Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Cumprimentos a todos os foristas,

Estou a pensar comprar uma casa geminada usada com 7 anos (licença de construção de 2007 e de habitação de 2008) no concelho de Ovar (Distrito de Aveiro) num lote de cerca de 300 m2.

É uma moradia geminada de três frentes (orientação nascente, sul, poente) com cerca de 360 m2 - 120 m2 em cada piso.

É constituída por:

1. Cave com garagem para um carro, lavandaria e um salão;
    2. Rés do chão com cozinha, sala, wc de serviço e escritório;
    3. 1º andar com 4 quartos: 2 suites e 2 quartos

Pela consulta da ficha técnica de habitação penso que a qualidade construtiva é média (fundações em estacas, estrutura em betão armado, a laje do 1º andar apresenta isolamento em poliestereno extrudido e as paredes são duplas com espessura 32 cm parcialmente preenchidas com poliuretano extrudido e rebocadas). A qualidade dos acabamentos é para um leigo que nada percebe de construção média. A casa apresenta equipamentos de ar condicionado em todas as divisões, recuperador de calor, painel solar, alarme com videovigilância e sistema de rega.

O valor que me estão a pedir é de 220.000 euros que se somarmos 10000 euros para impostos (IMT, selo e custos) terá o custo final de 230.000 euros.

A dúvida que me traz aqui ao fórum é se com os mesmos 230.000 euros é possível construir "chave na mão" uma moradia isolada de 240m2 com anexos de 40m2 num terreno com cerca de 460 m2 com acabamentos médios semelhantes. Estes 230.000 euros seriam mesmo o preço final com rigorosamente tudo incluído - moradia equipada (móveis de cozinha e eletrodomésticos, móveis de wc, etc.), anexos, jardim arranjado com sistema de rega, taxas, impostos, projetos e o custo do terreno que ronda os 40.000 euros (sobram assim 190.000 para o restante).

Aguardo a vossa opinião pois ando bastante indeciso entre comprar e construir

Obrigado
    • Paio
    • 27 dezembro 2014 editado

# 2

Colocado por: incognito
    A dúvida que me traz aqui ao fórum é se com os mesmos 230.000 euros é possível construir "chave na mão" uma moradia isolada de 240m2 com anexos de 40m2 num terreno com cerca de 460 m2 com acabamentos médios semelhantes. Estes 230.000 euros seriam mesmo o preço final com rigorosamente tudo incluído - moradia, anexos, jardim arranjado, taxas, impostos, projetos e o custo do terreno que ronda os 40.000 euros (sobram assim 190.000 para o restante).

Sim por 190.000 consegue sem problemas,já estamos a falar em 800€ m2
    Eu não penso em gastar mais de 160.000€ e as arèas são práticamente as mesmas....
    tem um contra que é, vai ter muita dor de cabeça, mas tem um bem, constroi a sua maneira....
    Estas pessoas agradeceram este comentário: incognito
  2.  # 3

Penso que o mais sensato seria encomendar um estudo de viabilidade para a construção nos moldes que pretende e nas condicionantes que apresenta.

Não faz muito sentido esperar aqui comentários e tomar a decisão com base nos mesmos, tendo em conta o tamanho da responsabilidade que acarreta essa decisão.

Se as coisas correrem bem fica bem dizer "tomei a decisão lá com a ajuda do pessoal do fórum, granda casa que construi". Se as coisas correrem mal "fogo aquele pessoal do fórum foi me dizendo que era possivel...."

Bom 2015
  3.  # 4

Penso que é melhor construir de raiz de que comprar já construído, (no construído não sabe as aldrabices que estão escondidas) e 190k é mais que suficiente para o que pretende.
    Concordam com este comentário: Paio
  4.  # 5

Obrigado pelas vossas opiniões,

Claro que a decisão entre construir e comprar não será feita com base no que aqui for dito :) No entanto, tenho lido aqui posts de vários foristas e penso que muitos têm experiência mais do que suficiente para me aconselhar de uma forma fundamentada.

Quanto ao conseguir controlar as aldrabices se optar por construir penso que não é bem assim pois percebo tanto de construção como de tapeçaria! Teria que ser mesmo um diretor de obra a ajudar-me e as opiniões aqui dos foristas.

