Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Antes de mais peço desculpa por estar a iniciar um novo tópico, com alguns já mais que debatidos aqui, no entanto, também achei pelo que li que nenhum resolvia parte das minhas questões.

Eu tenho uma casa terria, junto a um pomar de citrinos, com outra casa mesmo a lado a tapar todo o sol que a minha possa receber durante do dia. Tenho também o problema de não a poder arejar durante o dia senão corro o risco de chegar a casa e não ter nada nela, isto porque temos equipas de apanha e no meio do campo, como trabalhamos os dois fora de casa, as coisas tem de ficar bem fechadas.

Tenho problemas de bolor mais ou menos em todas as paredes da casa, isto inclui tudo o que tem madeira, onde o diabo do bolor se vai depositando. Posso limpar as portas e as cadeiras todas as semana que num espaço de 6 dias ele renova-se.
    A parte mais chata é no quarto, o meu marido tem alergia e por isso passa a noite inteira sem conseguir respirar bem. Já para não falar que guardar roupa nos roupeiros não é de todo possível porque fica completamente coberta de bolor.

Aconselharam-me a comprar um purificador de que é bom para controlar este tipo de fungos existentes em casa. Aconselharam-me também um desumidificador para sugar a humidade em excesso que me corre pelas paredes.

Eu já não sei que mais soluções ou atitudes possa ter para melhorar a qualidade de vida dentro de casa que supostamente era onde nos devíamos sentir bem.

Comprei ontem um purificador de ar, mas penso que na realidade ele seja um humidificador porque está sempre a fazer barulho para puxar água do deposito que tem: https://www.worten.pt/climatizador-mei-ac-2977.html
    Acho, mesmo sem compreender grande coisa do que diz no manual de instruções que ele me está a fazer o efeito inverso.

Preciso de ajuda, preciso de algo que me dê algumas soluções e que possa dormir com menos "poluição" no quarto.

Ah que as plantas cá em casa não morram porque até a própria terra ganha bolor.

Enfim... obrigada pela atenção e fico a aguarda uma ideia ou uma ajuda.

Liliana
  2.  # 2

Liliana, se quer tirar a humidade de casa, tem mesmo que a tirar e não colocar ainda mais!

Para ventilar a casa pode comprar um extractor de wc caso não tenha e coloque em funcionamento quando sair de casa, consomem pouca electricidade e renovam o ar, só tem que ter cuidado em dias de muita humidade porque aí vai fazer o inverso
    Use sempre que tomarem banho para extrair a humidade

do género deste https://www.worten.pt/inicio/grandes-eletrodomesticos/encastre/encastre-extratores/extrator-banho-s-p-future-100.html

Ligue o exaustor quando estiver a cozinhar para extrair toda a humidade

Pode também ter falta de isolamento e aí também aconselho a isolar pelo exterior, resolve falta de isolamneto, impermeabiliza a fachada e fica logo pintada
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lilianae
  3.  # 3

Esqueci de dizer para trocar esse aparelho por um desumidificador
  4.  # 4

Colocado por: klinkerLiliana, se quer tirar a humidade de casa, tem mesmo que a tirar e não colocar ainda mais!

Para ventilar a casa pode comprar um extractor de wc caso não tenha e coloque em funcionamento quando sair de casa, consomem pouca electricidade e renovam o ar, só tem que ter cuidado em dias de muita humidade porque aí vai fazer o inverso
    Use sempre que tomarem banho para extrair a humidade

do género destehttps://www.worten.pt/inicio/grandes-eletrodomesticos/encastre/encastre-extratores/extrator-banho-s-p-future-100.html

Ligue o exaustor quando estiver a cozinhar para extrair toda a humidade

Pode também ter falta de isolamento e aí também aconselho a isolar pelo exterior, resolve falta de isolamneto, impermeabiliza a fachada e fica logo pintada
    Estas pessoas agradeceram este comentário:lilianae

Olá,

antes de mais Obrigada pela resposta.

Eu tenho essas extractor nas casas de banho, faz o efeito quando toma banho, mas no restante, como é o caso da cozinha não está a fazer.

O desumidificador deixarei a trabalhar o dia todo? não me faz mal para as plantas?

Estou mesmo chateada com isto, por tudo tem bolor, até na roupa de cama está bolor, e depois é as alergias!

Acha que um purificador não ajudaria, no caso das alergias?

Que desumidificador acha o mais adequado? há tanta oferta que uma pessoa perde-se...
    Bem hoje vou trocar isto... que ao que parece está fazendo mais estrago
  5.  # 5

sim tem de ser um desumificador. se vai tentar desumidificar a casa toda compre um de 5l. e compre tambem um medidor de humidade se o aparelho ja nao tiver.
    ha umas estacoes meteorológicas que mede tambem no exterior e assim consegue saber se vale a pena abrir as janelas.
  6.  # 6

Vou ver o que há pela worten aqui da terrinha, mas que isto é uma dor de cabeça isso é.

e a relação as alergias pensam de o desumidificador vai ajudar ou são coisas distintas?
  7.  # 7

Colocado por: lilianae
    Eu tenho essas extractor nas casas de banho, faz o efeito quando toma banho, mas no restante, como é o caso da cozinha não está a fazer.

