Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,

    Nos últimos meses (desde Setembro) tenho feito uma análise quase exaustiva do mercado das salamandras a pellets e o que é certo é que estamos em Dezembro e ainda não consegui tomar uma decisão. A conclusão a que chego é que a informação destes equipamentos é por vezes vaga e inconclusiva. Assim, e apesar de andar com frio por casa (o que é um forte argumento para comprar a máquina), ainda não consegui decidir e agradecia a ajuda de pessoas mais experientes que eu...

    As condições/restrições são:
    - a área que quero aquecer não é ampla. Tem uma sala de 40m2, que está ligada a um vão de escadas que dá acesso ao andar superior onde tem o hall dos quartos com mais 15m2.
    - junto à sala estão duas divisões que normalmente não estão fechadas (cozinha e entrada - 35m2). A área total é então cerca de 90m2.
    - o volume é 215m3.
    - não pretendemos instalar aquecimento central nem canalização do ar. A salamandra deve ser instalada na sala.
    - É uma moradia com 2 anos com isolamento muito bom.
    - o orçamento não deverá ultrapassar os 2000€ com instalação.

    As nossas dúvidas começam com a selecção da potência necessária. Estamos a considerar opções entre os 8 kw e os 10 kw. No entanto, muitas vezes a área que os fabricantes dizem que uma dada potência aquece nem sempre é a mesma. Depois tentamos considerar outros factores como o rendimento, consumos, assistências, material em que são feitas (ferro fundido, aço, etc.), marca. Mas muitas vezes é difícil comparar objectivamente os modelos. As opções que temos de momento são: Equation 10 kw Leroy Merlin, Edilkamin 8 kw lilia plus, Moretti Fire 10 kw Alba, Solzaima 10 kw Alpes, Metlor 10 kw Vicentina. Todos os modelos têm vantagens e desvantagens e é difícil saber qual o melhor compromisso. O nosso objectivo é aquecer a zona de estar da sala com um equipamento robusto e eficiente para que consuma pouco quanto a temperatura está estabilizada. A questão é saber se considerando as perdas entre divisões, se qq uma destas salamandras alguma vez vai conseguir atingir uma temperatura suficientemente estável para baixar para consumos mínimos hora ou se vai sempre trabalhar no máximo.

    Depois das dúvidas na escolha da máquina, temos dúvidas quanto à instalação. Já falamos com muitos fornecedores e já ouvimos que o tubo pode ser só horizontal e sair através de uma parede e colocar um chapéu ou inclinação para baixo na extremidade. Já nos falaram de que deve ter uma chaminé vertical, sendo que alguns falam que devem ser dentro de casa e outros fora, tubo simples ou duplo...

    Agradeço ajuda, comentários ou sugestões porque de facto estou tenho dificuldade em fechar este assunto.

    Obrigada desde já.
  2.  # 2

    Sem sistema de distribuição de calor os ganhos que vai ter nas outras divisões são limitados. Diminui o desconforto térmico, a humidade e as condensações mas não é um aquecimento central de forma nenhuma. É bom que tenha consciência disso antes de comprar.

    Como termo de comparação, o apartamento T2 dos meus pais, no litoral centro, com cerca de 110 m2, construído nos anos 70 e com boa exposição solar tem uma salamandra a pellets na sala (35 m2) de 6 kW. É um modelo com 4 níveis de potência, nunca funcionou na potência máxima por não ser necessário. Habitualmente no nível 2 e ocasionalmente, em dias muito frios, no nível 3. Em termos de consumos, um saco a cada 2 dias, em funcionamento das 17h às 24h.

    Posto isto, eu optava por um modelo de 8 kW se for para colocar na sala. De 10 kW para colocar no hall de entrada, se este local permitir uma melhor distribuição do calor. No seu caso, eu analisava bem a possibilidade de optar por um equipamento com saídas de ar para outras divisões. A tubagem pode ser facilmente oculta e nesse caso tem a possibilidade de aquecer quase toda a habitação. Seria uma questão de escolher o melhor local de instalação.

