Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    ola,

    venho tentar que alguem me ajude pois ando num grande dilema......
    a uns dias investi uma caldeira a pellets da marca solzaima douro 23kw para ligar ao meu aquecimento central....o meu apartamento tem cerca de 100m2.
    em relaçao aos radiadores estao numa boa relaçao para as areas que tenho.
    Quando ligo o aquecimento e abro os radiadores todos os radiadores do meu quarto e casa de bannho nao aquecem na totalidade, ficando mornos por cima e frios por baixo. Ja purguei o sistema todo e esta tudo bem, mas o quente teima em chegar. Caso desligue alguns radiadores ja chega calor ao quarto e a casa de banho o que ainda é mais estranho. Em relaçao a caldeira ja aumentei a velocidade do motor da posicao 2 para o 3 e mesmo assim nao chega agua quente ao meu quarto e casa de banho...

    alguem tem alguma ideia para o que possa ser?
    Obrigado
  2.  # 2

    Como estão as torneiras de retorno nesses radiadores? Poderão estar a limitar o retorno de tal forma que a agua fria nao consiga ser substituida por quente de forma eficaz?

    As torneiras de retorno devem ser ajustadas de forma a compensar a distancia da fonte (caldeira) i.e. mais fechadas junto a fonte e mais abertas longe da caldeira para que o caudal seja equilibrado em todos os radiadores.
  3.  # 3

    hangas,

    eu tenho as torneiras ou melhor o parafuso totalmente aberto.....sendo assim o que me quer dizer e fechar o que esta mais perto e abrir o que esta mais longe correto?
    e que o tecnico que andou ca diz me que e da tubagem....e depois tenho aqui uma coisa que me faz especie a saida do tubo da parede e uma reducao do genero o tubo que vem da parede e 15ou16 e a ponteira e de 12 isso pode audar??
  4.  # 4

    Já experimentou com um arame fininho empurrar o perno do purgador de ar para baixo, o que pode acontecer é o purgador ficar preso e não purgar o ar convenientemente.
    • hangas
    • 30 dezembro 2014 editado

     # 5

    Colocado por: pedropadilhahangas,

    eu tenho as torneiras ou melhor o parafuso totalmente aberto.....sendo assim o que me quer dizer e fechar o que esta mais perto e abrir o que esta mais longe correto?
    e que o tecnico que andou ca diz me que e da tubagem....e depois tenho aqui uma coisa que me faz especie a saida do tubo da parede e uma reducao do genero o tubo que vem da parede e 15ou16 e a ponteira e de 12 isso pode audar??


    Sim, fechar ligeiramente o parafuso de retorno dos elementos mais perto da caldeira e abrir completamente o que está mais longe.
    No meu caso optei por abrir completamente o mais distante e fechar 1 volta o mais perto da caldeira. Nos restantes fechei um valor intremédio e proporcional à distancia (a olho)

    Mas o teste mais fácil é fechar todos os outros radiadores e ver se a agua chega a esses mais distantes nas mesmas condicoes que chegaria a um dos outros se estivesse ligado.
    Isto assumindo que todo os sistema está bem purgado como já aqui referiram, claro.
  5.  # 6

    por vezes nos mais próximos basta somente abrir 1 ou 2 voltas que é o suficiente e assim por diante até todos estarem com a mesma temperatura.
  6.  # 7

    Colocado por: jorgealvespor vezes nos mais próximos basta somente abrir 1 ou 2 voltas que é o suficiente e assim por diante até todos estarem com a mesma temperatura.


    Se desligar os radiadores todos e ligar esses eles dão calor!!!
  7.  # 8

    Colocado por: hangas

    Sim, fechar ligeiramente o parafuso de retorno dos elementos mais perto da caldeira e abrir completamente o que está mais longe.
    No meu caso optei por abrir completamente o mais distante e fechar 1 volta o mais perto da caldeira. Nos restantes fechei um valor intremédio e proporcional à distancia (a olho)

    Mas o teste mais fácil é fechar todos os outros radiadores e ver se a agua chega a esses mais distantes nas mesmas condicoes que chegaria a um dos outros se estivesse ligado.
    Isto assumindo que todo os sistema está bem purgado como já aqui referiram, claro.



    Eu se fechar os radiadores todos e ligar só esses chega agua quente e eles funcionam bem!!!
    E isso e que me intriga!!!
  8.  # 9

    a caldeira foi ligada aonde? na tubagem mais larga da instalação?
  9.  # 10

    Colocado por: Sergio Rodriguesa caldeira foi ligada aonde? na tubagem mais larga da instalação?


