Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite a todos,

    Venho abrir este tópico para esclarecimento de dúvidas em relação ao isolamento de pavimentos interiores.
    Neste momento estou a analisar os diferentes orçamentos recebidos para a construção da minha moradia de R/C e cave. A generalidade dos construtores tocaram num ponto que me parece interessante discutir aqui no forum.

    No projecto térmico está definido XPS de 4 cm para isolamento do pavimento do R/C (basicamente isto refere-se ao isolamento da laje que separa a cave do R/C). Todos os construtores me falaram de soluções de mais fácil aplicação (e igualmente eficazes segundo eles) para isolamento do pavimento. Segundo eles, é bastante complicado a aplicação de placas de XPS nos pavimentos e posterior aplicação de betonilha, pois as placas estão soltas e a betonilha pode por vezes "estalar localmente".
    Entre as diferentes soluções propostas pelos construtores estão as seguintes : betão EPS (granulado de EPS adicionado ao betão/betonilha) e poliuretano projectado.

    Depois de falar com eles, expliquei esta situação ao meu projectista térmico, segundo ele qualquer uma das soluções são viáveis, desde que a resistência térmica seja idêntica ou mesmo superior.

    Portanto gostaria de saber qual a vossa opinião em relação a estas 2 soluções.

    Obrigado a todos.
  2.  # 2

    Colocado por: santosvieiraSegundo eles, é bastante complicado a aplicação de placas de XPS

    Eles tem razão.

    Colocado por: santosvieiraEntre as diferentes soluções propostas pelos construtores estão as seguintes : betão EPS (granulado de EPS adicionado ao betão/betonilha) e poliuretano projectado.


    Qualquer uma dessas soluções serve, mas a betonilha com granulado de EPS, necessita de uma espessura bem maior do que os 4cm, garantidamente mais do dobro, mas como não tenho a resistência térmica dessa solução, não sei a espessura correcta a utilizar.

    Eu costumo utilizar o poliuretano projectado. Tem é que ter cerca do dobro da resistência à compressão do normalmente utilizado nas paredes.
  3.  # 3

    Picareta,

    Pelo que percebi, você utiliza normalmente PU projectado para isolamento de pavimentos. Algumas vez teve problemas com este sistema?
  4.  # 4

    Colocado por: santosvieiraAlgumas vez teve problemas com este sistema?

    Nunca. Tenha cuidado com a densidade, eu costumo utilizar PU com uma densidade de 45kg/m3 e uma resistência à compressão de 340Kpa. Podemos caminhar à vontade sobre o PU, que não existe qualquer problema.

    Como o PU é aplicado directamente sobre a tubagem que está no pavimento, o aplicador tem que ter alguma experiência (convém escolher boas empresas para fazer este trabalho), para a superfície ficar bastante regular. Ficam sempre umas irregularidades que a betonilha resolve. A betonilha deve ser armada, não pode encostar às paredes e deve ter junta de dilatação nas portas.
  5.  # 5

    Obrigado pelo esclarecimento.
    O que quer dizer com "a betonilha deve ser armada e não encostar as paredes"??
    Não se pode aplicar uma betonilha de regularização para cobrir os tubos e só depois aplicar o PU??
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Barranco
  6.  # 6



    Concordam com este comentário: Anonimo16062021
    Estas pessoas agradeceram este comentário: electrao, master_chief
    • Arcade
    • 3 janeiro 2015 editado

     # 7

  7.  # 8

    Colocado por: santosvieiraO que quer dizer com "a betonilha deve ser armada e não encostar as paredes"??

    Deve levar uma banda em espuma encostada às paredes, para a betonilha poder dilatar.

    Colocado por: santosvieiraNão se pode aplicar uma betonilha de regularização para cobrir os tubos e só depois aplicar o PU??

    Pode, mas se aplicar a betonilha, já não faz sentido aplicar o PU, pode alicar xps que é mais barato do que o PU. E necessita de mais altura no pavimento.
  8.  # 9

    Colocado por: PicaretaPode, mas se aplicar a betonilha, já não faz sentido aplicar o PU, pode alicar xps que é mais barato do que o PU. E necessita de mais altura no pavimento.

    Por acaso o Picareta não tem fotos que demonstrem como é feita este tipo de trabalhos? Ou um tópico no forum de forma a poder mostrar aos empreiteiros o que pretendo??
  9.  # 10

    Colocado por: Picareta
    Eles tem razão.