E quanto à opção de comprar? Parece-vos descabido o preço de 220.000 euros por uma moradia geminada com as características que vos enunciei? Qua tipo de problemas mais comuns me espera uma moradia com 7 anos de uso?
  5.  # 6

Colocado por: Anonimo16062021Se construir de raiz,sera que sabe de todas as aldrabices que estão escondidas?
    Tem a possibilidade de contractar um fiscal, ou então ele mesmo acompanhar a obra, e tem outra vantagem que é construir uma casa à sua imagem.
  6.  # 7

E quanto a valores Anonimo16062021?

Acham exequível 190.000 para a conclusão de uma moradia com qualidade média de 240 m2 em dois pisos + 40 m2 de anexos num terreno plano? Tenho lido 700/750 euros/m2 para construção + 15000 euros para impostos, taxas e projetos...

E quanto a valores de 220.000 m2 + 10.000 para impostos por uma moradia usada com 7 anos com as características que mencionei? Será um preço razoável? Aqui nesta zona do país um lote com 300 m2 anda na ordem dos 25000 euros portanto isto significa que estaria a dar 205k pela "construção" de uma moradia usada mas pronta a habitar e sem derrapagens...

Agradeço a todos os vossos contributos
  7.  # 8

O que incognito está aqui a pedir é uma opinião do tipo "o que vocês, que têm experiência neste ramo de atividade, fariam no meu lugar"? É uma questão que muita gente se coloca (como aliás é também o meu caso), porque na realidade os preços das casas continuam muito elevados (à base da especulação das imobiliárias), ao contrário do que se diz por aí e apesar da crise de que toda a gente fala.

Obviamente que a última decisão será sua e nunca imputará qualquer responsabilidade a pessoas que, na verdade, nem sequer conhece.
    Concordam com este comentário: incognito
  8.  # 9

Algums ainda percebem menos do assunto que um DO

Exactamente o mesmo que se passa com alguns empreiteiros e sub-empreiteiros.
  9.  # 10

Então onde andam as opiniões dos foristas que estão ou estiveram a construir e que podem dar opiniões fundamentadas? Li aqui no fórum os posts do nandogonga, valtorres e estou a seguir as do paio (que já aqui particicipou).

E as opiniões de foristas experientes como o picareta, zedasilva entre outros?

Aguardo os vossos contributos :)

Obrigado
  10.  # 11

Colocado por: incognitoEntão onde andam as opiniões dos foristas que estão ou estiveram a construir e que podem dar opiniões fundamentadas?

Ninguém lhe poderá dizer o valor de uma casa sabendo apenas a área e ninguém pode saber o custo de construção de uma casa apenas sabendo a área. Os custos dependem de muitos factores. Na minha opinião a casa geminada, tanto pode ser cara como barata, e os 190.000€ para construir a moradia, tanto pode dar como não pode.

Quanto à opinião daqueles que já construíram, vale o que vale, trata-se do caso particular da casa que eles construíram, uns vão dizer que sim, outros vão dizer que não.

Eu nunca iniciaria a construção de uma casa sem saber exactamente quanto iria gastar, e para isso teria que ter muito mais informações, além da área.

Fazendo as contas em cima do joelho, poderemos cometer erros, e depois a meio da obra descobrimos que o dinheiro não vai chegar. Veja o exemplo do terreno que diz que custa 40.000€, considerou o IMT, IS, escrituras e registos, que totalizam cerca de 3500€?
  11.  # 12

Obrigado picareta pelo seu contributo,

Quanto ao valor do terreno, 40.000 já considerando uma margem de 2500 euros para impostos...

E isso dos impostos tem muito que se lhe diga pois todos nós sabemos que vivemos em Portugal e que quando se fala aqui no forum em valores de 700/750 não será certamente a considerar o IVA a 23% nem sequer a 6%!

Estamos a falar se uma casa geminada de 2007, sem a qualidade de estruturas e isolamento que muitos dos foristas que construíram apresentaram aqui e é dessas pessoas que espero um feedback quanto ao valor final já considerando a moradia pronta a habitar...

