Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde

Venho pedir ajuda e conselhos para remodelar uma cozinha.

È o seguinte a cozinha tem tijoleira nas paredes de cima a baixo e no chão claro.
    Não estando eu muito dentro do assunto já ouvi dizer que para estanhar fica provavelmente mais caro do que meter nova tijoleira por cima.

Ora a cozinha tem 2.70m de altura - 3.70m de largura - 6.30m de comprimento.... com uma lareira num canto e para cortar nos gastos estamos a pensar não meter tijoleira nos sitios onde vão ficar os moveis de cozinha (quase uma parede completa).

Ora no chão tenho mesmo de tirar a tijoleira toda para meter uma nova, por causa das portas etc...

As paredes é como disse ... ou tiro toda a tijoleira e depois é mando estanhar e já não leva tijoleira.... ou leva tijoleira por cima.
    ora tijoleira anda só vi numa grande superficie e sem ir a tijoleiras caras... para o chão gasto uns 250 euros, para as paredes todas uns 700 euros.... um total 950 euros, fora o cimento cola ou lá como se chama e fora a mão de obra a quem a vier meter... ou seja se calhar só para isso gasto uns 1500 euros.

Se fosse para estanhar apesar de algumas pessoas me dizerem que eu não consigo tirar as tijoleiras da parede acho que consigo... demorando mais ou menos tempo. ai já poupo mão de obra.... depois seria apenas pagar os materiais e mão de obra a quem viesse estanhar.

Podem dar-me uma luzes.... orientações bah.

Alguem sabe dizer a quanto anda em médio o preço de estanhar ou assim por exemplo.

(por vontade nossa só metiamos tijoleira mesmo na parede entre os moveis de cozinha (parte de cima e de baixo).... o resto seria tudo pintado, sem tijoleira... mas se ficar assim tão caro...)

Desde já o meu obrigada.
  2.  # 2

O que é estanhar?
  3.  # 3

Colocado por: master_chiefO que é estanhar?

Agora apanhou-me :)

Eu calculo que seja tipo... ''alisar'' a parede de modo a ser pintada.

Eu pouco ou nada percebo sobre construção, mas a ideia que tenho é que quando fazem uma parede em tijolo e a enchem com massa.... fica aquela massa que se passarmos a mão quando está seca parece que se liberta sempre areia, sabe.... e calculo que o estanhar seja meter um outro tipo de massa por cima dessa de modo a ficar lisinha.

Provavelmente existe outro termo... eu por aqui ouço estanhar.
  4.  # 4

Estucar?
  5.  # 5

desconheço o termo "estanhar", mas como filho de um estucador conheço é o termo afagar.

Um acabamento de apenas cal e gesso é estucar, um acabamento de cal, gesso e cimento é afagar.
  6.  # 6

Boas

È penso que é isso.... o que por aqui ouvi chamar estanhar.... pelo que vi na net parece que é mesmo estucar.
    • AMCP
    • 29 dezembro 2014

# 7

Bom dia, o estucar as ditas paredes vai-lhe reduzir imenso os custos
  7.  # 8

Colocado por: AMCPBom dia, o estucar as ditas paredes vai-lhe reduzir imenso os custos

Como assim, pode explicar melhor ?

É que pelo que ouvi dizer por cá... fica tão caro como se mete-se tijoleira por cima da que está. (isto dito por gente que não é da area, mas sei que percebe um pouco mais do que eu)

Para estucar... preciso de tirar toda a tijoleira... ai já poupo algum pois para isso estou cá eu... não preciso que ninguem mo faça, logo ai poupo algum dinheiro em mão de obra.
    • AMCP
    • 30 dezembro 2014

# 9

boa noite, usando a sua linguagem, se aplicar tijoleira sobre a já aplicada isso implica ter que picar a tijoleira já aplicada, comprar nova tijoleira comprar cola própria que é + cara que a cola normal e tem de contratar um ladrilhador , se for estucar compra meia dúzia de sacos de enchimento e um saco de acabamento e em material gasta 30€ dps contrata um estucador que em 3 dias faz-lhe o trabalho
  8.  # 10

Pode estucar sobre a tijoleira existente....
    1ª massa de agarre para gesso cartonado, depois massa fina de acabamento. Lixar, pintar - Está feito.
  9.  # 11

Colocado por: AMCPBom dia, o estucar as ditas paredes vai-lhe reduzir imenso os custos

A minha cozinha era azulejo do chão ao tecto. Foi estucada e pintada por 20€/m2, incluindo pintura (IVA incluido). Antes e depois:
      C2.jpg
  10.  # 12

Colocado por: AMCPboa noite, usando a sua linguagem, se aplicar tijoleira sobre a já aplicada isso implica ter que picar a tijoleira já aplicada, comprar nova tijoleira comprar cola própria que é + cara que a cola normal e tem de contratar um ladrilhador , se for estucar compra meia dúzia de sacos de enchimento e um saco de acabamento e em material gasta 30€ dps contrata um estucador que em 3 dias faz-lhe o trabalho

Pois eu a fazer assim umas contas por alto se calhar para meter tijoleira por cima de tijoleira.... tijoleira, mão de obra, materiais .... se calhar gasto 1500 euros ou mais.
  11.  # 13

Colocado por: Pedro BarradasPode estucar sobre a tijoleira existente....
    1ª massa de agarre para gesso cartonado, depois massa fina de acabamento. Lixar, pintar - Está feito.

