Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Mais uma vez vou pedir conselhos ao ppl deste grande forum :)

    Comprei um apartamento usado (escritura marcada para dia 31 deste mês). Quero colocar uma cozinha totalmente nova (electrodoméstico + móveis).

    O aspecto da cozinha actual é o da parte superior da imagem. A parte inferior da imagem é a cozinha que eu pretendo ter. O problema aqui é que vou ter de deslocar o lava-louça e a maquina de lavar para a direira. Relativamente às tubagens (canalizações), isto é um trabalho fácil? Ficará caro?

    Aceito sugestões para alternativas ao desenho da cozinha. Não queria era ter o lava-louça mesmo pegado com a placa de indução (até porque recomenda-se uma distância minima de 80 cm entre ambos - já agora, alguem me explica porquê?).

    Obrigado atecipadamente pela vossa ajuda :)
      old_kitchen2.JPG
  2.  # 2

    A sua proposta parece-me bem se não tivesse a "courette".. mas não pode demolir a courette tecnica do canto... pelo que esse movel de canto.. é para esqueçer.

    Atenção aos pontos de esgoto/agua... está a colocar o lava-louças no canto oposto...
  3.  # 3

    Colocado por: Pedro BarradasA sua proposta parece-me bem se não tivesse a "courette".. mas não pode demolir acourettetecnica do canto... pelo que esse movel de canto.. é para esqueçer.

    Atenção aos pontos de esgoto/agua... está a colocar o lava-louças no canto oposto...


    A courette vai passar por dentro dos moveis (veja como passa por dentro dos móveis de cima).
    Eu sei que vou mudar lava-louças para o canto oposto, queria esticar os canos de esgoto/agua para esse canto. Quero é saber se isso fica caro e se é dificil.
  4.  # 4

    Caso o esquema que pretendo não dê, fica isto:
      ikea_kitchen2.JPG
  5.  # 5

    Coloque um lava louças de uma cuba.. esse ocupa espaço precisoso.
    a courette, passa nos armários superiores.. e nos armários inferiores também...
    O movel alto é para o firgorifico.. ou é dispenseiro?
  6.  # 6

    Colocado por: Pedro BarradasColoque um lava louças de uma cuba.. esse ocupa espaço precisoso.
    a courette, passa nos armários superiores..e nos armários inferiores também...
    O movel alto é para o firgorifico.. ou é dispenseiro?


    frigorifico
  7.  # 7

    é má solução colocar o forno ao lado do frigorifico... qd ampitudes termicas, o frigorifico tera que trabalhar mais... logo gastara mais energia
    onde esta o fogao?
  8.  # 8

    Colocado por: nomicé má solução colocar o forno ao lado do frigorifico... qd ampitudes termicas, o frigorifico tera que trabalhar mais... logo gastara mais energia
    onde esta o fogao?


    Sim, de facto é bem visto. Estou a ficar mais inclinado para o formato da ultima imagem, visto dar menos trabalho.

    Quanto ao fogão, não o vou ter (terei placa de indução + forno electrico). A minha casa vai ser 100% gas free (aquecimento de agua por cilindro).
  9.  # 9

    será como a minha, mas de qualquer forma, terá que contemplar o espaço da placa e do forno electrico...

    e se tem a placa ao lado do lavatorio... lembre-se que a placa é electrica...

    e porque não colocar o forno por baixo da placa (o tradicional), o micro ondas em cima e ganha espaço na bancada e pode usar a primeira solução. e afasta a placa do lavatorio.
    No site o Ikea, ele tem la pequenas dicas muito utieis ;)
  10.  # 10

    O último desenho é o mais ergonómico a níveis de utilização. Só é pena a placa estar muito próxima do lava-louças, mas não poderá ser de outra forma (ou então troca a posição da máquina de lavar com o lava-louças).
    Quanto aos armários superiores, é apenas uma questão de gosto, mas actualmente usa-se mais armários horizontais, por ex. em cima do lava-louças experimente colocar 2 armários.
  11.  # 11

    acho que deve deixar um pouco mais de espaço entre o frigorico e o lavaloiça....

    de resto, parece bem! Embora no tal canto as coisas não sejam como tem aí na imagem, como o Pedro tem avisado


    Coisas da Casa
  12.  # 12

    Já pos a hipotese de integrar aquela zona de "marquise" no espaço da cozinha de forma a rentabilizar a questão dos armários?? e ao mesmo tempo "alargar" a cozinha.
  13.  # 13

    Relativamente ao facto do lava-louça ficar ao lado da placa de indução, não posso fazer nada, pois a cozinha orginal já vinha assim... a unica hipotese é partir paredes para mudar canalizações e isso provavelmente encarece muito os custos.

    Bem, tendo em conta a falta de espaço em termos de bancada nos ultimos desenhos, estou a pensar optar por esta configuração:
      cozinha5.JPG
  14.  # 14

    sendo uma placa de indução, pode mudar a placa sem mudar o lavatório, e só uma questão de fios. E neste caso colocaria na ponta do lado drt.
    Atenção ao diâmetro dos fios eléctricos, se os mesmos vierem do quadro tem que (SE NÃO ME ENGANO) um diâmetro de 4 ou 6mm. e tem que ser este diâmetro desde o quadro eléctrico ate a placa. e ter uma disjuntor de protecção só para este equipamento.

    Atenção ao armario de cando do chão, geralmente estes tem aquelas parteleiras redondas em arame q rodam no interior... com a tal coluna traseira n poderá ter as prateleiras,

    De resto gosto mais desta opção.
  15.  # 15

    Colocado por: nomicsendo uma placa de indução, pode mudar a placa sem mudar o lavatório, e só uma questão de fios. E neste caso colocaria na ponta do lado drt.
    Atenção ao diâmetro dos fios eléctricos, se os mesmos vierem do quadro tem que (SE NÃO ME ENGANO) um diâmetro de 4 ou 6mm. e tem que ser este diâmetro desde o quadro eléctrico ate a placa. e ter uma disjuntor de protecção só para este equipamento.

    Atenção ao armario de cando do chão, geralmente estes tem aquelas parteleiras redondas em arame q rodam no interior... com a tal coluna traseira n poderá ter as prateleiras,

    De resto gosto mais desta opção.


    Mudar a placa é fácil. E o exaustor que fica por cima da placa? Esse penso que já é mais complicado mudar de sitio.
  16.  # 16

    Colocado por: marcoaraujo
    Colocado por: nomicsendo uma placa de indução, pode mudar a placa sem mudar o lavatório, e só uma questão de fios. E neste caso colocaria na ponta do lado drt.
    Atenção ao diâmetro dos fios eléctricos, se os mesmos vierem do quadro tem que (SE NÃO ME ENGANO) um diâmetro de 4 ou 6mm. e tem que ser este diâmetro desde o quadro eléctrico ate a placa. e ter uma disjuntor de protecção só para este equipamento.

    Atenção ao armario de cando do chão, geralmente estes tem aquelas parteleiras redondas em arame q rodam no interior... com a tal coluna traseira n poderá ter as prateleiras,

    De resto gosto mais desta opção.


    Mudar a placa é fácil. E o exaustor que fica por cima da placa? Esse penso que já é mais complicado mudar de sitio.


    os armariso ficam junto ao tecto? se n ficarem é possivel...
    • kami
    • 23 março 2009

     # 17

    Boas

    os armariso ficam junto ao tecto? se n ficarem é possivel...


    Possivel é... mas esqueça o rendimento anunciado do exaustor... pois com essas curvas vai perder rendimento!!

    Cumps
 
0.0206 seg. NEW