    Se for uma pessoa muito sensível ao ruído, aconselho que oiça o aparelho em funcionamento. A mim não me incomoda mas há pessoas que se queixam. Normalmente, quanto melhor a construção do equipamento (e mais caro), menos se ouve o ruído.

    Quanto à exaustão, os fabricantes têm normas que vêm no manual de instalação. Não aceite soluções de "chico-esperto". São possíveis troços horizontais, desde que tenham um tampão de limpeza no final. O ideal é um só troço vertical e sem curvas.
  3.  # 3

    Obrigada pela resposta.

    Habitualmente as salamandras a pellets permitem definir a temperatura que se pretende atingir ou o nível de potência desejado?

    Ao ter uma área subdividida tenho receio que a salamandra quer seja de 8 ou 10 kw não permita atingir a temperatura definida (considerando as várias perdas) e por isso esteja sempre a trabalhar no máximo do consumo. Mesmo que aumente a potência (para 12 kw, por exemplo) o problema irá persistir mas o aquecimento será feito mais rapidamente certo?

    Quanto ao ruído, concordo mas às vezes as empresas não têm as máquinas a funcionar. Mas vou tentar questionar.

    Obrigada.
  4.  # 4

    Sim, todas são reguláveis. A maioria permite programar uma temperatura ambiente e regular a potência para manter essa temperatura.

    Numa casa bem isolada, 10 kW é uma grande quantidade de calor. Imagine 5 radiadores a óleo, dos maiores, permanentemente ligados. Se tiver um equipamento a libertar 10 ou 12 kW de potência numa sala, não é por aumentar ainda mais a potência do equipamento que vai aquecer o resto da casa se não tiver nenhum sistema de distribuição do calor. O que acontece é que vai atingir temperaturas muito altas na sala, mais rapidamente. Claro que se vai libertar algum calor para as restantes divisões, mas a diferença não é significativa nem é uma forma eficiente de fazer o aquecimento.

    Para uma sala de dimensões médias e bem isolada, numa zona do país não demasiado fria, a potência mais baixa é perfeitamente suficiente e permite libertar algum calor para as restantes divisões por convecção. Dependendo da planta da casa, pode estudar a localização para tentar melhorar a dispersão do calor. Ou então, optar por um equipamento que faça a distribuição do calor. Não se pode é pedir a um equipamento concebido para aquecimento local que faça aquecimento central.
  5.  # 5

    Fiat

    e porque uma salamandra normal a lenha e tal ;)
    Eu ja ouvi falarem dos pellets e ja estive perto de algumas... mas nao sei porque nao fiz contas.
    Madeira versus saquinhos de pellets de 15kg?
  6.  # 6

    Salamandra a pellets no nosso caso, é o equipamento preferível pela facilidade de programação, acesso a pontos de venda de pellets e sem necessidade de grande armazenamento prévio.

    E dos modelos que referi em cima, algum comentário?

    Obrigada
  7.  # 7

    Agradeço opiniões.
    • ptuga
    • 29 dezembro 2014 editado

     # 8

    Partilho e reforço a opinião do Fiat_uno não se pode pedir a uma salamandra que faça aquecimento central.
    Apenas mais um ou dois conselhos.
    - O tubo de exaustão ser interior tem a vantagem de ao longo da subida irradiar calor, logo ajudar a aquecer e pintado de antracite não fica nada inestético.
    - Sempre que possível instalar com admissão de ar exterior. As salamandras vêm com uma entrada própria. favorece a queima e impede que esteja a retirar o ar quente da sala para o voltar a queimar.
    - Cuidado com a localização, estes bichos não são o suprassumo do silêncio e para as pessoas mais esquisitas pode chatear.
    - Se quiser usar a definição de temperatura como fator para a potência de funcionamento terá de adquirir um sensor remoto. Elas trazem um integrado mas como é obvio vai dar sempre valores errados.
    - Além da potencia tenha em atenção a eficiência (que vai influenciar a potencia real).
 
0.0090 seg. NEW