Colocado por: LuBHá coisas que decididamente não entendo.
Vá lá, se calhar até entende... ;)
Você não se lembra do que aconteceu ao deputado João Cravinho quando ele teve a ideia de mobilizar o parlamento para aprovar um conjunto de leis anti corrupção?
Colocado por: LuBParece que o problema está em exigir que o cidadão (em caso de dúvida, sobre a origem dos seus bens) se dê ao incómodo explicar onde arranjou os pertences. Até agora tem de ser o ministério público a provar de onde vem a massa sempre que suspeita de marosca
Colocado por: LuBHá coisas que decididamente não entendo. Uma delas é o motivo pelo qual a lei do enriquecimento ilícito não passa. Temos um parlamento que produz tanta legislação, alguma completamente inútil, e uma coisa básica que acabaria com os apetites de quem quer enriquecer burlando, não consegue ver a luz do dia. Para mim isto é um mistério.
Uma tal lei poderia acabar com grande parte das nossas fragilidades relacionadas com corrupção, negócios ilícitos, fuga a impostos, branqueamento de capitais... mas parece colher poucos adeptos dentro e fora do governo.
Parece que o problema está em exigir que o cidadão (em caso de dúvida, sobre a origem dos seus bens) se dê ao incómodo explicar onde arranjou os pertences. Até agora tem de ser o ministério público a provar de onde vem a massa sempre que suspeita de marosca. O vigarista, esse só tem o trabalho de esconder as provas para não ser apanhado...
Falam de "violação de privacidade"? Mas os bens patrimoniais são algo do foro intimo? Se há pudor em os revelar é porque ali há gato! