Iniciar sessão ou registar-se
    • FR
    • 19 março 2009 editado

# 1

Estou a pensar colocar torneiras termoestaticas no duche e na banheira. No entanto tenho ouvido dizer que ao fim de poucos anos se avariam (o termostato) devido as impurezas da agua.

Qual a vossa opinião / experiência com este tipo de torneiras?
  1.  # 2

Pode acontecer, devido ao calcario e impurezas pode se estragar com maior facilidade.

Tenha atenção se tem força na água para que funcione correctamente ou o esquentador desliga-se sempre.

Acabei de instalar um edificio com 35 casas de banho e coloquei nos duches e banheiras da marca Grohe o preço anda nos 230,00€ a unidade
    • FR
    • 19 março 2009 editado

# 3

Eu fiquei entusiasmado com o preço desta

Em relação ao esquentador vou usar um termoacumulador (logo penso nao ter problema com a eventual falta de pressao da agua)

para alem do preço do lidl tb encontrei da cifial a 50€ + iva, a grande diferença de preço entre as que citou é do design e status da marca ou as de 50€ funcionam mal?

Em relação ao calcário sabem se o mecanismo se pode desmontar e limpar facilmente, ou é assunto para substituir o termóstato os os discos e ficar mais barato comprar uma nova?
  2.  # 4

A parte técnica já não sei, mas deve haver alguma diferença sendo uma a 250 e outra a 45€.

Proavelmente é o interior que não é da mehlor qualidade...
    • kami
    • 20 março 2009

# 5

Boas

Essa questão da diferença entre uma e outra também é do meu interesse... já que ainda aqui à dias vi uns modelos no Easy de torneiras espectaculares (estilo moderno) para WC por cerca de 50 euros cada em que as que têm design semelhante nas lojas da especialidade custam 4 a 5 vezes mais!!! Também fiquei a pensar na diferença entre umas e outras... será que avariam mais vezes? Será que duram apenas 5 anos... se durarem já não é mau... pois dá para 4 conjuntos pelo preço de uma... ou seja para 20 anos!

Os canalizadores que se manifestem!!!

Cumps
    • FR
    • 20 março 2009

# 6

Pois... as minhas duvidas sao precisamente:

Diferença em termos de durabilidade entre:

1) misturadoras e termostaticas

2) torneiras de 250€ versus 50€ (é que ja ha design aceitavel nas de 50€)

PS- Vi numa publicidade do bricomarche mais uma termoestatica a 50€...
  3.  # 7

Este é o meu primeiro post, espero contribuir para um correcto esclarecimento em relação ao discutido.

Em relação á discussão em si, não posso deixar de observar que por norma o preço de um produto é proporcional á qualidade dos seus materiais, utilizo e promovo torneiras termostáticas a todos os meus clientes.
    As torneiras baratas que se encontram á venda, normalmente são produtos de qualidade inferior, e em torneiras termostáticas deve de ser ter alguma atenção dadas as suas características a utilização de produtos de qualidade inferior, pois confia-se no sistema da torneira e se ele falhar podemos sofrer queimaduras sérias, da mesma forma que se deve de ter em atenção que a casa deve de ter no mínimo 2 bars de caudal, pois caso contrario compromete o seu correcto funcionamento, quanto á durabilidade de umas verso as outras, esta terá mais um elemento de manutenção (o termóstato) mas uma torneira de qualidade terá obrigatoriamente previsto a durabilidade do mesmo, de resto terá tanta manutenção como qualquer outra.
    Deve-se destacar outro pormenor, a torneira termostática faz a mistura da água no seu corpo, podendo atingir temperaturas elevadas, pode inclusive originar queimaduras ao toque, mais uma vez destaco a importância de uma torneira dita de marca, onde esse aspecto está cuidado de certeza (existe pelo menos uma marca que eu conheça que têm patenteado um sistema, que mantém a torneira sempre fria).
    Agora destaco, o conforto para quem as utiliza, a economia de água e de energia (perde-se menos tempo na regulação da temperatura da agua) se conseguir aliar a torneira termostática ao duche de chuva certamente terá uma experiência de banho inesquecível (mera obs. Pessoal).

Abstive-me de comentar marcas propositadamente, de forma a não entenderem que favoreço umas em detrimento de outras, já que sou profissional do sector e obviamente trabalho com umas marcas e não com outras.
  4.  # 8

Desculpem a minha ignorancia:
    Como é que estas torneiras funcionam de modo a garantir a mesma temperatura?
    Quando se abre a torneira vem agua fria durante 1 ou 2 minutos (nas normais), com estas termoestaticas isso não acontece?
  5.  # 9

Claro que acontece.. a torneira não aquece a agua por milage...
    Quando a agua quente chegar à torneira, de certeza que não ultrapassará a temperatura pré-definida à saida.
  6.  # 10

Colocado por: miguelgDesculpem a minha ignorancia:
    Como é que estas torneiras funcionam de modo a garantir a mesma temperatura?
    Quando se abre a torneira vem agua fria durante 1 ou 2 minutos (nas normais), com estas termoestaticas isso não acontece?

miguelg não confunda torneiras com sistemas de aquecimento e acumulação de águas, o que você perguntou não tem nada que ver com torneiras mas sim com aguas por acumulação e onde existe um sistema de retorno e a água circula na canalização constantemente, fazendo então com que qd abra uma torneira de água quente tenha efectivamente água quente imediatamente.

