Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá, boa tarde!

    Bem, enquanto não chega a hora de abrir a champanhe e comer umas passas, aqui fica mais uma questão.

    Pretendo isolar por dentro as paredes da casa.

    Em modo de contextualização:

    As paredes tem já caixa-de-ar (parede dupla) mas não tem isolamento dentro.
    Na verdade, tem. EPS de 2 cm colocado “lá para o meio”, “a dançar” e não está colocado de forma continua e não chega até ao teto.
    Talvez não houvessem X-atos na altura para cortar o EPS à medida. Ehheh, tou a ser mauzinho.


    Ora, agora, deitar abaixo o pano interior da caixa-de-ar e fazer de novo, está fora de questão.
    Encher a caixa-de-ar de espuma, pelo que li, não é fácil que o trabalho fique bem feito e ainda vou potenciar a entrada de humidades dado que a caixa-de-ar desapareceria.
    Isolar por fora não dá porque é uma casa de pedra.

    Resta-me isolar por dentro.

    A fazer novamente o trabalho, quero que fique, desta feita, bem servido.

    Procuro satisfazer dois requisitos:
    - bom isolamento térmico das paredes;
    - “comer” o mínimo de espaço possível às divisões interiores.


    Assim, procuro o tipo de isolamento mais eficaz por cm de espessura.

    Os vários pontos de vistas que já recolhi:


    • Já ouvi dizer que os isolamentos são muito equiparáveis. Que o que importa mesmo é a dita espessura do isolamento. A confirmar-se esta tese, a minha questão agora colocada aqui não faz muito sentido.


    • Mas também já me disseram, que, p.e., 8cm de XPS é muito superior a 8cm de lã de vidro. Eu sei, a eterna questão. Não há consenso. Mas pronto, vou tentar: é mesmo assim que “a mesma espessura em XPS trás melhores proveitos que a mesma espessura em lã de vidro”?


    • E quanto à questão da densidade utilizada nos matérias, na loja de matérias aqui da zona, o Sr. Responsável disse-me para utilizar placas de lã de rocha que se utilizam nas lareiras. Que é o isolamento mais denso que há, que corresponde ao que procuro: melhor isolamento por cm de espessura. Pareceu-me a galinha dourada demais.



    Feita a exposição, fico a aguardar a vossa participação.

    Obrigado.
  2.  # 2

    Colocado por: bodrelhosMas também já me disseram, que, p.e., 8cm de XPS é muito superior a 8cm de lã de vidro. Eu sei, a eterna questão. Não há consenso. Mas pronto, vou tentar: é mesmo assim que “a mesma espessura em XPS trás melhores proveitos que a mesma espessura em lã de vidro”?


    Quanto menor for o coeficiente de condutibilidade térmica melhor isolamento será. Este não depende da espessura.
    Para calcular a resistência térmica, os valores a ter em conta são o da espessura e o da condutibilidade térmica(quanto maior espessura e menor condutibilidade, maior será a resistência do material à transferência de energia entre o interior e o exterior).
    Portanto o nome e a origem dos materiais, por si só, não os torna mais "eficientes". Consulte as duas características que eu indiquei, nas fichas técnicas ou nas embalagens do isolamento térmico que comprar para avaliar a real capacidade dos mesmos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bodrelhos
 
0.0095 seg. NEW