Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: Filipe1983Simples penso eu...
    100€ mês x 12 meses = 1200€ certo?....
    1200€ ano a dividir pelos dias 365 = 3.28

Mas afinal gasta 100 euros por mês em aquecimento?
  2.  # 2

acho que mais do que média, é importante falar em numeros por cada mês... em dezembro a media pode ser 200 euros, em junho pode ser 0 euros, e a média acabam por ser 100 euros por mês em aquecimento.
    Importa perceber é de novembro a fevereiro por exemplo, quais os consumos com PRH ligado o dia todo.
  3.  # 3

A média do consumo do aquecimento deve ser feita nos meses em que o aquecimento esta ligado. Porque razão deve ser feita uma média de aquecimento a incluir o verão? Desse modo nunca saberá se gastou demasiado por exemplo em janeiro porque vai compensar em Agosto. ..
    Agora se falarem em média de energia eléctrica que uma casa consome durante um ano...aí é diferente... penso eu de que.
    Concordam com este comentário: jorgealves, valtores
  4.  # 4

Colocado por: chuck norrisAgora se falarem em média de energia eléctrica que uma casa consome durante um ano...aí é diferente... penso eu de que.

Pois era esta questão que eu pretendia ver respondida. Uma coisa é o consumo eléctrico de uma habitação, outra coisa é o valor gasto em aquecimento.
  5.  # 5

Colocado por: rui moreira
    Pois era esta questão que eu pretendia ver respondida. Uma coisa é o consumo eléctrico de uma habitação, outra coisa é o valor gasto em aquecimento.

uma coisa é o consumo TOTAL ANUAL de energia numa habitação e outra é o consumo da época de aquecimento que na maioria do pais é somente de 3 a 4 meses num ano.
  6.  # 6

Colocado por: jorgealvesuma coisa é o consumoTOTAL ANUALde energia numa habitação e outra é o consumo da época de aquecimento que na maioria do pais ésomente de 3 a 4 meses num ano.

Caro jorgealves, desde a 2ª pág. do tópico que tento questionar os valores que o user Filipe1983 anunciou como consumo de energia para aquecimento da habitação. As respostas é que têm chegado com informação "enviesada". Daí o meu post citado por si.
  7.  # 7

Colocado por: rui moreira

Mas afinal gasta 100 euros por mês em aquecimento?

Eu como já tinha dito e é bem explicito nas contas fiz a média anual, agora se quer a média só nos meses de "inverno" isso é mais incerto.
    Nesse sentido posso num ano posso ligar o aquecimento Setembro e outro em Novembro. Caso queira esses valores assim nessa perspectiva so quando acabar o Inverno este ano é que posso dar valores. Mas voltamos ao mesmo posso desligar já em Janeiro como em Fevereiro ou Março depende do tempo.
    Cumpts
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MiguelPessoa
  8.  # 8

Bom dia a todos!
    Parece-me que já temos alguns dados interessantes providenciados por algumas pessoas que dispõem do sistema de PRH.

Discussões à parte, seria bom que outras pessoas pudessem deixar os seus contributos, tendo em conta o questionário que foi inserido aqui há cinco dias.
    Por uma questão de comodidade, volto a repetir os pontos principais:

1) Área da habitação e custo de instalação
    2) Qual a espessura da betonilha e tipo de acabamento
    3) Tipo de sistema instalado para alimentar o PRH (painéis solares, etc.)
    4) Qual o tipo de distribuição do tubo
    5) Qual o tipo de regulação e gestão do sistema
    6) Qualidade e conforto do calor emitido
    7) Utilização média e custo mensal (água, gás, etc.)
    8) Satisfação global com o PRH

Muito obrigado pela vossa participação.
  9.  # 9

a localização é fundamental, pois um imóvel no Algarve não tem as mesmas necessidades que um imóvel em Bragança.
  10.  # 10

Caro Jorge Alves,
    Tem toda a razão: a localização é muito importante.

Se quiserem responder a este pequeno inquérito, a pergunta zero deve passar por informações ligadas à localização e outros aspectos que possam considerar essenciais.

