Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Mudei-me recentemente para um novo apartamento que tem instalado um recuperador. Comecei a usa-lo quase de imediato e ele funcionou perfeitamente. Emitia calor pelas grelhas laterais da chaminé e pelas frestas superiores do painel frontal

Há 2 dias no entanto enquanto ajeitava umas cavacas bati com a tenaz na tampa de cima do recuperador e reparei que a mesma se mexeu. No dia seguinte fui espreitar o que era aquilo e reparei que era uma peça movel (tampa). A mesma desencaixou-se e voltei a coloca-la (sem problemas pensei eu).

Acontece que agora, e apesar do recuperador continuar a funcionar normalmente sem fumo e a puxar bem o ar, deixei de ter calor pelas frestas frontais do painel do recuperador.

Dicas ??

Se precisarem posso tentar fazer upload de fotos mais tarde
  2.  # 2

Ninguem pode dar uma ajuda ???
  3.  # 3

Colocado por: saraivixNinguem pode dar uma ajuda ???

Descreva as características do recuperador(marca, modelo, medidas, etc) e coloque umas fotos com indicações.
  4.  # 4

essa tampa de ser uma que está antes da saida dos fumos (pelo menos no me é assim)
    agora nap vejo qual o motovo por ter deixado de ter calor pelas frestas frontais
    o ventilador continua a funcionar ??
    coloque fotos
  5.  # 5

Boas,

O recuperador continua a funcionar e debita bem o calor pelo vidro e pelas grelhas laterais, no entanto continua sem calor pelas grelhas frontais.

Pelo que pude observar agora melhor, parece-me que a lã de vidro "derreteu" e colou nas frestas por onde teria que sair o calor (conforme imagens em anexo). É possivel que seja isso que esteja a causar a situação ?

Não sei se o anterior inquilino usava ou não o recuperador nem tão pouco se já estaria assim ou nao. Acredito que nao pois conforme disse no post inicial nas primeiras utilizações o recuperador funcionou bem e emitiu calor pelas grelhas frontais.

Há alguma solução caso a lã de vidro tenha "colado" ??
      IMG_20150120_174715.jpg
  6.  # 6

Também tenho reparado que o vidro do recuperador suja imenso em cada utilização. É normal ??
      IMG_20150120_174632.jpg
  7.  # 7

Colocado por: saraivixTambém tenho reparado que o vidro do recuperador suja imenso em cada utilização. É normal ??
      IMG_20150120_174632.jpg

Esta parte é normal e depende muito da lenha que utiliza. E também do que põe lá dentro a arder. Nas instruções do meu diz que nunca se deve por lá dentro papeis, papelão, etc. Ou seja, nada a não ser lenha e acendalhas, nem pinhas se deve pôr, pelo menos no meu
    Estas pessoas agradeceram este comentário: saraivix
  8.  # 8

perguntaram se continua a funcionar a parte dos ventiladores :) continuam? ou não tem ventiladores?

essa lã... eu não usava isso mais até retirar isso tudo ai de dentro. dizem que faz um pouco de bem ao cancro...

tem grelha na parte de cima da hotte (parte de cima da parede do recuperador)? e em baixo?
    • eu
    • 21 janeiro 2015

# 9

Colocado por: dedaoessa lã.

Há instaladores que são uns inconscientes...
  9.  # 10

Colocado por: Rodri12

Esta parte é normal e depende muito da lenha que utiliza. E também do que põe lá dentro a arder. Nas instruções do meu diz que nunca se deve por lá dentro papeis, papelão, etc. Ou seja, nada a não ser lenha e acendalhas, nem pinhas se deve pôr, pelo menos no meu
    Estas pessoas agradeceram este comentário:saraivix

Efectivamente uso pinhas para começar o lume.

O vidro limpa-se bem mas estava apenas a estranhar sujar tanto.

Vou experimentar não usar pinhas
  10.  # 11

Colocado por: dedaoperguntaram se continua a funcionar a parte dos ventiladores :) continuam? ou não tem ventiladores?

essa lã... eu não usava isso mais até retirar isso tudo ai de dentro. dizem que faz um pouco de bem ao cancro...

tem grelha na parte de cima da hotte (parte de cima da parede do recuperador)? e em baixo?

Ventiladores ??

É um recuperador "básico". Tem apenas umas grelhas laterais no cimo da chaminé que deixam sair o calor para o exterior e conforme referi antes saía também calor pelas grelhas frontais do recuperador.

Sobre a parte de retirar a lã...Isso é mais complicado. Não sendo o apartamento meu como posso fazer ?? Não posso forçar o senhorio a mudar isso ou posso ?? E caso pretenda assumir o custo do meu bolso estamos a falar em quanto no caso de uma intervenção ??

Não ligar o recuperador não é necessariamente uma hipotese completamente viavel porque já comprei bastante lenha e o aquecedor de mica não me resolve tão bem a questão e gasta bem mais.
  11.  # 12

Colocado por: eu
    Há instaladores que são uns inconscientes...

inconscientes ou então burros,ainda por cima na saida do ar,ou seja todo o ar que sair vai sair viciado,eu nem acendia o recuperador enquanto não arrancasse isso tudo!a lã de rocha ou vidro não é perigosa se estiver bem fechada sem contacto com ar,aqui é a burrice a dobrar!
    Concordam com este comentário: eu
  12.  # 13

Colocado por: ramos1999
    inconscientes ou então burros,ainda por cima na saida do ar,ou seja todo o ar que sair vai sair viciado,eu nem acendia o recuperador enquanto não arrancasse isso tudo!a lã de rocha ou vidro não é perigosa se estiver bem fechada sem contacto com ar,aqui é a burrice a dobrar!

Agora começo a ficar assustado. Tenho o recuperador a funcionar há 3 semanas todas as noites.

Acho que vou ter que falar mesmo com o senhorio para me reparar esta situação. Não sei é como abordar isto com ele. Chamo um instalador independente para me dar uma avaliação ??
  13.  # 14

Colocado por: saraivix

Agora começo a ficar assustado. Tenho o recuperador a funcionar há 3 semanas todas as noites.

Acho que vou ter que falar mesmo com o senhorio para me reparar esta situação. Não sei é como abordar isto com ele. Chamo um instalador independente para me dar uma avaliação ??

3 frase: http://www.sitiodaslareiras.com/isolamentos.htm
  14.  # 15

Entretanto liguei para uma empresa daqui de Viseu que vende recuperadores e não mexem em instalações que não são deles o que se compreende mas não sei bem a quem recorrer
  15.  # 16

Colocado por: saraivixmas não sei bem a quem recorrer

O senhorio que se amanhe. Para além de eventuais problemas de saúde, há o anormal funcionamento do aparelho nessas condições pelo que deverá tal obra ser elaborada pelo proprietário do espaço.

0.0196 seg. NEW