Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia a todos!
    Gostaria de ler comentários de pessoas que tenham piso radiante hidráulico (PRH) instalado nas suas habitações. Gostaria de saber, se possível, aspectos relacionados com:

    1) Área da habitação e custo de instalação
    2) Tipo de sistema instalado para alimentar o PRH (painéis solares, etc.)
    3) Qualidade e conforto do calor emitido
    4) Utilização média e custo mensal (água, gás, etc.)
    5) Satisfação global com o PRH

    O ideal seria que respondessem a estas questões numerando-as: 1), 2), 3) ...

    Atenção: a minha ideia não é iniciar um debate sobre as vantagens e desvantagens deste sistema ou quais os melhores componentes para o tornar viável do ponto de vista energético. Isso foi tentado numa outra discussão, extremamente útil, mas com respostas diferentes do expectável.

    Preferencialmente, seria extremamente útil receber comentários de quem tem o PRH nas suas habitações. Seria útil para mim, para outras pessoas que queiram um termo de comparação e para todos aqueles que estão a pensar construir ou reconstruir uma casa a breve, médio ou longo prazo.

    Desde já agradeço a vossa atenção. E fico à espera dos comentários, que certamente serão muito importantes para todos.

    Cumprimentos,
    Miguel
    Concordam com este comentário: Samsa
    • eu
    • 22 dezembro 2014

     # 2

    Já usou a pesquisa do fórum? Há por aqui muitos testemunhos...
    Concordam com este comentário: electrao
  2.  # 3

    Colocado por: MiguelPessoaBom dia a todos!
    Gostaria de ler comentários de pessoas que tenham piso radiante hidráulico (PRH) instalado nas suas habitações. Gostaria de saber, se possível, aspectos relacionados com:

    1) Área da habitação e custo de instalação
    2) Tipo de sistema instalado para alimentar o PRH (painéis solares, etc.)
    3) Qualidade e conforto do calor emitido
    4) Utilização média e custo mensal (água, gás, etc.)
    5) Satisfação global com o PRH

    O ideal seria que respondessem a estas questões numerando-as: 1), 2), 3) ...

    Atenção: a minha ideia não é iniciar um debate sobre as vantagens e desvantagens deste sistema ou quais os melhores componentes para o tornar viável do ponto de vista energético. Isso foi tentado numa outradiscussão, extremamente útil, mas com respostas diferentes do expectável.

    Preferencialmente, seria extremamente útil receber comentários de quem tem o PRH nas suas habitações. Seria útil para mim, para outras pessoas que queiram um termo de comparação e para todos aqueles que estão a pensar construir ou reconstruir uma casa a breve, médio ou longo prazo.

    Desde já agradeço a vossa atenção. E fico à espera dos comentários, que certamente serão muito importantes para todos.

    Cumprimentos,
    Miguel


    Excelente ideia!

    Mas faltam alguns pontos fundamentais, pois esta a colocar todos os prh no mesmo saco.

    - Sistema de prh;
    - distribuição do tubo;
    - tipo de regulacao
    - tipo de gestão do sistema;
    - espessura de betonilha;
    - tipo de acabamento
    Concordam com este comentário: JoseBlino, Samsa
  3.  # 4

    1- 240 metros a aquecer por prh. Preço só sei da bomba (3400) o resto do sistema não sei,foi chave na mão.
    2- bomba de calor e dois painéis solares (mas não conto com os painéis para aquecimento do prh)
    3- qualidade e conforto é top!! Vinha habituado a radiadores nas paredes, aquecimento central e posso dizer que não nada a ver! Tenho a casa 24 horas por dia a 20 graus e tudo o que tenho q fazer é carregar num botão em novembro!
    4- AQS e aquecimento,no primeiro mês que liguei a bomba de calor paguei 150 euros!dois banhos diários e 240 metros a 20 graus 24 horas por dia.acho extremamente barato tendo em conta que na antiga habitação tinha caldeira a gasóleo.
    5- acho o prh o melhor sistema de aquecimento. Mas isto sou eu,talvez haja opiniões diferentes.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MiguelPessoa
  4.  # 5

    Excelente, Mr Norris. Obrigado pelo contributo.

    Haverá mais testemunhos por aí?
  5.  # 6

    se nao estiver com muita pressa.... a partir de fevereiro ja o posso ajudar.

    Mas o meu é electrico, nao é hidraulico!
  6.  # 7

    Caro LoverScout,
    É um sistema diferente, mas de certeza que será interessante ter a sua perspectiva sobre alguns dos pontos que são, de certa forma, transversais aos mecanismos (ou ao que se espera deles):

    1) Área da habitação e custo de instalação
    3) Qualidade e conforto do calor emitido [a partir de FEVEREIRO, quando tiver o sistema pronto]
    4) Utilização média e custo mensal [de ENERGIA]
    5) Satisfação global [do SEU SISTEMA ELÉCTRICO]

    Agradeço o comentário que fez.

    Cumprimentos,
    Miguel
  7.  # 8

    Colocado por: chuck norris1- 240 metros a aquecer por prh. Preço só sei da bomba (3400) o resto do sistema não sei,foi chave na mão.
    2- bomba de calor e dois painéis solares (mas não conto com os painéis para aquecimento do prh)
    3- qualidade e conforto é top!! Vinha habituado a radiadores nas paredes, aquecimento central e posso dizer que não nada a ver! Tenho a casa 24 horas por dia a 20 graus e tudo o que tenho q fazer é carregar num botão em novembro!
    4- AQS e aquecimento,no primeiro mês que liguei a bomba de calor paguei 150 euros!dois banhos diários e 240 metros a 20 graus 24 horas por dia.acho extremamente barato tendo em conta que na antiga habitação tinha caldeira a gasóleo.
    5- acho o prh o melhor sistema de aquecimento. Mas isto sou eu,talvez haja opiniões diferentes.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:MiguelPessoa


    Sr Norris e quanto às perguntas que eu fiz?
  8.  # 9

    Tendo em conta os comentários de PC Ferreira, sugiro que se alargue o questionário desta forma:

    1) Área da habitação e custo de instalação
    2) Qual a espessura da betonilha e tipo de acabamento
    3) Tipo de sistema instalado para alimentar o PRH (painéis solares, etc.)
    4) Qual o tipo de distribuição do tubo
    5) Qual o tipo de regulação e gestão do sistema
    6) Qualidade e conforto do calor emitido
    7) Utilização média e custo mensal (água, gás, etc.)
    8) Satisfação global com o PRH

    Creio que, assim, o inquérito ficará mais completo. De qualquer forma, estou aberto a sugestões para o melhorar. Especialmente nesta fase inicial em que as respostas são poucas. Ficarei a aguardar pelas respostas a estas oito perguntas, tendo uma enorme curiosidade para ler os vossos testemunhos.

    Muito obrigado.
  9.  # 10

    Como é óbvio, não é necessário responder a todas as questões ––– caso não saibam, deixem em branco o número. Obrigado.
  10.  # 11

    1) Área da habitação e custo de instalação [220 m2, custo de instalação só vendo o orçamento]
    2) Qual a espessura da betonilha e tipo de acabamento [Não sei, depois da laje e nivelamento, levou placas de isolamento por baixo dos tubos do PRH]
    3) Tipo de sistema instalado para alimentar o PRH (painéis solares, etc.) [paineis solares, deposito com 600 litros no total, repatido entre AQS e PRH, os paineis solares ajudam aquecimento de ambos, bomba de calor a complementar]
    4) Qual o tipo de distribuição do tubo [não sei, não entendo a pergunta]
    5) Qual o tipo de regulação e gestão do sistema [só ligo e desligo a bomba de circulação, entre novembro e março; regulo a temperatura em cada divisão]
    6) Qualidade e conforto do calor emitido [muito bom, calor suficiente e distribuido uniformemente]
    7) Utilização média e custo mensal (água, gás, etc.) [Não tenho gás, consumo de água normal em relação a casas anteriores, consumo eletricidade total +- 250 eur mês, média anual]
    8) Satisfação global com o PRH [muito satisfeito, muito confortável, mas pensei que o consumo de eletricidade fosse menor...]
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MiguelPessoa
  11.  # 12

