Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Tenho um terreno com 1.800m2 localizado numa zona RAN (Coimbra).

    Pretendo construir um barracão térreo de apoio com cerca de 28m2. Paredes em blocos de cimento e telhado em chapa sandwich.

    Pergunto:
    É necessário alguma licença/autorização? Ou tenho que comunicar a alguma entidade que vou construir?

    Pelo que conheço, por aqui as licenças e autorizações são bastante demoradas. Assim, pondero avançar e caso seja obrigatório, sujeitar-me concerteza a uma multa. Quanto poderão ser estes valores?

    Já pesquisei aqui no fórum mas fiquei bastante confuso pelo que, se puderem ajudar, agradeço.
  2.  # 2

    Poderá fazer inicialmente um "Pedido de Parecer / Comunicação Prévia" à Entidade Regional da Reserva Agrícola Nacional do Centro ( http://ran.drapc.min-agricultura.pt/requerimentos.htm onde tem o modelo do requerimento ).
    Leia principalmente o artº nº 22 do DL73/2009 e a portaria 162/2011 e respectiva rectificação.
    Outra hipótese é submeter o projecto de arquitectura na câmara que eles enviam para a DRAPC e depois andam para a frente e para trás demorando mais tempo.

    www.gabineteop.com
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jomishell
  3.  # 3

    Colocado por: jomishell (...) É necessário alguma licença/autorização? Ou tenho que comunicar a alguma entidade que vou construir? (...)

    Dentro do distrito há câmaras municipais que exigem que se peça autorização. Um dos requisitos é que se tenha acesso livre (serventia) ao terreno. Depois, são os próprios serviços que fornecem um desenho, de como se constrói e as medidas permitidas. Pelo que conheço anda no total em 35m2 (7x5).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jomishell
  4.  # 4

    Colocado por: maria rodriguesDentro do distrito há câmaras municipais que exigem que se peça autorização. Um dos requisitos é que se tenha acesso livre (serventia) ao terreno. Depois, são os próprios serviços que fornecem um desenho, de como se constrói e as medidas permitidas. Pelo que conheço anda no total em 35m2 (7x5)


    Agradeço a ambos pela resposta e peço desculpa a Maria Rodrigues porque fiz asneira ("reportei", em vez de "citar". Engano de novato nestas andanças)

    Queria apenas referir que a câmara municipal é mesmo a de Coimbra, o terreno tem acesso livre e, relativamente às medidas, estava a pensar em menos de 30m2. Entendo que queria dizer até 35m2, certo?
  5.  # 5

    Bom dia,

    De facto ser um apoio agrícola em RAN não invalida projeto nem os respectivos pedidos de parecer. Veja os dl's que o gabinete OP referiu e tenha em especial atenção as áreas máximas a edificar.

    Boa sorte
    Nuno costa
    Www.doisarquitectos.com
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jomishell
  6.  # 6

    Colocado por: jomishellEntendo que queria dizer até 35m2, certo?

    Exactamente! Foram estas as medidas autorizadas, como limite máximo de edificação. Porém o município pertence ao distrito, mas não é a CM de Coimbra. As regras podem não ser iguais de edilidade para edilidade.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jomishell
 
0.0102 seg. NEW