Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Para isolamento de paredes pelo interior, qual destas será a melhor solução?

    A película de alumínio, colada a uma placa de gesso "normal" servirá para evitar a passagem do vapor de água e evitar assim condensações. Segue-se uma placa de gesso hidrófuga para aumentar a resistência da parede e simultâneamente proteger a parede da absorção de água.
    Na face exterior da lã mineral coloca-se uma película de papel-kraft para evitar que a parede respire (ocasionalmente também há entrada de humidade vinda do lado exterior da fachada) e assim protege-se o isolamento. A ideia é também proteger o isolamento em caso de entrada de água líquida através de uma fissura ou rachadela na parede no lado exterior (isolamento molhado não isola).

    Mas... o papel-kraft é impermeável? Ou é só barra-vapor? O aluminio é melhor que o papel-kraft nesta situação?

    E em alternativa colocar EPS 150 com 10mm (para não roubar muito espaço e com alta densidade, pois quanto maior a densidade, maior a resistência ao vapor, sendo que o EPS é um bom impermeabilizante e o XPS só começa nos 30mm). Esta alternativa (com o EPS no lugar do papel kraft) será melhor solução?

    Visto que a parede não respira com estas soluções, teria obviamente de haver renovações de ar através de ventilação mecânica controlada com fluxos cruzados/recuperação de calor.

    Que solução utilizariam? A do papel-kraft ou do EPS? Ou outra? Qual?

    ETICS não dá, pois é um apartamento e nos prédios, por fora, ou se isola o prédio todo ou não se isola nada (senão fica um apartamento com a parede mais saliente e duvido que o condomínio aprove isso).

    Help please!
      S1.png
      S2.png
  2.  # 2

    E porque nao o kerdi-board. Dentro das soluções no mercado português para mim é a melhor solução.
    Planicidade, impermeabilidade, difusão da pressão do vapor, limpeza de aplicação e até impermeabilidade.
  3.  # 3

  4.  # 4

    https://forumdacasa.com/discussion/36590/1/atlas-portugal-sistema-de-isolamento-termico-pelo-exterior/

    A Atlas tem um sistema de isolamento pelo interior muito parecido a um isolamento pelo interior já colocado ca. O painel isolante, simplesmente é colado ao suporte e posteriormente é barrado com a adição de uma rede de fibra de vidro, e de seguida é 'acabado'.

    Passe pelo tópico e se necessitar de mais informação não hesite em contactar, através do próprio tópico expondo as questões que achar pertinentes para a sua situação em específico.

    Cumprimentos
    Atlas Portugal
  5.  # 5

    Colocado por: Anonimo18072022A
    O preço não é muito simpático. Certo?


    Outro excelente exemplo mas o preço.....


    Pois não sei...estamos a comparar com o que? E note-se falo no mercado portugues.
  6.  # 6

    Colocado por: Anonimo18072022A
    Kerdi board 19mm: PVP 31,42€/m2 + IVA; Condutibilidade térmica: 0,035W/m.K
    Placa Poliuretano com alumínio 20mm: PVP 25,00€/m2 + IVA; Condutibilidade térmica: 0,023W/m.K


    Ok! Condutibilidade termica.
    Impermeabilidade de um e de outro?
    Difusão da pressão do vapor?
    Tipo de acabamento necessario?

    E esta a falar em preços de tabela, não sei os descontos médios praticados.
  7.  # 7

    Colocado por: Anonimo16062021
    Uma simples placa de XPS e barramento armado (que se usam nos sistemas ETICS) muito mais barato e vai dar ao mesmo..
    :-)))


    Estou a ver que passou pelo Algarve!
  8.  # 8

    Colocado por: Anonimo16062021
    Então porque?


    Já agora pinte com membrana de borracha!!
  9.  # 9

    Etics mas barramento de que tipo?
  10.  # 10

    Colocado por: Anonimo18072022A
    Ambos são impermeáveis.


    O poliuretano com folha de alumínio seguramente que tem um bom valor mas não tenho o valor correto.
    De qualquer forma é mais do que assegurada a barreira pára-vapor.


    Barramento armado + o acabamento que desejar.


    Semelhantes aos vossos.


    Pois....só pode mesmo :-))


    Quanto à impermeabilidade não é bem assim!
  11.  # 11

    Colocado por: Anonimo16062021
    Barramento mineral (cimenticio)


    Com aderência ao alumínio claro esta!
  12.  # 12

    Colocado por: Anonimo16062021
    Para que?


    Não sei a invenção e patente é metade sua metade do Jorge Santos!
  13.  # 13

    Colocado por: Anonimo18072022AO papel Kraft não me parece que tenha qualquer efeito adicional na prevenção de condensações . A folha de alumínio será suficiente na face "quente" da solução.
    Não se esqueça de usar fita de alumínio para selar qualquer emenda caso contrário terá locais pontuais onde podem ocorrer condensações.

