Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite

    Tenho um apartamento com um lado que é enterrado. (Há andares por cima, mas creio que se prolongam para além desta parede. Ou seja, por trás desta parede creio que há solo.)

    No tecto junto a um canto desse mesmo lado do apartamento, estão desde que aqui vivo (+1 ano) umas manchas amarelas escuras. No topo da parede adjacente, surge ocasionalmente um fungo preto. Tenho tentado lidar com ambos os problemas aplicando primários adequados + repintando e usando um desumidificador (com relativo êxito no caso do fungo, que já pouco reaparece, e sem qualquer êxito no caso das manchas amarelas escuras, que o selante (Robbialac Killz) esconde momentaneamente quando o aplico mas, mal seca e após a pintura, já se voltaram a tornar visíveis.

    Agora o que me incomoda mais é uma situação: há uns dias regressei a casa e, nesse mesmo canto do tecto mas numa área onde nem há fungo nem mancha amarela escura, encontrei suspensas do tecto uma espécie de "teia" ou ("espuma"?) branca. Será a tinta a desfazer-se? É outro género de fungo? Não sei que situação é esta e agradeço qualquer ajuda.

    Já pensei se estará relacionado com as múltiplas demãos de primário e tinta que já aqui apliquei, com excesso de humidade na casa, com o próprio uso do desumidificador (possível?)...
      20141227_113911.jpg
  2.  # 2

    E aqui fica uma outra foto, mostrando as manchas amarelas-escuras de que falei.
      20141227_113939.jpg
  3.  # 3

    Colocado por: ml1957Boa noite

    Tenho um apartamento com um lado que é enterrado. (Há andares por cima, mas creio que se prolongam para além desta parede. Ou seja, por trás desta parede creio que há solo.)

    No tecto junto a um canto desse mesmo lado do apartamento...


    Tudo leva a crer que serão infiltrações vindas do exterior, e que no seu caso deverão ser dificeis/impossiveis de resolver, dado que a ser mesmo esse o problema necessitaria de uma impermeabilização por fora.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ml1957
  4.  # 4

    tambem me parece infiltrações, na impossibilidade de as resolver só lhe resta fazer como o outro... é esconder o problema com tecto falso ou parede falsa
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ml1957
  5.  # 5

    essa espuma, que se desfaz mal se toca, tb a tenho e pelo que me disseram no tópico que criei é salitre
    Concordam com este comentário: Erdnaxela
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ml1957
  6.  # 6

    Obrigado a todos pela vossa ajuda. A espuma é tipicamente causada por infiltração ou salitre? É esta espuma o que mais me incomoda.

    Há alguma forma de evitar o seu aparecimento nesta situação? (Poderá esta espuma branca ser tóxica/um perigo para crianças?)
  7.  # 7

    salitre, se nao estou em erro, são sais presentes na argamassa e que devido a humidades se dissolvem e ascendem a superficie por efeito capilar.
    portanto são causados por infiltraçoes de água mesmo que muito pequenas.

    há uns produtos anti salitre usados como primário antes de proceder a pinturas. no entanto a minha experiencia com eles é negativa. todavia, posso ter tido
    azar com o produto que usei.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ml1957
  8.  # 8

    Qual a melhor solução apenas para evitar que o tecto "descasque" e solte esta teia/espuma branca? Não me importa que seja pouco bonita, é uma zona pouco frequentada da casa.

    Se eu lixar/remover a tinta na área afectada, deixará de se formar esta teia/espuma?

    Se eu revestir a azulejo, os azulejos exibirão algum problema/escorrerá algo pela junção entre eles onde se aplica o betume?
  9.  # 9

    Colocado por: ml1957Qual a melhor solução apenas para evitar que o tecto "descasque" e solte esta teia/espuma branca? Não me importa que seja pouco bonita, é uma zona pouco frequentada da casa.

    Se eu lixar/remover a tinta na área afectada, deixará de se formar esta teia/espuma?

    Se eu revestir a azulejo, os azulejos exibirão algum problema/escorrerá algo pela junção entre eles onde se aplica o betume?


    Tem que intervir.
    O que tem por cima?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ml1957
  10.  # 10

    Por cima está o apartamento de um vizinho... Aliás, o canto problemático (e vou ver se me consigo explicar bem, que me falta o vocabulário para isso) fica no seguinte ponto:

    - O meu apartamento no rés-do-chão é "mais curto" (menos fundo) do que o resto do prédio. A minha parede do fundo tem solo do outro lado, enquanto o apartamento do vizinho de cima (primeiro andar) é mais longo do que o meu (e teu um terraço ao final, bem longe de onde o meu termina). Isto porque o prédio fica num local inclinado (do lado da entrada o meu apartamento é rés-do-chão, mas do lado das traseiras - se housse entrada/escadas - seria uma cave).

    - Este canto onde tirei estas fotos fica na junção dessa parede do fundo que descrevi com o tecto e com uma parede que separa o nosso edifício do edifício do lado.

    - Os fungos aparecem na parede do fundo, enquanto o problema maior -- a tinta a descascar -- surge no tecto a 20cm dessa parede.

    Posso resolver isto internamente de alguma maneira? Ou isto é uma infiltração "activa" a vir do vizinho de cima?
 
0.0147 seg. NEW