:)
  12.  # 13

Embora não tenha pedido a minha opinião, um aspecto importante numa casa geminada é o isolamento acústico entre estruturas. Saber se a estrutura é a mesma pode ser muito relevante.
    Concordam com este comentário: Picareta, incognito
  13.  # 14

Obrigado pc ferreira,

Pedi o contributo de todos os foristas para me aconselharem entre construir com 190k comprando um terreno por 40k ou comprar a tal moradia usada por 220k e pagando os respetivos impostos.

Na tal casa na ficha técnica é mencionado que usaram entre as paredes "Arena 40" que penso estar relacionado com o isolamento acustico. No entanto, numa moradia geminada não nos safamos de alguns barulhos do vizinho, certo?

Obrigado pelo seu contributo
  14.  # 15

Eu recomendo SEMPRE comprar moradias isoladas!!!
    Germinadas NUNCA!
    Compra algo assim com terreno em volta e que mantenham os estupidos dos teus vizinhos longe... vais agradecer com o passar dos anos estares com alguma distancia!
  15.  # 16

Não será um pouco radical de mais essa opinião? Esta moradia geminada é de 3 frentes(só um vizinho). Conheço pessoas que vivem em moradias geminadas de duas frentes (dois vizinhos) e não estão insatisfeitas.

Além disso a opção é entre construir uma isolada e comprar uma geminada usada. As moradias isoladas que encontrei há venda nesta zona são muito velhas ou são muito mas mesmo muito caras para o meu bolso :)

230.000/235.000 euros (comprando ou construindo) é o meu limite máximo dos máximos e é já a fazer um esforço grande...Tenho que incluir nestes valores rigorosamente tudo -terreno (40.000), projeto, impostos, construção, sanitários wc, cozinha, equipamentos, jardim, sistema de rega e muros. Não vou poder gastar nem mais um cêntimo...

Li os posts de vários foristas que concluíram as suas moradias mas não encontrei nenhum que explicitasse os custos finais de toda a empreitada até ao fim. Se existir agradecia que me enviassem os links para poder consultar...

Mais uma vez obrigado a todos pois têm dado perspetivas válidas e pistas para poder tomar uma decisão muito mais consciente
  16.  # 17

Colocado por: incognitoNão será um pouco radical de mais essa opinião? Conheço pessoas que vivem em moradias geminadas e não estão insatisfeitas.

Além disso a opção é entre construir uma isolada e comprar uma geminada. As moradias isoladas que encontrei há venda nesta zona são muito velhas ou são muito mas mesmo muito caras para o meu bolso :)

230.000/235.000 euros (comprando ou construindo) é o meu limite máximo e já a fazer um esforço bastante grande...Não vou poder gastar nem mais um cêntimo

Fogo..eu vou ao OLX e vejo cada casa por +- 150k... :/ quem me dera!
  17.  # 18

Colocado por: master_chiefEu recomendo SEMPRE comprar moradias isoladas!!!
    Germinadas NUNCA!

O que é que entende por moradias geminadas? Eu estou a trabalhar num projecto de moradias geminadas, mas são lotes de terreno independentes, e como tal as estruturas serão independentes, e garanto-lhe que em termos de ruído não existirá qualquer problema, e com o terreno também não, visto que cada um terá o seu.

Agora, se me fala em duas moradias no mesmo lote (fracção A e fracção B), com a mesma estrutura de betão, aí tem alguma razão.

Tenho pena é que quem compra, muitas vezes não sabe destingir uma situação da outra.
  18.  # 19

Colocado por: TyrandeFogo..eu vou ao OLX e vejo cada casa por +- 150k... :/

Eu encontro muito mais barato!!!!
    • Paio
    • 28 dezembro 2014

# 20

Colocado por: Picareta
    O que é que entende por moradias geminadas? Eu estou a trabalhar num projecto de moradias geminadas, mas são lotes de terreno independentes, e como tal as estruturas serão independentes, e garanto-lhe que em termos de ruído não existirá qualquer problema, e com o terreno também não, visto que cada um terá o seu.

Agora, se me fala em duas moradias no mesmo lote (fracção A e fracção B), com a mesma estrutura de betão, aí tem alguma razão
    Tenho pena é que quem compra, muitas vezes não sabe destingir uma situação da outra.

Viver em Moradias Geminadas e viver em Apartamentos pouca diferença tem, eu sinceramente nunca queria viver em Mor. Geminadas

0.0212 seg. NEW