    A caldeira foi ligada ao aquecimento que existia que era a gás!! Nao existia outras ligações a nao ser aquelas
  10.  # 11

    experimente purgar isso tudo bem, abra os retentores todos em baixo ao maximo e em cima verifique que tambem se encontram tudo aberto, depois feche todos e abra um de cada vez, a forçar o ar para um, depois feche esse e abra outro, e por ai fora! reponha a pressão na caldeira sempre que necessario!!
    Concordam com este comentário: hangas
    • hangas
    • 30 dezembro 2014 editado

     # 12

    Colocado por: pedropadilhaEu se fechar os radiadores todos e ligar só esses chega agua quente e eles funcionam bem!!!
    E isso e que me intriga!!!


    Assumindo que esta tudo devidamente purgado isso parece indicar que a agua não chega aos ultimos elementos porque foi desviada previamente pelos readiadores anteriores.
    Parece-me que poderá ser ou falta de pressao, ou bomba com caudal insuficiente para o circuito...

    Veririque se tem a pressao correcta para o circuito/caldeira (no meu caso oscila entre 1.5 - 2 bar). Veja qual o valor que a sua instalação deverá ter.


    edit: é como o Sergio disse. Ao purgar repos a pressao? E que ao purgar a pressao desce e é preciso repo-la.
  11.  # 13

    Colocado por: hangas

    Assumindo que esta tudo devidamente purgado isso parece indicar que a agua não chega aos ultimos elementos porque foi desviada previamente pelos readiadores anteriores.
    Parece-me que poderá ser ou falta de pressao, ou bomba com caudal insuficiente para o circuito...

    Veririque se tem a pressao correcta para o circuito/caldeira (no meu caso oscila entre 1.5 - 2 bar). Veja qual o valor que a sua instalação deverá ter.


    edit: é como o Sergio disse. Ao purgar repos a pressao? E que ao purgar a pressao desce e é preciso repo-la.



    Sim tenho bem purgado e a minha pressão esta no 1.4/1.5!
    A bomba que a maquina tem só tem 3 velocidades ja a coloquei na velocidade 3 e ta na mesma!!
    Quem montou a maquina diz que e das tubagens!! Mas para mim e a bomba que na força suficente para mandar agua para todos os radiadores!! Mas isto sou eu que penso e na percebo nada disto!!! Ainda ontem a noite cheguei a casa e tinha os radiadores do quarto um bocadinho quente por cima!!!
    • hangas
    • 31 dezembro 2014 editado

     # 14

    E ja exprimentou fechar um bocado a torneira de retorno nos restantes radiadores? 1 ou 2 voltas.. fechar o suficiente para ser mais facil a agua encontrar o retorno pelos
    radiadores do fundo mas sem deixar de passar por esses. Será um bocado tentativa e erro...

    Eu começava por fechar o retorno todo e abrir meia-volta de cada vez. Se um radiador ficar quente em cima e frio em baixo é porque o caudal é pouco.. abrir mais meia volta de cada vez.
    A agua é como a electricidade nestes casos.. vai sempre pelo caminho de menor resistencia.. o objectivo é encontrar um ponto de equilibrio.
  12.  # 15

    Colocado por: hangasE ja exprimentou fechar um bocado a torneira de retorno nos restantes radiadores? 1 ou 2 voltas.. fechar o suficiente para ser mais facil a agua encontrar o retorno pelos
    radiadores do fundo mas sem deixar de passar por esses. Será um bocado tentativa e erro...

    Eu começava por fechar o retorno todo e abrir meia-volta de cada vez. Se um radiador ficar quente em cima e frio em baixo é porque o caudal é pouco.. abrir mais meia volta de cada vez.
    A agua é como a electricidade nestes casos.. vai sempre pelo caminho de menor resistencia.. o objectivo é encontrar um ponto de equilibrio.


    Isso e o que me acontece!! E colocando uma bomba com mais força para obrigar a agua a ir mais além e solução??
  13.  # 16

    Colocado por: pedropadilhaE colocando uma bomba com mais força para obrigar a agua a ir mais além e solução??

    pode ser, mas depende da sua tubagem porque demais fica a fazer barulho.
  14.  # 17

    Colocado por: jorgealves
    pode ser, mas depende da sua tubagem porque demais fica a fazer barulho.


    A minha tubagem tem diâmetro acho que 16!!!
    Mas a saída da parede para fazer ligação ao radiador tem um redução de 12!!! E normal??
  15.  # 18

    Colocado por: pedropadilhaA minha tubagem tem diâmetro acho que 16

    não deve ser, pois essa é uma das medidas dos troços de saida, os ramais principais devem ser pelo menos a 18 ou 22mm.
  16.  # 19

    Colocado por: jorgealves
    não deve ser, pois essa é uma das medidas dos troços de saida, os ramais principais devem ser pelo menos a 18 ou 22mm.


    Vou ver entao se troco isso porque quer na entrada e saída pode estrangular um bocado a agua
 
0.0197 seg. NEW