Iniciar sessão ou registar-se
    • CSCE
    • 28 dezembro 2014

# 1

Olá,

Sou nova por aqui e peço desculpa se este tema já foi debatido antes, é possível e até provável que sim, mas garanto que passei os últimos serões a ler legislação e comentários nos foruns e continuo a precisar de ajuda, porque para quem não está dentro do assunto é tudo bastante complicado.

Então é assim: herdei há pouco uma casinha na aldeia, esta consiste apenas numa sala/cozinha, quarto e WC, mas tem tb barracões e até um antigo curral em anexo (de tal forma que constava nas finanças como sendo uma vivenda T4 qd na realidade é um T1! Isso já foi resolvido, felizmente.) Tem tb um bom quintal com cerca de 600m2, onde há várias árvores de fruto e onde dá perfeitamente para cultivar umas alfaces, cenouras e outro legumes a gosto. O valor tributado pelas finaças e sobre o qual pago IMI é de 29.000€. Como não tenho qq uso para a casa, gostava de a tentar arrendar, mas sou uma iniciante nestas andanças. Pelo que li, o valor total da renda não pode ser superior a 1/15 do valor do imóvel, é assim? Ora, neste caso, isso dá um topo de 161,111€ de renda por mês. Acontece que várias pessoas que viram o sítio me disseram que cerca de 200€ lhes parecia o valor justo, inclusive um potencial arrendatário. A minha questão prende-se com o facto de haver um quintal que produz alguma fruta e onde se podem por outras culturas, isso altera ou pode alterar esse valor obtido a partir do 1/15 avos? Embora com mobília antiga, a casa tb se encontra mobilada, como deverei calcular um valor para isso?

Desde já obrigada a quem me possa ajudar, nem que seja direccionando-me para algum tópico onde isto seja debatido.
    E como estamos na quadra, votos de boas festas.
    • 1255
    • 28 dezembro 2014

# 2

Esqueça lá essa coisa de 1/15 avos para calcular o valor da renda.
    O valor da renda que deve pedir é o que achar adequado às condições da casa e que alguém achar que quer pagar por ela.
    Se acha que os 200 € é o valor justo, então é esse o valor que deve pedir.
    Mas o melhor é fazer uma prospecção de mercado na zona. Tente saber quanto custam as rendas na zona para uma casa com essas condições. Não se esqueça do quintal, é uma mais valia que influência o valor para cima.
    Não se esqueça tambem de fazer um contrato de arrendamento, sem falta. Pague o imposto de selo (10% sobre o valor da renda mensal), passe sempre recibos e declare o rendimento em sede de IRS. Só assim é que pode fazer valer os seus direitos como senhorio.
    Concordam com este comentário: A. Madeira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CSCE
  1.  # 3

Já agora mencione a aldeia e o concelho onde tem o imóvel, pode haver por aqui gente interessada.
    • CSCE
    • 29 dezembro 2014

# 4

Obrigada 1255!
    De facto andei a ver preços de casas semelhantes na zona e, no geral, ficavam pelos 200€ e tal até 350€. Por isso é que achei que os tais 161€ eram um valor um pouco baixo demais para o que penso ser razoável e praticado por aí. Mas então, agradecia se me pudesse esclarecer em que é que se aplica então o valor máximo dos 1/15, porque se há coisa que tenciono é mesmo fazer tudo dentro da legalidade. As histórias abundam sobre arrendamentos que correm de mal a mesmo muito mal e se com tudo legal é assim, nem quero imaginar como pode correr não sendo. Aliás, ando a informar-me para decidir se vale a pena ou não ir para a frente com isto, cá em casa sempre tivemos medo do arrendamento.
    Já agora e sobre o imposto de selo, como é, esses 10% são sobre o valor da renda de um mês ou é tipo pagar à partida 10% sobre o valor que se espera receber tendo em conta o tempo do contrato?

A casa fica no concelho de Leiria, mais exactamente perto de Amor.
  2.  # 5

Colocado por: CSCE(...) gostava de a tentar arrendar, mas sou uma iniciante nestas andanças. (...) A casa fica no concelho de Leiria, mais exactamente perto de Amor. (...)

A casa está pronta a habitar? Tem lareira? Não sou muito entendida no assunto, mas deve arrendar pelo valor que lhe possa parecer justo e dentro do que corre na zona. Não se esqueça de que: Quem mais nos der, mais nosso amigo é! Tendo um quintal (com ou sem água?...) de onde se pode colher, com certeza, alguma fruta, com benefícios para o arrendatário. Agora, atendendo a que a casa está situada numa aldeia, nem sempre um rendimento mais alto é o mais importante. Também lhe interessa, por certo, arranjar um inquilino de confiança; e isso é o mais difícil.
  3.  # 6

em que é que se aplica então o valor máximo dos 1/15

Esse valor aplica-se, como limite, a atualizações de rendas de contratos antigos, na transição para o Novo Regime do Arrendamento Urbano.
    Nos contratos de arrendamento atuais o valor de renda é o que ficar estabelecido no contrato, estabelecido entre senhorio e inquilino, não há limites legais.

o imposto de selo, como é, esses 10% são sobre o valor da renda de um mês ou é tipo pagar à partida 10% sobre o valor que se espera receber tendo em conta o tempo do contrato

O valor de 10% é sobre o valor da renda de um mês. Quando efetuar o contrato de arrendamento, faça-o em triplicado, ambas as partes assinam, depois vai a uma repartição das finanças, liquida o imposto de selo (no valor de 10% da renda estabelecida, como já referido), e depois os contratos são carimbados (uma cópia fica na repartição, outra para o senhorio e outra para o inquilino).

