6

Vivo em Portugal e posso dizer que. Tanto no inverno como no verão me fez falta a climatização.
  17.  # 19

Colocado por: callinasTenho caixa de ar de pavimento de pêlo menos 50cm

Parede simples em bloco térmico de 25 EPS 100 grafitado de 8cm, nalguns sítios com forra de xisto

Laje com XPS por fora de 10 cm XPS 100, e tectos com 6 cm de lã de rocha densidade 70

Vivo em Portugal e posso dizer que. Tanto no inverno como no verão me fez falta a climatização.

Pronto mais me ajuda então
  18.  # 20

Colocado por: callinasTenho caixa de ar de pavimento de pêlo menos 50cm

Com esse isolamento todo não será necessário um aquecimento muito potente recuperador a lenha e radiadores chega na minha optica

0.0342 seg. NEW