Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,
    A minha questão é a seguinte:
    Estou a adquirir uma moradia Geminada na zona de Vale de Milhaços - Corroios - Seixal, esta necessita de remodelação interior, e aproveitava para efectuar uns melhoramentos na fachada, tendo em conta que a minha casa não é cimétrica ao do meu vizinho, gostaria de fechar uma mini varanda que existe no primeiro andar, para dar mais espaço ao quarto. no R/c a porta de entrada enconta-se ao fundo de um corredor, o qual não tem qualquer utilidade, pelo que pretendia anular esse corredor e recuar a porta de entrada, alteração essa que faria as dimensões da sala aumentarem.
    Na foto em anexo mostra as duas casas, a minha será a da direita, pelo que se pode verificar a do meu vizinho tem a porta de entrada mais avançada em relação a minha e a varanda do primeiro andar dele é diferente da minha, como a minha tem dimensoes tao reduzidas, seria um espaço morto que não tem utilidade para mim, motivo pelo qual pretendo a alteração.
    para efectuar esse tipo de alteração o que é necessario fazer? por ser geminada a câmara poderá colocar algum tipo de entravo?
    terei que fazer um novo projecto? que custos em despesas camarárias terei?
    Agradeço a ajuda
      fachada da casa.png
  2.  # 2

    Não será preciso nada, porque em princípio não poderá fazer essas alterações.
  3.  # 3

    pedromdf - porque diz que não é possivel fazer essas alterações?
    • size
    • 3 janeiro 2015

     # 4

    As fachadas só podem ser alteradas com autorização (licenciamento) da Câmara Municipal.
  4.  # 5

    ou seja,
    ele terá que contratar alguem para lhe desenhar uma fachada NOVA, e apresentar o projecto na camara SIze?
    • 1255
    • 4 janeiro 2015

     # 6

    Colocado por: pedromdfNão será preciso nada, porque em princípio não poderá fazer essas alterações.

    Tem a certeza disso?
    Tudo é possível fazer amigo, desde que...
    Agora vêm as questões regulamentares e a questão do licenciamento, como se trata de uma alteração de fachadas e altera também as áreas interiores terá de ter a autorização da Câmara local. E quem sabe, se é uma casa geminada com mesmo número de artigo em fracções, terá de ter também autorização do vizinho.
    Resta saber se o resultado final justifica o custo deste processo - licenciamento com projectos e obra.
    Para isso terá de contratar algum gabinete com equipa multidisciplinar para tratra do processo.
    Cautela com a estrutura da casa e ás alterações das peredes exteriores.
    E há também zonas que se conseguem fazer alterações destas e bem piores sem passar cartuxo a ninguém. Muita gente "safa-se".
  5.  # 7

    Colocado por: 1255
    Tem a certeza disso?
    Tudo é possível fazer amigo, desde que...
    Agora vêm as questões regulamentares e a questão do licenciamento, como se trata de uma alteração de fachadas e altera também as áreas interiores terá de ter a autorização da Câmara local. E quem sabe, se é uma casa geminada com mesmo número de artigo em fracções, terá de ter também autorização do vizinho.
    Resta saber se o resultado final justifica o custo deste processo - licenciamento com projectos e obra.
    Para isso terá de contratar algum gabinete com equipa multidisciplinar para tratra do processo.
    Cautela com a estrutura da casa e ás alterações das peredes exteriores.
    E há também zonas que se conseguem fazer alterações destas e bem piores sem passar cartuxo a ninguém. Muita gente "safa-se".


    Na prática é isso mesmo tudo se pode fazer, o risco vale a pena?

    Legalmente é muito complicado e parece não valer a pena.
  6.  # 8

    para fechar uma varanda em marquise precisa de um parecer da Câmara Municipal. pode não lhe acontecer nada se a fechar sem uma autorização camarária, mas se alguém fizer queixa, está tramado e leva com uma multazinha.
    para obras que alterem a fachada ou a estrutura, precisa de projeto e licença camarária.
    para obras dentro de casa, se não mexerem com a estrutura, pode faze-las sem stresse.
    aconselha-se que seja simpático para o seu vizinho do lado; alguns têm azar e levam com uns vizinhos marretas que não perdem uma oportunidade para arranjar problemas como por exemplo, fazem queixa na câmara ou até mesmo à policia (quando as obras são feitas fora do horário legal permitido)...
  7.  # 9


    aconselha-se que seja simpático para o seu vizinho do lado; alguns têm azar e levam com uns vizinhos marretas que não perdem uma oportunidade para arranjar problemas como por exemplo, fazem queixa na câmara ou até mesmo à policia (quando as obras são feitas fora do horário legal permitido)...


    Sinceramente acho que isso não pode ser assim.
    As pessoas é que têm que ter consciência que estão a habitar algo que tem a fachada exterior comum a tantos outros e como tal deve saber que isso tem limitações e saber viver com elas.
    Não tem lógica, pensar que são todos simpáticos e amigos e como tal cada um faz como quiser, e então um põe uma marquise branca, o outro preta, o outro põe um toldo às risquinhas verdes, etc... e no fim o raio do edificio vai parecer uma salgalhada....
    é tipo a casa do Skykeeper, que raio de arquiteto se lembro de fazer aquela salgalhada?!? e que raio de câmara aprovou aquilo, não ficava muito melhor as duas casas simétricas??!
  8.  # 10

    Colocado por: Rodri12

    Sinceramente acho que isso não pode ser assim.
    As pessoas é que têm que ter consciência que estão a habitar algo que tem a fachada exterior comum a tantos outros e como tal deve saber que isso tem limitações e saber viver com elas.
    Não tem lógica, pensar que são todos simpáticos e amigos e como tal cada um faz como quiser, e então um põe uma marquise branca, o outro preta, o outro põe um toldo às risquinhas verdes, etc... e no fim o raio do edificio vai parecer uma salgalhada....
    é tipo a casa do Skykeeper, que raio de arquiteto se lembro de fazer aquela salgalhada?!? e que raio de câmara aprovou aquilo, não ficava muito melhor as duas casas simétricas??!


    Não foi nesse sentido que referi a necessidade de ser simpático com os vizinhos.
    Só para ter uma noção: tenho uma obra licenciada com projeto e todos os documentos certinhos, e ainda assim o meu vizinho (moradia geminada) foi fazer queixa na Câmara por supostas ilegalidades. Uma tentativa vã de me complicar a vida e que não deu em nada, a não ser ter dois fiscais a bater-me à porta a pedir-me a papelada toda e a falar em tom de "aviso" disto e daquilo.
    Sempre que tenho um instalador na obra a usar ferramentas com maior volume de decibéis, a senhora do dito vizinho vem bater à porta muito incomodada, apesar dos trabalhos serem feitos dentro dos horários legais. São pessoas muito pouco tolerantes aos outros.
    Num prédio onde morei antes, o meu aparelho de ar condicionado foi motivo de festim para um dos vizinhos que apesar de ter vários aparelhos ilegais, tratou de me fazer a vida negra ao ponto de me obrigar a desinstalar o dito aparelho. E toda a gente tinha marquises e estendais ilegais.
    Afinal de contas, há gente para tudo...
    Quanto ao resto, obviamente que as obras não podem ser feita à babuja! Senão havia de ser bonito...
 
0.0164 seg. NEW