Ah... e não se esqueça que mesmo para arrendar é necessário efetuar o certificado energético do imóvel.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CSCE
  4.  # 7

Colocado por: CSCEObrigada 1255!
    De facto andei a ver preços de casas semelhantes na zona e, no geral, ficavam pelos 200€ e tal até 350€. Por isso é que achei que os tais 161€ eram um valor um pouco baixo demais para o que penso ser razoável e praticado por aí.

Não só a localização pesa na decisão da renda. Estabelecer um preço baseado somente no que o vizinho do lado pede chega a ser um pouco especulação...
    Tente comparar mais dados com as casas semelhantes na zona. As outras têm cozinha equipada? Têm lareira? As casas estao em perfeitas condições de habitabilidade ou estão cheias de infiltrações, humidades e coisas do género? Tendo o mesmo número de assoalhadas, as dimensões em m2 são proximas? Têm sotão/garagem? Tente estabelecer o maior número possível de comparações...

Digo isto porque sempre que chego a uma nova cidade e preciso arrendar uma nova casa, às vezes tenho de me rir com alguns comentários de senhores que me mostram algumas casas.
    Por exemplo, no Entroncamento, 90% das casas são arrendadas ao preço único de 350€. Umas estão em péssimas condições, têm um quarto a menos que outras, situam-se em zonas mais afastadas ou não tão bem frequentadas...mas alguns não querem saber! é "preço único prá frente!"
    Lembro de uma vez perguntar a um senhor "então oh chefe, você está a pedir por um T2, afastado do centro, que tem N de probleminhas, o mesmo que outro gajo está a pedir por um T3 próximo do centro, que tem muito mais condições de habitabilidade, tem garagem, tem sótão, tem transportes ao pé..?"
    resposta do senhor: "ai sabe como é, aqui toda a gente pede isto...."
  5.  # 8

Colocado por: Tyrande"ai sabe como é, aqui toda a gente pede isto...."
    Mai nada!
    • CSCE
    • 30 dezembro 2014

# 9

Muito obrigada spoliv! Tenho continuado a ler por aí e já tinha percebido que provavelmente me tinha enganado e que realmente o 1/15 só se aplica em casos específicos, mas obrigada por mo confirmar. Na verdade ainda ando a tentar perceber como funciona realmente o arrendamento, quais os possíveis pros e contras, incluindo em termos monetários; não sabia, por exemplo, sobre o tal imposto de selo de 10% mas já tinha lido sobre a obrigatoriedade da certificação energética.

Colocado por: maria rodriguesA casa está pronta a habitar? Tem lareira? Não sou muito entendida no assunto, mas deve arrendar pelo valor que lhe possa parecer justo e dentro do que corre na zona. Não se esqueça de que:Quem mais nos der, mais nosso amigo é!Tendo um quintal (com ou sem água?...) de onde se pode colher, com certeza, alguma fruta, com benefícios para o arrendatário. Agora, atendendo a que a casa está situada numa aldeia, nem sempre um rendimento mais alto é o mais importante. Também lhe interessa, por certo, arranja

Tanto quanto sei, sim está pronta a habitar, pelo menos em termos legais acho que está tudo mas neste país onde reina a burocracia o mais provável é vir a descobrir que falta mais alguma coisa. Está mobilado, embora com mobília antiga e algo frugal. Tem lareira mas não recuperador. Tem água no quintal mas da rede, na zona creio que nem há poços pq o terreno é arenoso. Pois tem toda a razão quanto a ser importante encontrar um inquilino de confiança, mas qd não se conhecem bem as pessoas às vezes têm-se grandes surpresas, razão pela qual ainda ando a ponderar muito bem se vou para a frente com isto ou não.

Colocado por: TyrandeNão só a localização pesa na decisão da renda. Estabelecer um preço baseado somente no que o vizinho do lado pede chega a ser um pouco especulação...
    Tente comparar mais dados com as casas semelhantes na zona. As outras têm cozinha equipada? Têm lareira? As casas estao em perfeitas condições de habitabilidade ou estão cheias de infiltrações, humidades e coisas do género? Tendo o mesmo número de assoalhadas, as dimensões em m2 são proximas? Têm sotão/garagem? Tente estabelecer o maior número possível de comparações...

Sim, tem razão e foi o que tentei fazer, embora ainda só tenha visto preços e características online, claro que ler descrições em sites de venda/arrendamento não é o mesmo que ver os locais, mas como digo ainda estou no início do processo.

Colocado por: Tyrande"ai sabe como é, aqui toda a gente pede isto...."

LOL!!! Muito bom! Claro que imagino a frustração e transtorno que isso causa a quem anda à procura de casa. Garanto-lhe que em tudo tento sempre saber bem no que me estou a meter e ser o mais racional e realista possível, isso inclui neste caso estabelecer um valor que seja aceitável quer para um potencial arrendatário quer para mim.

0.0126 seg. NEW