Era uma duvida que eu tinha.... se daria ou não para estucar por cima ou nao :)
  12.  # 14

Colocado por: marcoaraujo

A minha cozinha era azulejo do chão ao tecto. Foi estucada e pintada por 20€/m2, incluindo pintura (IVA incluido). Antes e depois:
      C2.jpg

Realmente fica outra coisa...
  13.  # 15

Boa tarde

Bem ninguem me pode dar mais ideias/opinioes/ajuda ??

Estive a falar com um membro aqui do forum, quer dizer trocamos umas 3/4 mensagens por aqui ate que percebi que ele afinal fabrica é cozinhas e não faz o serviço que preciso. :)

Cá na zona já me disseram que tambem dá para meter uma massa propria por cima da tijoleira e digamos alisar e depois é só pintar, mais ou menos o que me disseram por aqui tambem. O problema é que, pelo que entendo irei mais ou menos o mesmo custo que teria se tira-se a tijoleira todo e depois estuca-se nao ?

È que a tijoleira a ideia é ser eu a tira-la toda, ao fim do dia, tipo quando chegar do trabalho, ao fim de semana, etc... nem que ande 2 ou 3 semanas, pois familiares ate me dizem que sem máquinas é quase impossivel eu conseguir tira-la.

Mas tambem para estucar por cima, ter o mesmo gasto, prefiro tentar tira-la.

Depois acho que ainda nao falei aqui, mas deram-me a ideia de meter placas de gesso, como aquelas que se metem em tetos falsos. Disseram-me que podia meter digamos com uma folta de 5cm da parede, para nao ficar mesmo encostado e disseram-me que podia meter mesmo encostado a parede sem problemas. E assim nem me roubava tanto nem nada... a minha duvida é ... é possivel ? Ficará mais caro ou mais barato que estucar ? È que pelo pouco que sei, as placas depois poderei pinta-las logo direto nao ?

Prontos são estas as minhas duvidas, se puderem ajudar.

Abraço
  14.  # 16

Agaboy, o conselho que lhe dou como mero hobysta, que volta e meia se coloca em apuros com algumas obras por casa: para fazer, faça bem à primeira e da forma mais simples possível!!! Mesmo que pense que vai gastar um pouco mais, acredite que com o tempo vai ver que poupou pois só mexe uma vez. Se tem hipótese de ir partindo os azulejos, faça-o. E claro que não precisa de ferramentas eléctricas, dá apenas mais trabalho. No final estucam-lhe a parede e pinta com uma boa tinta. Fica um serviço limpinho para muitos e bons anos.

Não significa porém que os outros métodos não funcionem. MAs do que já ouvi por este fórum, se colocar gesso cartonado terá de "roubar" um pouco de espaço à cozinha pela armação pois segundo parece (e para mais numa área sujeita a humidades) se as placas de gesso cartonado forem coladas directamente à parede, com o tempo vão aparecer manchas nas zonas onde foram coladas. Pode sempre optar por placas do gérero kerdi ou wedi. Tendo uma membrana impermeável (e o próprio interior) permite que não se notem os pontos de colagem. Outra vantagem é o peso reduzido bem como eventualmente se poder utilizar uma medida tão reduzida como 0,5cm se não estou em erro.
  15.  # 17

Boa tarde

Este projecto esteve digamos parado.... quer dizer no fundo ainda não começou, ainda estou em fase pesquisa, mas estive ausente.

Agora que voltei....

Há dias falaram-me que pouparia uns bons trocos se mete-se 2 paredes em tijoleira e outras 2 com placas de pladur.
    Ora a ideia realmente nem é má.

Isto porque temos em ideia aumentar os moveis da cozinha e fazer uma especie de L... e o L vai ficar encostado a 2 paredes.... a nossa ideia seria meter essas 2 paredes com tijoleira por cima da tijoleira actual, pois assim é mais facil de limpar e ter sempre a ''bancada'' limpa..... e nas outras 2 paredes meter a tal armação e placa de pladur por cima.... o que realmente vai roubar uns 5cm ou mais, mas não seria por ai... sempre poupava uns belos trocos em tijoleira e mão de obra.

Mas vi neste ultimo comentário do amigo treker666 e ele fala em placas do género kerdi ou wedi... e pelas fotos que vi no goole isso são umas placas de aplicar diretas na parede o que ainda era melhor.
    Honestamente e não sendo um um profissional parecem-me ser algo faceis de colocar ou estarei enganado ?
    Alguem sabe indicar o custo ?

Abraço

0.0212 seg. NEW