Na cozinha deve usar sempre o exaustor e não o extractor de wc para extrair a humidade dos cozinhados

Colocado por: lilianae
    O desumidificador deixarei a trabalhar o dia todo? não me faz mal para as plantas?

Em principio não fará mal às plantas, mas tem assim tantas?

Colocado por: lilianaeAcha que um purificador não ajudaria, no caso das alergias?

Que desumidificador acha o mais adequado? há tanta oferta que uma pessoa perde-se...

Não sei se ajudará para as alergias, eles devem dizer que sim caso contrario não o venderiam

Relativamente aos desumidificadores existem muitos mas no fundo fazem todos o mesmo, uns melhores que outros e alguns com indicação de nível de humidade e com aquecimento

Quanto ao bolor terá que lavar paredes e tectos com lixívia e depois arranjar maneira de ventilar a casa, ou abrindo janelas ou com os extractores ligados que eles vão renovar o ar da casa nem que seja pelas frinchas das portas e janelas
  8.  # 8

Colocado por: klinker

Na cozinha deve usar sempre o exaustor e não o extractor de wc para extrair a humidade dos cozinhados

Em principio não fará mal às plantas, mas tem assim tantas?

Não sei se ajudará para as alergias, eles devem dizer que sim caso contrario não o venderiam

Relativamente aos desumidificadores existem muitos mas no fundo fazem todos o mesmo, uns melhores que outros e alguns com indicação de nível de humidade e com aquecimento

Quanto ao bolor terá que lavar paredes e tectos com lixívia e depois arranjar maneira de ventilar a casa, ou abrindo janelas ou com os extractores ligados que eles vão renovar o ar da casa nem que seja pelas frinchas das portas e janelas

Boa tarde,

Plantas tenho 10 orquideas em casa, mas como lhe digo elas parece que congelaram no tempo...

A cozinha o mal, não é a humidade dos alimentos, penso mesmo ser a humanidade interior em casa, uma vez que os azulejos tem marcas de formação de bolores. nas dispensa a mesma coisa.

O mal acho que seja o facto de casa não arejar, mas também não tenho grande alternativa ao problemas que derivam de ter as "portas aberta". Estamos no meio do campo, e num casa rural.

Vou ver se encontro um desumidificador, mas penso que até 5L dê para o efeitos e deixar a trabalhar pelo menos no quarto... que é onde ataca mais os efeitos do bolor, à pouco notei que o edredon tem marcas do bolor. É para mim um das piores dores de cabeça que existe.

Obrigada pela ajuda. :)

Liliana
  9.  # 9

Liliana,

Mas usa sempre o exaustor quando está a cozinhar? É praticamente obrigatório se não quer humidade dentro de casa, são litros de vapor de água que são libertados para dentro de casa

Em relação ao arejar a casa se não quiser abrir janelas por causa da segurança, tem que instalar ventiladores que façam isso por si! falei nos extractores de wc ou o próprio exaustor da cozinha, mas esse é bastante mais forte e consome mais

Compre um de 10l, pode deixar sempre ligado, mas antes retire todo o bolor das paredes e tectos com lixivia, deixe os ventiladores ligados e vai notar grandes diferenças
  10.  # 10

Liliana a Sua casa é muito fria?
    Presumo que sim.
    Concordam com este comentário: lilianae
  11.  # 11

Colocado por: ErdnaxelaLiliana a Sua casa é muito fria?
    Presumo que sim.
    Concordam com este comentário:lilianae

A casa é fria.
    Agora mesmo de dia tenho, neste momento, 14 graus, não está mau, mas mesmo com o sol a bater de frente nunca tenho temperaturas superiores a isso. De verão é um forno autentico, mas de inverno é fria. mesmo com o desumidificador no quarto a trabalhar (do ar condicionado) as janelas tem sempre gotinhas presentes.

Já comprei o desumidificador que tem estado a trabalhar quase o dia todo, em dois dias encheu o deposito de 2 litros.
    Quanto a estão meteorológica que indique a temperatura e o nível de humidade em casa isso ainda não vi por aqui à venda. Sei que as vezes o Lidl tem disso ou o Aldi... agora não tem tido.
  12.  # 12

Liliana vivi 3 anos num "monte alentejano". As condições eram as mesmas, gelada e humida de inverno e forno de verão. A parede virada a norte, mesmo de dia e por fora tinha sempre condensação. O desumidificador trabalhava todo o dia.
    Só lhe vejo uma solução para esse problema, isole a casa toda por fora com ETICS. O desumidificador vai atenuar mas não lhe resolve nada.
    Concordam com este comentário: thekillerpt, jmateiro
  13.  # 13

Bem agora resta deixar passar o inverno e meter mãos à obra quando estiver mais calor. Tenho que ter paciência e ir aguentando o facto de o quarto onde dormimos estar tapado ( na parede da cabeceira da cama) de bolor. O meu marido é que está pior que eu, sofre bastante com as alergias. Eu cá vou dando um jeito e limpando como posso.
    Agradeço a vossa ajuda e as respostas. Agora e ir falar com alguém para me isolar a casa para o problemas desaparecer, melhor será começar com isto quando o tempo estiver mais quente.
    • 1255
    • 16 janeiro 2015

# 14

14.  # 15

Oh pah se o caso não fosse tão sério.. Enfim mas a culpa é mesmo da humidade ela é que manda!!!
  15.  # 16

As plantas interiores não nada amigas das alergias...

