Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 101

Colocado por: Mariana AraujoPCF e DB, eu tive o cuidado de enviar videos de situações concretas e comprovadas com este sistema aplicado, a partir daqui acho que estamos a discutir o sexo dos anjos.

Como queira...videos esses que nao cumprem os requisitos de construção de betonilhas....
    • alexp
    • 24 fevereiro 2015

# 102

Colocado por: pc ferreiraEstamos a falar de betonilhas interiores e de isolamento térmico no pavimento.

OK. Já agora, se estivermos a falar de um piso térreo sem caixa de ar, que habitualmente leva uma tela de polietileno (ou outra), a questão da BPV já não se coloca, correcto?
  2.  # 103

Colocado por: alexp

OK. Já agora, se estivermos a falar de um piso térreo sem caixa de ar, que habitualmente leva uma tela de polietileno (ou outra), a questão da BPV já não se coloca, correcto?

Nesse piso terreo, com isolamento térmico no pavimento, leva essa tela (manga plástica) como bpv.
  3.  # 104

Mas quais poderao ser as consequencia de não colocar bpv?
  4.  # 105

Estava aqui a pensar, no caso dos esgotos e cruzamento de tubos, nessas zonas costumam ter uma altura bastante superior a 4/5cm...o PU irá ficar descontinuado nessas zonas?pois a sua altura não chega para cobrir os tubos! o isolamento não irá ficar muito homogéneo certo?
  5.  # 106

Colocado por: tiago_cbrEstava aqui a pensar, no caso dos esgotos e cruzamento de tubos, nessas zonas costumam ter uma altura bastante superior a 4/5cm...o PU irá ficar descontinuado nessas zonas?pois a sua altura não chega para cobrir os tubos! o isolamento não irá ficar muito homogéneo certo?

certissimo...
  6.  # 107

Colocado por: tiago_cbrMas quais poderao ser as consequencia de não colocar bpv?

muito bem, sem querer ser muito exaustivo e extensivo, embora num outro tópico já se tenha abordado a necessidade da bpv...

Três zonas, onde (pode ser) é importante.

1- Pavimentos terreos
    2- Pavimentos intermédios
    3 - Zonas Húmidas

1 - Neste tipo de pavimentos, temos que ter em atenção que antes do isolamento térmico, temos (tal como o Dias postou) o betão de limpeza e o betão estrutural e em alguns casos o betão de enchimento.
    Como os menos distraídos sabem, o betão necessita além dos inertes, cimento e água. Para o cimento reagir é aplicada na confecção uma maior quantidade de água para garantir a sua trabalhabilidade.
    Essa água em excesso tem que evaporar. Quando por cima é aplicado um material não permeável (ou como foi sugerido aqui impermeável) esse vapor condensa pela zona inferior e volta a transformar-se em água. Essa água volta a penetrar no betão retirando-lhe propriedades mecânicas e "atacando" as armaduras.

2- Além da descrição anterior, deverá acrescentar a água da evaporação dos paramentos verticais, e o vapor que os habitantes da casa produzem, desde respirar, cozinhar, etc.
    Se viver junto ao litoral ou a zonas ribeirinhas, deverá também considerar a humidade residual do próprio ambiente.

Neste caso a bpv, vai difundir a pressão do vapor, permitindo que esta evaporar pela junta das placas e pelos perímetros.

3- Totalmente distinta, é a necessidade em zonas de banho ou de cozinhas. Mas essa deixo para a próxima.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pacel
  7.  # 108

Boas pessoal,

Após muito reflectir sobre este assunto, começo a ter as ideias mais ou menos "orientadas". Em principio irei optar por PRH, logo o sistema de aquecimento já tem incorporado isolamento para o pavimento.
    Agora a questão prende-se com o betão a utilizar para tapar as tubagens (que terá também como objectivo de regularizar o pavimento antes da aplicação do PRH). O empreiteiro sujeriu-me de aplicar betão leve com granulado de EPS e neste momento andamos a discutir a densidade adequada a aplicar.
    Fiz uma pesquisa na net e de todas as fichas técnicas encontradas, chego sempre à mesma conclusão : este tipo de betão para ter uma boa resistência à compressão tem uma condutibilidade térmica elevada e vice-versa.

Anexo uma das fichas técnicas encontradas. Eu estava inclinado para utilizar um betão com uma densidade de 200 kg/m3, o que adquire uma condutibilidade térmica de 0,052 W/mºC e uma resistência à compressão de 0,78 MPa. Termicamente penso que é bastante bom, no entanto tenho medo que o betão não seja suficientemente rígido/resistente em termos de compressão. Antes da aplicação do PRH, ainda vai levar uma betonilha de regularização, mas mesmo assim tenho algum receio em relação ao seu comportamento à compressão.
    Alguém sabe quais são as propriedades mecânicas (nomeadamente resistência à compressão) recomendadas deste tipo de betão?