    Colocado por: miguelgconsumo eletricidade total +- 250 eur mês, média anual

    250€ por mês??

    então tem basicamente um termo-acumulador com resistencias electricas a aquecer o piso, para isso colocava piso radiante eléctrico que gastava o mesmo de energia e custava 1\6,

    está á espera do que para comprar uma bomba de calor decente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: monicaa
  12.  # 13

    Colocado por: miguelgeletricidade total +- 250 eur mês, média anual]


    obrigado pelo testemunho.
    média anual, mas só usa o sistema de Novembro a Março? Nesses meses qual é o consumo?
  13.  # 14

    Caro MiguelG, obrigado pelo testemunho.
    Uma pergunta: o consumo energético elevado está directamente relacionado com o aquecimento do PRH? Bomba de calor? Ou existe outro motivo?

    Mais uma vez, fica aqui o meu agradecimento.

    Cumprimentos.
  14.  # 15

    Colocado por: MiguelPessoao consumo energético elevado está directamente relacionado com o aquecimento do PRH? Bomba de calor? Ou existe outro motivo?

    marca e modelo da bomba de calor?
    localização do imovél?
  15.  # 16

    Aqui vai o meu contributo....
    1) 270/290m2 perto de 20mil€
    2) Painéis Solares, deposito de inercia de 500L se não estou em erro, caldeira a pellets, recuperador e esquentador só para AQS. A ponderar colocar resistência eléctrica no deposito.
    3) Gosto muito do desempenho dos equipamentos casa sempre a 20º, a meu ver tem uma boa qualidade, só não gosto muito é do consumo da caldeira a pellets mas como já estudei a mesma é uma caldeira de interior "sala" e está numa casa das maquinas logo ai tem perdas.
    4) Quanto a utilização é de 24H custo mensal cerca de 100€ mes incluindo gastos normais da casa. "frigurificos, arca maquinas lavar, etc...
    5) Estou muito satisfeito não sei é se foi a melhor opção... LoL
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MiguelPessoa
  16.  # 17

    Caro Filipe,
    Muito obrigado pelo contributo.

    Aproveito para questionar: se considera não ter sido a melhor opção, qual teria sido na sua opinião? Se fosse hoje, o que mudaria no sistema que instalou em sua casa?

    Cumprimentos.
  17.  # 18

    Colocado por: MiguelPessoaCaro Filipe,
    Muito obrigado pelo contributo.

    Aproveito para questionar: se considera não ter sido a melhor opção, qual teria sido na sua opinião? Se fosse hoje, o que mudaria no sistema que instalou em sua casa?

    Cumprimentos.

    Trocaria só a caldeira a pellets devido ao factor que indiquei em cima.

    Cumpts
    FM
  18.  # 19

    Colocado por: Filipe1983
    Trocaria só a caldeira a pellets devido ao factor que indiquei em cima.

    Cumpts
    FM


    Obrigado! Vamos ver o que outros leitores deste fórum dizem quanto à sua experiência.

    Cumprimentos.
  19.  # 20

    Colocado por: Filipe1983Aqui vai o meu contributo....
    1) 270/290m2 perto de 20mil€
    2) Painéis Solares, deposito de inercia de 500L se não estou em erro, caldeira a pellets, recuperador e esquentador só para AQS. A ponderar colocar resistência eléctrica no deposito.
    3) Gosto muito do desempenho dos equipamentos casa sempre a 20º, a meu ver tem uma boa qualidade, só não gosto muito é do consumo da caldeira a pellets mas como já estudei a mesma é uma caldeira de interior "sala" e está numa casa das maquinas logo ai tem perdas.
    4) Quanto a utilização é de 24H custo mensal cerca de 100€ mes incluindo gastos normais da casa. "frigurificos, arca maquinas lavar, etc...
    5) Estou muito satisfeito não sei é se foi a melhor opção... LoL
    Estas pessoas agradeceram este comentário:MiguelPessoa

    É de salientar que o custo mensal desta instalação é sem a utilização do recuperador que também está instalado para aquecimento do PRH.
    Cumpts
    FM
 
0.0242 seg. NEW