A humidade interior também não...

Os fungos também não...

Começando pelo mais fácil e barato, penso o seguinte:

- Matar os fungos com anti-fungicos.
    - Desumificador bom. A função disto dos AC não vale nada!
    - Ter um aparelho para medir a humidade.
    - Colocar ventilação nas portas ou janelas. Claro que nos dias em que lá fora está com 100% de humidade pouco vale...

- Não secar roupa dentro de casa.
    - Isolar a casa.
    Concordam com este comentário: Luis K. W.
  16.  # 17

Boa noite,
    As flores não as tenho no quarto, estão no hall de entrada.
    Quanto ao desumidificador compramos um da orbegozo DH-600 não é muito grande mas pelo que li acho que também nao é grande coisa. Mas era o único modelo assim maior que estava disponível. Quanto a ventilação nas janelas temos que estudar isso.
    Não seco roupa cá em casa , para o inverno tenho uma secadors que dá uma ajuda bem grande.
    Quanto ao isolamento estamos a pensar faze-lo no final do inverno porque agora obras nao é possível.

Ah é verdade... O anti-fungico nao conheço nenhum mas vou pesquisar para ver o que encontro.

Obrigada.
  17.  # 18

Colocado por: ragdollAs plantas interiores não nada amigas das alergias...

A humidade interior também não...

Os fungos também não...

Começando pelo mais fácil e barato, penso o seguinte:

- Matar os fungos com anti-fungicos.
    - Desumificador bom. A função disto dos AC não vale nada!
    - Ter um aparelho para medir a humidade.
    - Colocar ventilação nas portas ou janelas. Claro que nos dias em que lá fora está com 100% de humidade pouco vale...

- Não secar roupa dentro de casa.
    - Isolar a casa.

Só existe um AC no mundo inteiro que desumidifica (Daikin URURU SARARA). A função desumidificar dos outros ACs é puro engodo.

Só há uma maneira de acabar com as humidades para sempre:

1) Isolamento da casa toda (barreiras pára-vapor em todo o lado caso seja isolamento pelo interior) com cortiça, XPS, EPS ou lã - 50mm no mínimo e vidros duplos/triplos com Ug inferior a 1;
    2) VMC com recuperação de calor (rendimento de pelo menos 90% para não dissipar o calor para o exterior) que garanta pelo menos 0,4 renovações/hora;
    3) Aquecimento que permita manter a casa a uma temperatura constante de 20 ºC aproximadamente;
    4) Extractor na zonas criticas como zona de duche com higrómetro, em que caso a humidade relativa atinja determinada percentagem o extractor começa a funcionar na velocidade máxima até que a humidade esteja controlada.

Com estes 4 passos não há condensações que entrem em casa alguma. É o único 'remédio certo' que eu conheço.
  18.  # 19

Marco obrigada pela informação. Eu para já estou um pouco parada porque estamos com problemas a nível de tempo e por haver muita humidade (própria do tempo.)
    Já me disseram várias soluções assim salteadas, mas como estamos em processo de partilhas e não sabemos se a casa efectivamente ficará para nós. Vou procurando resposta pois tenho pena de deixar uma casa ser destruida pela humidade. Se ficar para nós assim que possível entro em obras. Até la tenho que ir ligando o desumidificador mesmo que ruim para ir retirando alguma água das paredes e tenho que ir pergunta do preços.

Obrigada pela sua ajuda.

Na semana passada comprei na dacathlon uma estação metreologica que me indica o nível de humidade dentro de casa... Hoje de manhã tinha o brilhante número de 70% o que considero que seja alarmante. Como depois liguei o ar condicionado com a temperatura de 24 graus ele lá baixou um pouco, mas ligeiramente.
    •  
      FD
    • 29 janeiro 2015

# 20

Colocado por: lilianaeHoje de manhã tinha o brilhante número de 70% o que considero que seja alarmante.

Não é alarmante. É um valor "relativamente" normal.
    O ideal seria entre os 50% e os 60%.

Quanto a purificadores de ar - para eliminarem os esporos do bolor, tem por exemplo:
    https://www.worten.pt/purificador-de-ar-airfree-airfree-3000.html
    Mas só isso não vai resolver. Tem que matar os que já existem.

0.0283 seg. NEW