Iniciar sessão ou registar-se
    • CSCE
    • 28 dezembro 2014

# 1

Olá,

Sou nova por aqui e peço desculpa se este tema já foi debatido antes, é possível e até provável que sim, mas garanto que passei os últimos serões a ler legislação e comentários nos foruns e continuo a precisar de ajuda, porque para quem não está dentro do assunto é tudo bastante complicado.

Então é assim: herdei há pouco uma casinha na aldeia, esta consiste apenas numa sala/cozinha, quarto e WC, mas tem tb barracões e até um antigo curral em anexo (de tal forma que constava nas finanças como sendo uma vivenda T4 qd na realidade é um T1! Isso já foi resolvido, felizmente.) Tem tb um bom quintal com cerca de 600m2, onde há várias árvores de fruto e onde dá perfeitamente para cultivar umas alfaces, cenouras e outro legumes a gosto. O valor tributado pelas finaças e sobre o qual pago IMI é de 29.000€. Como não tenho qq uso para a casa, gostava de a tentar arrendar, mas sou uma iniciante nestas andanças. Pelo que li, o valor total da renda não pode ser superior a 1/15 do valor do imóvel, é assim? Ora, neste caso, isso dá um topo de 161,111€ de renda por mês. Acontece que várias pessoas que viram o sítio me disseram que cerca de 200€ lhes parecia o valor justo, inclusive um potencial arrendatário. A minha questão prende-se com o facto de haver um quintal que produz alguma fruta e onde se podem por outras culturas, isso altera ou pode alterar esse valor obtido a partir do 1/15 avos? Embora com mobília antiga, a casa tb se encontra mobilada, como deverei calcular um valor para isso?

Desde já obrigada a quem me possa ajudar, nem que seja direccionando-me para algum tópico onde isto seja debatido.
    E como estamos na quadra, votos de boas festas.
    • 1255
    • 28 dezembro 2014

# 2

Esqueça lá essa coisa de 1/15 avos para calcular o valor da renda.
    O valor da renda que deve pedir é o que achar adequado às condições da casa e que alguém achar que quer pagar por ela.