    Existem placas de poliuretano já com folha de alumínio incorporada. É só colar, realizar um barramento armado e pintar.
      PU_AL.jpg


    Francamente parece-me a melhor solução em termos de rapidez e praticabilidade.
    Agora pelo que pesquisei no Google, as lãs minerais costumam vir com papel kraft ou com aluminio
    XPS e EPS nunca trazem isso. Encontrei um site espanhol que vendia poliuretano já com folha de alumínio incorporada, mas em portugal não vejo nada disso, nem EPS nem XPS, só lãs.

    Tem tabelas de preços disso para Portugal?

    Alternativa seria colar o XPS ou EPS directamente à parede com o barramento e depois colcar o aluminio ao EPS/XPS ? Com cola? Que tipo de cola? Nao vai ganhar bolhas de ar?
  14.  # 14

    Colocado por: Anonimo16062021
    Eu referia-me o sistema XPS com barramento armado..(não tinha reparado que a pergunta tinha sido feita o user Etics)


    Errado,a patente do Jorge Santos em EPS..a minha patente é em XPS,tipo Schlüter:-))


    Xps com mais o que???
  15.  # 15

    Colocado por: marcoaraujo

    Francamente parece-me a melhor solução em termos de rapidez e praticabilidade.
    Agora pelo que pesquisei no Google, as lãs minerais costumam vir com papel kraft ou com aluminio
    XPS e EPS nunca trazem isso. Encontrei um site espanhol que vendia poliuretano já com folha de alumínio incorporada, mas em portugal não vejo nada disso, nem EPS nem XPS, só lãs.

    Tem tabelas de preços disso para Portugal?

    Alternativa seria colar o XPS ou EPS directamente à parede com o barramento e depois colcar o aluminio ao EPS/XPS ? Com cola? Que tipo de cola? Nao vai ganhar bolhas de ar?


    Caro marcoaraujo se reparar no sistema de isolamento térmico pelo interior que a Atlas oferece irá notar que:
    - É um sistema bastante simples e com poucas etapas:

    1- preparar a superfície
    2- colar a placa de lã mineral à superfície
    3- barrar a placa de lã mineral e adicionar a rede fibra de vidro
    4- aplicar um revestimento (opcional)
    5- pintar.

    Como vê em 4 passos consegue um sistema de isolamento.

    Relativamente a preços dependerá sempre do sistema em si (com revestimento ou não), espessura do isolamento, sendo que a espessura mínima no sistema Atlas é de 50mm. Porém um sistema de isolamento pelo interior fica sensivelmente ao mesmo preço de um sistema de isolamento pelo exterior em EPS (comparando unicamente sistemas Atlas).

    Poderá ver os preços para os sistemas de isolamento térmico pelo exterior no tópico Atlas Portugal e assim terá uma noção próxima do custo do sistema pelo interior (devido ao facto do custo deste sistema ser aproximado ao custo do sistema pelo exterior em EPS)


    Cumprimentos
    Atlas Portugal
  16.  # 16

    então perante a diferença de preço que apresentou três notas:

    - perante a humidade residual e ambiente, esta a comparar xps com barreira para vapor e lâmina de impermeabilização com o pir com aluminio;
    - esta sua solução necessita de:
    A) primario
    B) primeiro barramento
    C) rede
    D) segundo barramento ( barramento este para exterior)
    F) pintura

    O kerdi board possibilita a aplicação directa de argamassas à base de gesso ou cal

    A diferença de preço do material justifica-se pela diferença da mão de obra e do tempo de execução?
  17.  # 17

    Colocado por: Anonimo16062021
    Estas pessoas agradeceram este comentário:electrao


    Bolas que o frio esta-lhe a fazer mal...
    Está a dizer que o kb é xps, e estou-lhe a dizer que além do xps tem mais coisas.
  18.  # 18

    Colocado por: Anonimo16062021
    O frio ja eu estou habituado,,acho que deve de ser mais do tintol:-))


    Sim..


    Sim,barramento armado


    O kerdi board???? Barramento armado!?!
  19.  # 19

    Colocado por: Anonimo16062021
    Sim,se no caso for para levar um reboco cimenticio/cal ou de gesso


    Armado porque?
  20.  # 20

    Colocado por: Anonimo16062021
    No sistema ETICS leva barramento armado porque,e para que?
    Ah..acho que ja postei num topico qualquer,uma ficha técnica de uma maca de gesso qualquer onde a dita consta la qualquer coisa sobre o assunto.l


    Está visto que até ao almoço não nos entendemos...
    No kerdi-board armado para que?
 
0.0256 seg. NEW