Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: zinna

Já estive numa casa passive house e workshops , quem estava a fazer o discurso ...Dizia que uma casa passive house precisava menos energia para aquecer/arrefecer uma casa. Que existiam técnicas para aquecer ( exposição solar... ) e arrefecer (ventilação nocturna). ..Se estivermos no interior com temperaturas acima de 30graus durante a noite é difícil arrefecer a casa, no litoral as temperaturas são mais amenas...
    Falaram sobre a vmc limitava as perdas no interior numa casa .
    Não faltam é textos para quem quiser ler... claro que depois existem muitos interesses , mas ninguém é obrigado a nada...
    Como alguém já falou neste fórum:
    - uma casa é um todo.
    Portanto a casa ser na Covilhã ou em Oeiras é a mesma coisa. O que interessa é o conceito "moderno" de passive house.
  2.  # 2

Colocado por: jorgferrSe estivermos no interior com temperaturas acima de 30graus durante a noite é difícil arrefecer a casa, no litoral as temperaturas são mais amenas...
  3.  # 3

Conheço pessoas que o AC liga meia hora antes de chegar a casa.... desliga quando vai para a cama e liga meia hora antes de levantar. Ao fim de semana que passa mais tempo por casa liga o recuperador .
    Claro que estas pessoas não tem 300paus disponíveis por mês só para aquecimento...

Ora aí está para os comuns dos portugueses não se pode dar a esse luxo.
    Por outro lado com uma casa minimamente isolada com esses 300 paus em lenha da para o inverno todo e a casa toda quentinha com radiadores (aquecimento central)
    Concordam com este comentário: zinna
  4.  # 4

Embora não tenha sido eu a citar isso, era ai que queria chegar. Eu já vivi em várias casas/apartamentos. E pela primeira vez no apartamento actual não tenho qualquer necessidade de aquecimento ou arrefecimento. O apartamento é de 2001, ou seja, não será nada de topo de gama, mas também é verdade que pelas caixas de estore ou alumínios não entra ponta de vento. Já morei em apartamentos mais modernos que a cortina abanava com o vento.
    Também admito que cada pessoa reage de maneira diferente às temperaturas
  5.  # 5

Colocado por: jorgferrPortanto a casa ser na Covilhã ou em Oeiras é a mesma coisa. O que interessa é o conceito "moderno" de passive house.

Já deve ter reparado que Zona climática vária de cidade para cidade, e as necessidades também .

Eu também já vivi num apartamento que ficava no meio do bloco, tinha duas frentes, só precisava de uma tonelada de madeira por ano, não precisava de AC
    Atualmente estou noutro sítio no último piso e é bastante diferente...
  6.  # 6

Colocado por: LeandromiPor outro lado com uma casa minimamente isolada com esses 300 paus em lenha da para o inverno todo e a casa toda quentinha com radiadores (aquecimento central)

Não sei se já leu alguns tópicos ... verá que dizem que o mais barato é a lenha, se for de borla melhor.
    Quem não tiver lenha ... 120paus a tonelada , ter local para armazenar limpezas etc...
    Mas funciona , tenho um colega que tem aquecimento central a radiadores com recuperador a lenha, por vezes vou lá no inverno e está sempre quentinho :)
  7.  # 7

Colocado por: jorgferrJá morei em apartamentos mais modernos que a cortina abanava com o vento.

É o maior problemas das habitações...
  8.  # 8

Já deve ter reparado que Zona climática vária de cidade para cidade, e as necessidades também .

Eu também já vivi num apartamento que ficava no meio do bloco, tinha duas frentes, só precisava de uma tonelada de madeira por ano, não precisava de AC
    Atualmente estou noutro sítio no último piso e é bastante diferente...
    Então concordamos que é uma falácia quer afirmar que é sempre preciso climatização ou que se a casa for bem isolada não se precisa. Cada caso é um caso
  9.  # 9

Colocado por: Leandromi

Ora aí está para os comuns dos portugueses não se pode dar a esse luxo.
    Por outro lado com uma casa minimamente isolada com esses 300 paus em lenha da para o inverno todo e a casa toda quentinha com radiadores (aquecimento central)
    Concordam com este comentário:zinna

E quanto custa a instalação/aquisição desses equipamentos todos? Tem de ter lareira/recuperador, caldeira, tubagens, radiadores, etc... qual o preço? E depois as AQS, como é?

Leandromi, pergunto isto, porque isto é um fórum e a malta para decidir gosta de ter preços/valores.
  10.  # 10

Colocado por: benignolopes

E quanto custa a instalação/aquisição desses equipamentos todos? Tem de ter lareira/recuperador, caldeira, tubagens, radiadores, etc... qual o preço? E depois as AQS, como é?

Leandromi, pergunto isto, porque isto é um fórum e a malta para decidir gosta de ter preços/valores.

Em números redondos que eu tenho conhecimento de família país
    E eu também irei por na moradia que estou a construir ronda os 5 mil euros tudo a funcionar
    Para 75 elementos de radiadores
    2 painéis solares ligado ao cilindro de AQS de 300 litros
  11.  # 11

Se é o indicado para si tá bom.
  12.  # 12

Colocado por: Leandromi

Em números redondos que eu tenho conhecimento de família país
    E eu também irei por na moradia que estou a construir ronda os 5 mil euros tudo a funcionar
    Para 75 elementos de radiadores
    2 painéis solares ligado ao cilindro de AQS de 300 litros

Realmente é um excelente orçamento!

Eu para 66 elementos de radiador com recuperador de calor o melhor que consegui foram 6000 (mais IVA). E ainda faltou o sistema de AQS. E toda a mão de obra de abertura e fecho de roços!
  13.  # 13

Colocado por: jdeco

Realmente é um excelente orçamento!

Eu para 66 elementos de radiador com recuperador de calor o melhor que consegui foram 6000 (mais IVA). E ainda faltou o sistema de AQS. E toda a mão de obra de abertura e fecho de roços!

Não anda muito longe disso a mim a tubagem já está incluída no preço da casa
    E o IVA pronto e o nos ja sabemos como podemos fazer

0.0342 seg. NEW