0) Localização do imóvel
    1) Área da habitação e custo de instalação
    2) Qual a espessura da betonilha e tipo de acabamento
    3) Tipo de sistema instalado para alimentar o PRH (painéis solares, etc.)
    4) Qual o tipo de distribuição do tubo
    5) Qual o tipo de regulação e gestão do sistema
    6) Qualidade e conforto do calor emitido
    7) Utilização média e custo mensal (água, gás, etc.)
    8) Satisfação global com o PRH
    • nocas1
    • 28 dezembro 2014 editado

# 11

0) Localização do imóvel: Litoral - zona Oeste
    1) Área da habitação e custo de instalação: 300m2, sendo cerca de 240m2 c PRH / custo 4000€ só o piso há aprox. 12 anos. Restante equipamento foi o Jorge Alves a fornecer. Pode ver os valores aproximados onde ele os publicita periodicamente.
    2) Qual a espessura da betonilha e tipo de acabamento: Espessura não sei. Acabamento: piso 0: ardósia e tijoleira; piso 1: madeira e tijoleira nas IS
    3) Tipo de sistema instalado para alimentar o PRH (painéis solares, etc.): BC Altherma 11kW, depósito Drainback e 2 painéis para AQS e piscina.
    4) Qual o tipo de distribuição do tubo: passo 30 cm na maioria das divisões. tubo termopex diâmetro 20, espessura 2mm
    5) Qual o tipo de regulação e gestão do sistema: BC módulo programação + termostatos
    6) Qualidade e conforto do calor emitido: Excelente
    7) Utilização média e custo mensal (água, gás, etc.): Água: 15€ (tenho agua furo tb); gás: irrelevante só para placa; electricidade: Consumos BC Aquecimento+AQS em Novembro: 33€; Dezembro (estimativa com base em 3 semanas): 70€ (mais frio e aumentamos temperatura de impulsão) - Atenção a utilização da casa é de 6a a domingo e ferias. contador Bi-horario.
    8) Satisfação global com o PRH: Muito bom!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgealves, MiguelPessoa
  11.  # 12

em Dezembro usaste 15 dias "uteis" a casa, e gastas 70€ só para o piso radiante e AQS?
  12.  # 13

Colocado por: r.gaspar1984em Dezembro usaste 15 dias "uteis" a casa, e gastas 70€ só para o piso radiante e AQS?

Sim é o que estimo gastar este mês com base em leituras até dia 21/12, mas como referi estamos a testar uma temperatura de impulsão mais elevada. Passámos de 35 para 45. Talvez por aí tb os consumos mais elevados este mês, mas está mais rápida a aquecer e com gd conforto. Quando tinha caldeira gastava uns 250€/mês!
  13.  # 14

Colocado por: nocas1

Sim é o que estimo gastar este mês com base em leituras até dia 21/12, mas como referi estamos a testar uma temperatura de impulsão mais elevada. Passámos de 35 para 45. Talvez por aí tb os consumos mais elevados este mês, mas está mais rápida a aquecer e com gd conforto. Quando tinha caldeira gastava uns 250€/mês!

Cada grau a mais de impulsão representa de 3 a 7% de incremento no consumo.
    Concordam com este comentário: nocas1
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ATTC
  14.  # 15

Colocado por: valtoresacho que mais do que média, é importante falar em numeros por cada mês... em dezembro a media pode ser 200 euros, em junho pode ser 0 euros, e a média acabam por ser 100 euros por mês em aquecimento.
    Importa perceber é de novembro a fevereiro por exemplo, quais os consumos com PRH ligado o dia todo.

A conclusão que parece que podemos retirar é que ninguém sabe ao certo quanto gasta apenas no consumo do aquecimento no inverno.

Poderiamos tentar fazer a diferença entre média nos meses de inverno (quando o aquecimento está ligado) e os meses de verão, mas isso também não é totalmente correto, porque por exemplo no meu caso, no inverno são feitas várias máquinas de secar roupa (no verão seca ao sol) e temos bastante menos horas de sol no inverno (mais horas de iluminação exterior), por isso o consumo não considerando o aquecimento também pode ser bastante superior no inverno.
    Concordam com este comentário: b_marques
  15.  # 16

Basta ter um contador de energia na b.c. e saberá quanto gastou para aquecer a casa.
  16.  # 17

Colocado por: chuck norrisBasta ter um contador de energia na b.c. e saberá quanto gastou para aquecer a casa.

E se tiver uma caldeira? Ou um recuperador?
  17.  # 18

Colocado por: chuck norrisBasta ter um contador de energia na b.c. e saberá quanto gastou para aquecer a casa.

Os sistemas têm um gráfico independente, onde perante a temperatura ambiente, espaçamento do tubo e tipo de acabamento, demonstram tanto os níveis de consumo como a capacidade de transmissão.
    • nocas1
    • 29 dezembro 2014 editado

# 19

Colocado por: miguelg<

A conclusão que parece que podemos retirar é que ninguém sabe ao certo quanto gasta apenas no consumo do aquecimento

Os valores que indiquei foram calculados através dos kW medidos no contador da BC
  18.  # 20

Colocado por: miguelgA conclusão que parece que podemos retirar é que ninguém sabe ao certo quanto gasta apenas no consumo do aquecimento no inverno.

a menos que tenha uma coisa destas
      2014-04-26 16.37.02.jpg

0.0316 seg. NEW