Torneira termostática significa que programando a temperatura que se pretende, a água saírá sempre á mesma temperatura, ou seja, o termostato incorporado está a fazer uma leitura constante da temperatura da água quente, e assim que esta atingir a temperatura selecionada vai começar gradualmente a misturar água fria por forma a que a saída de água na torneira seja aquela que você pretende.

Cumps
  7.  # 11

Colocado por: FREu fiquei entusiasmado com o preçodesta
    :-)
    Já me aconteceu ter de aplicar, a pedido do cliente (mas muito contrariado), torneiras muito baratinhas com marca de supermercado.
    Ao fim de POUCOS MESES (Kami, foi você o gozão que falou em 5 anos?!?) a superfície cromada já estava reduzida a metade. :-)
  8.  # 12

As torneiras são das coisas que se devem comprar de boa qualidade...
    • kami
    • 29 março 2009

# 13

Boas

Já me aconteceu ter de aplicar, a pedido do cliente (mas muito contrariado), torneiras muito baratinhas com marca de supermercado.
    Ao fim de POUCOS MESES (Kami, foi você o gozão que falou em 5 anos?!?) a superfície cromada já estava reduzida a metade. :-)

Se fosse passados 2 anos é que era mau... assim pelo menos ainda estavam na garantia... lololoolol

Cumps
    •  
      bio
    • 30 março 2009

# 14

Só queria dar a minha opinião em relação a avarias de torneiras:

Muitas das vezes essas ditas avarias prendem-se com sedimento que vêm nacoluna de água, seja ele areias de diferente micragem ou mesmo outro tipode elementos como a "denominada" ferrugem provenientes de rupturas, degradação de tubagens antigas, etc.

No meu caso, tenho:
    - Um filtro de cartucho Big-Blue (filtragem de sedimentos >= 50 micras) instalado após o contador.
    - Uma bateria de filtros de cartucho (2 cartuchos sequenciais (10") de 20 e 10 micras, seguido de um sistema de Osmose inversa (filtro de sedimento para 5 micras, filtro de carvão activado, membrana) para àgua de consumo.
    - Uma bateria de filtros de cartucho de resinas para àgua usada na máquina de lavar loiça/roupa

É um investimento a ter em conta pois apesar das medições e análises que são feitas pelas entidades competentes, "descansarem" as pessoas, a verdade é que em diversos sítios em que já vivi no País (Desde o Norte ao sul, passando pelo Centro), já tive verdadeiras supresas em relação à qualidade das águas ditas potáveis.
    Aqui deixo uma fotografia, de uma bateria de filtros de 10":

O primeiro é de 60 micras de rede e o segundo de 50 micras.
    O segundo é de 100% polipropileno, pois são para águas de consumo.
    Antes que me esqueça:
    1º As canalizações da habitação são novas (PEX multicamadas).
    2º Prédio novo
    3º O filtro de polipropileo (2º) foi colocado novo faz 3 dias. O outro foi lavado e colocado faz o mesmo tempo.
    4º Esta situação tem vindo a acontecer, pelo menos desde Novembro 2008, isto é: trocar de cartuch e passados alguns dias, estão neste estado.

Acabei por me "esticar" no tema da discussão:
    Só para izer, de igual modo, que à vezes outros factores como sedimentos que vêm na água de abastecimento, contribuem, em alguns casos em muito, no bom ou mau estado das torneiras e sua respectiva durabilidade.

Um pequeno pormenor:
    Esta habitação está em zona urbana, na linha de Sintra.
    Acham que será potável a água, no que respeita a parâmetros não bacteriológicos?
    No que respeita a sedimentos, não será de certeza.

Bio
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Luis K. W.
      DSCF6672.JPG
  9.  # 15

já que ainda aqui à dias vi uns modelos no Easy de torneiras espectaculares (estilo moderno) para WC por cerca de 50 euros cada em que as que têm design semelhante nas lojas da especialidade custam 4 a 5 vezes mais!!!

O design é semelhante, mas apenas isso. Um dos principais problemas, não se consegue ver nas lojas, visto não estarem ligadas à rede de água, é o ruído provocado pela passagem de água, que é consideravelmente alto, bem como a regulação do fluxo...

Acho que são objectos em que o investimento é valorizador. Uma torneira boa, dura 15 ou 20 anos. Várias torneiras más, não duram esse tempo...

Coisas da Casa
  10.  # 16

Boa tarde. Para este tipo de torneiras é preciso algum tipo de instalaçao diferente? ou seja... se a canalizaçao estiver preparada para lever torneiras "normais" podem ser aplicadas torneiras termostaticas ou as saidas vao ser diferentes? Obrigada, Sofia Gomes
  11.  # 17

Tenho termoestaticas, e não só, da Roca (que me disserram na altura ser gama media), custaram cerca de 100€ na altura, E 10 anos depois estão como novas, só me avisaram na loja foi para colocar torneiras de segurança com filtro, as do duche tem os filtros incluidos.
  12.  # 18

Colocado por: system32Tenho termoestaticas, e não só, da Roca (que me disserram na altura ser gama media), custaram cerca de 100€ na altura, E 10 anos depois estão como novas

Termostáticas da Roca, por 100€ há 10 anos.... FORAM ROUBADAS! :)
  13.  # 19

Se foram:

Pedro & mantovani ...

Colocado por: MikeMelga

Termostáticas da Roca, por 100€ há 10 anos.... FORAM ROUBADAS! :)
  14.  # 20

Que modelo são?

0.0219 seg. NEW