Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: luis_guilherme
    Ora cá está alguém que sabe do que fala e sabe fundamentar sempre bem as suas opiniões. Muito bem, Rui Moreira!


    Obrigado pelas suas palavras em relação à minha pessoa, mas nem eu me tenho em tão boa conta! Apenas coloquei uma questão para entender a razão que levou o nunocapucho1981 a ponderar as duas hipóteses, tendo em conta que seria o projectista a propôr uma solução adequada às condicionantes do terreno/edifício.
  2.  # 2

    O desvão sanitário + lage aligeirada estou a ver o que é, o ensoleiramento geral é que não estou a apanhar???
  3.  # 3

    Colocado por: Martins_31ensoleiramento geral é que não estou a apanhar???


    É uma lage em betão armado sobre o solo que ocupará a impantação do edifício (mais coisa, menos coisa).
  4.  # 4

    Haaaa já estou a ver! A construção que o meu construtor fez antes da minha foi assim porque o terreno era muito rochoso/argiloso!

    É outra opção, se for tudo bem isolado também fica bom!

    Nas construções em LSF as Lages térreas são todas assim!

    Já estamos a baralhar o Nuno!!!!!
  5.  # 5

    Colocado por: rui moreira

    É uma lage em betão armado sobre o solo que ocupará a impantação do edifício (mais coisa, menos coisa).


    Ou seja ficamos com chão de betão na caixa de ar é isso? Vale a pena?
  6.  # 6

    Fica a minha opinião:

    O desvão sanitário só por si não resolve os problemas da infiltrações por capilaridade uma vez que, se não forem tomados os devidos cuidados esta surge através das sapatas e, daí, pelos pilares. O ensoleiramento geral ainda menos uma vez que carece de impermeabilização, exactamento como um piso térreo "normal".
    Assim, temos que qualquer que seja a solução, as fundações deverão ser drenadas e impermeabilizadas, o mesmo acontecendo com o pavimento térreo (ou ensoleiramento), se for caso.
    Para além disto há ainda dois aspectos a considerar:
    - um de carácter económico: o custo do ensoleiramento (a fazer apenas se as condições do solo o exigirem) ou do desvão sanitário
    - um de carácter estrutural: a existência de pilares curtos (os que suportam o desvão sanitário). A evitar!!!

    Resumindo: tratem de drenar e impermeabilizar as fundações (e o pavimento térreo), sejam elas quais forem
    Concordam com este comentário: pc ferreira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: void
  7.  # 7

    Colocado por: rui moreiraÉ uma lage


    É uma laje
  8.  # 8

    Desta vez fiquei mesmo baralhado, como já disse estava mesmo inclinado para a caixa de ar. Contudo, após ler opiniões percebi que as duas opções poderão ser boas desde que haja uma boa impermeabilização.

    Então o que me pode levar a decidir entre uma coisa e outra?
  9.  # 9

    O ensoleiramento geral só é necessário se as características do solo exigirem esse tipo de fundação. Terá de decidir entre o piso térreo ou o piso sanitário. Pessoalmente prefiro o piso térreo mas as características específicas do local podem ser determinantes
  10.  # 10

    Ok, obrigado pela sua opinião j cardoso. Resumindo, o importante é uma boa impermeabilização, certo?
  11.  # 11

    É a minha opinião
  12.  # 12

    Colocado por: nunocapucho1981Ok, obrigado pela sua opinião j cardoso. Resumindo, o importante é uma boa impermeabilização, certo?


    Se o terreno e o local for muito húmido e se não tiver uma boa drenagem para "longe", a caixa de ar parece ser vantajosa em todos os aspectos. Nunca ouvi dizer que era preferível não ter caixa de ar a ter. Claro que como em tudo, as coisas têm que ser bem feitas.
  13.  # 13

    Colocado por: valtoresSe o terreno e o local for muito húmido e se não tiver uma boa drenagem

    se não tiver um drenagem em condições nenhuma solução será adequada.
    Concordam com este comentário: valtores
  14.  # 14

    Claro que como em tudo, as coisas têm que ser bem feitas.

    Precisamente, se forem bem feitas a caixa de ar não é geralmente necessária, mas é a minha opinião
  15.  # 15

    Colocado por: j cardoso
    Precisamente, se forem bem feitas a caixa de ar não é geralmente necessária, mas é a minha opinião


    É sempre mais uma mais valia, acho eu. Sendo ventilada ajuda sempre a evitar infiltrações.
  16.  # 16

    Sendo ventilada ajuda sempre a evitar infiltrações.

    Se não tomar os devidos cuidados tem os mesmos problemas de capilaridade pelas sapatas que a outra solução
  17.  # 17

    Colocado por: valtores

    É sempre mais uma mais valia, acho eu. Sendo ventilada ajuda sempre a evitar infiltrações.


    Se o nível de humidade residual for elevado, a "ventilação" é humida, e o resultado é muito complicado!
  18.  # 18

    Nova duvida:

    Paredes exteriores: as paredes serão em bloco térmico de 25cm leca.

    Qual a espessura ideal do capoto?
  19.  # 19

    Colocado por: nunocapucho1981Nova duvida:

    Paredes exteriores: as paredes serão em bloco térmico de 25cm leca.

    Qual a espessura ideal do capoto?


    depende de tantos factores que é um tiro no escuro... mas em média anda nos 6 a 8cm.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  20.  # 20

    Sim, eu sei valtores. Mas em principio será capoto de 6cm, bloco térmico de 25 e reboco interior. A casa é duas frentes, mas não encosta às do lado, tem um corredor interior de 1,5m de cada lado. A zona de construção é no norte.

    Só queria ter uma ideia se este revestimento basta. Não quero estar a colocar capoto de 8cm só porque sim se não justificar.
 
0.0218 seg. NEW