    Qualquer uma dessas soluções serve, mas a betonilha com granulado de EPS, necessita de uma espessura bem maior do que os 4cm, garantidamente mais do dobro, mas como não tenho a resistência térmica dessa solução, não sei a espessura correcta a utilizar.

    Eu costumo utilizar o poliuretano projectado. Tem é que ter cerca do dobro da resistência à compressão do normalmente utilizado nas paredes.


    Mesmo com o pu pode fissurar na mesma, estamos a falar de uma betonilha flutuante.

    As bolinhas do eps mistutardas tem poucas prestacoes termicas quando comparadas.
  10.  # 11

    foto
      IMG_2862 (Small).JPG
  11.  # 12

    Qual a vantagem de isolar o pavimento de um res do chão da cave?

    Eu não vejo necessidade de isolar os pavimentos em moradias unifamiliares, em apartamentos faz todo o sentido pela acustica
  12.  # 13

    Colocado por: klinkerQual a vantagem de isolar o pavimento de um res do chão da cave?

    Eu não vejo necessidade de isolar os pavimentos em moradias unifamiliares, em apartamentos faz todo o sentido pela acustica


    Isolamento termico.
  13.  # 14

    Colocado por: klinkerQual a vantagem de isolar o pavimento de um res do chão da cave?

    Eu não vejo necessidade de isolar os pavimentos em moradias unifamiliares, em apartamentos faz todo o sentido pela acustica


    No meu caso, a cave apenas será utilizada como garagem e arrumos. Portanto sendo a cave não aquecida e sendo o R/C aquecido, faz todo o sentido o isolamento térmico da laje do R/C (entre esta e a cave).
  14.  # 15

    Colocado por: pc ferreiraMesmo com o pu pode fissurar na mesma, estamos a falar de uma betonilha flutuante.


    Então o que sugere? Penso que em termos de aplicação, a solução proposta pelo Picareta parece-me bastante válida, apesar de ser mais €€€ que o isolamento térmico com placas de XPS.
    Pelo que percebi, é que em ambas as soluções, se deve aplicar uma junta perimetral junto às paredes e portas...
  15.  # 16

    Colocado por: santosvieiraapesar de ser mais €€€ que o isolamento térmico com placas de XPS.

    Não é, porque o PU é que tapa os tubos, e com o XPS precisa de aplicar antes uma betonilha para tapar os tubos.

    Colocado por: santosvieiraEntão o que sugere?

    O PCferreira vai sugerir uma lâmina de desacoplamento. È a solução ideal para aplicação de cerâmica, no caso de flutuante é perfeitamente dispensável, mas eu nunca usei e nunca tive qualquer problema.
  16.  # 17

    Colocado por: PicaretaO PCferreira vai sugerir uma lâmina de desacoplamento. È a solução ideal para aplicação de cerâmica, no caso de flutuante é perfeitamente dispensável, mas eu nunca usei e nunca tive qualquer problema.


    O pavimento do R/C será revestido quase na integralidade de chão flutuante (excepto na cozinha e nos 2 WC), pelo que terei pouca cerâmica aplicada nos pavimentos.
    Penso que o importante será a aplicação de uma junta perimetal, permitindo que um afastamento de cerca de 6-8 mm da cerâmica em relação à parede.
  17.  # 18

    o que vai usar para aquecimento?
  18.  # 19

    Colocado por: santosvieira

    O pavimento do R/C será revestido quase na integralidade de chão flutuante (excepto na cozinha e nos 2 WC), pelo que terei pouca cerâmica aplicada nos pavimentos.
    Penso que o importante será a aplicação de uma junta perimetal, permitindo que um afastamento de cerca de 6-8 mm da cerâmica em relação à parede.


    E uma junta na zona das portas.

    @ picareta: eu não sugiro nada, também gosto que venham para os foruns com problemas.
  19.  # 20

    Colocado por: jorgealveso que vai usar para aquecimento?


    Sinceramente ainda não está decidido. Não estava inclinado para o PRH pois requer um certo inv€stimento que terei que analisar se é possivel. Como a casa vai levar recuperador de calor, estou indeciso se irei aplicar um a ar ou a água...
    Outra ideia seria um recuperador a ar, com um sistema de aquecimento (radiadores) alimentados por uma caldeira a lenha ou bomba de calor...
    Mas como lhe disse, ainda não sei... :(
 
0.0239 seg. NEW