Obrigado.
  8.  # 109

Colocado por: santosvieiraEu estava inclinado para utilizar um betão com uma densidade de 200 kg/m3, o que adquire uma condutibilidade térmica de 0,052 W/mºC e uma resistência à compressão de 0,78 MPa. Termicamente penso que é bastante bom, no entanto tenho medo que o betão não seja suficientemente rígido/resistente em termos de compressão. Antes da aplicação do PRH, ainda vai levar uma betonilha de regularização, mas mesmo assim tenho algum receio em relação ao seu comportamento à compressão.

O xps para pavimentos, tem uma resistência à compressão na ordem dos 0.3Mpa (300Kpa), pelo que não terá qualquer problema com resistência à compressão, ainda por cima, esse betão vai levar o isolamento do PRH por cima.

http://building.dow.com/europe/pt/proddata/xps/roofmate.htm
    Estas pessoas agradeceram este comentário: santosvieira
  9.  # 110

Obrigado Picareta,
    Realmente não me tinha lembrado de fazer essa análise comparativa.
    Estive a olhar para o site da Dow que colocou no seu comentário. Segundo a tabela disponibilizada, o XPS tem uma condutibilidade térmica de 0,035 W/mºC. Tendo o betão leve EPS, com uma densidade de 200 kg/m3, uma condutibilidade térmica de 0,052 W/mºC (ou seja o XPS tem uma resistência térmica 33% superior), será que podemos dizer que 50 mm de XPS "equivale" termicamente a +/- 67 mm de betão leve EPS?? Esta comparação é assim tão linear??
  10.  # 111

Colocado por: santosvieiraEsta comparação é assim tão linear??

A resistência térmica do xps com 5cm é: 0.05/0.035 = 1.43 m2.K/W

Agora fazendo a conta ao contrário: Uma resistência térmica de 1.43 para um isolamento com uma condutibilidade térmica de 0.052:
    1.43 x 0.052 = 0.074 ----------------7.4cm
    Concordam com este comentário: santosvieira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: santosvieira
    • pacel
    • 28 fevereiro 2015

# 112

O o prh que vai levar terá uma base em xps ou eps?
  11.  # 113

Colocado por: pacelO o prh que vai levar terá uma base em xps ou eps?

Não lhe sei dizer exactamente que material é, mas é seguramente isolante termicamente com cerca de 3 cm (salvo erro)...
    • alexp
    • 28 fevereiro 2015

# 114

Colocado por: pacelO o prh que vai levar terá uma base em xps ou eps?

Ou outras opções. Por ex. PU projectado (pag 19)
    http://www.polyurethanes.basf.de/pu/solutions/de/function/conversions:/publish/content/group/News_und_Medien/Polyurethan/Elastopor_GB.pdf
  12.  # 115

Volto a relançar este tópico apenas esclarecer algumas dúvidas.
    Depois de passada todas as tubagens das diferentes especialidades (canalizar, electricista,...) irá ser aplicada 10 cm de betão celular de forma a regularizar os pavimentos. A minha única dúvida neste momento está na necessidade ou não de aplicar isolamento térmico. Isto porque irá ser aplicado PRH que já inclui isolamento térmico.

Questões:

1 - Ao aplicar betão celular deve-se garantir as juntas perimetrais (junto às paredes), de transição (nas portas) e de fraccionamento (em areas >= 20 m2)?
    2 - No projecto térmico está definido 4 cm de isolamento XPS e as placas de nódulos do PRH tem uma espessura de 3 cm. Acham necessário aplicar isolamento no pavimento, visto que vou aplicar PRH?

Obrigado.
  13.  # 116

Aproveito este tópico para colocar a seguinte questão!

No meu projecto está a seguinte solução (ainda a ser analisada), betão com bolas leca e depois a betomilha por cima, acham que esta solução é termicamente boa?

Também está assim para laje do tecto!
  14.  # 117

Colocado por: Ricardo AlNo meu projecto está a seguinte solução

Qual protejo? arquitectura ou estudo térmico?
  15.  # 118

Colocado por: Ricardo AlNo meu projecto está a seguinte solução (ainda a ser analisada), betão com bolas leca e depois a betomilha por cima, acham que esta solução é termicamente boa?

O betão com leca não tem propriedades termicas. Esta betonilha apenas é aplicada para regularização do pavimento.
    Portanto esta solução terà de ser contemplada com isolamento térmico no pavimento, seja ela em XPS, poliuretano projecto ou outra...
  16.  # 119

Colocado por: santosvieiraO betão com leca não tem propriedades termicas.

Sempre é melhor do que uma betonilha normal.
  17.  # 120

Colocado por: PicaretaSempre é melhor do que uma betonilha normal.

Certo, mas não é com certeza suficiente para garantir as prestações térmicas definidas no projecto térmico.
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira

0.0294 seg. NEW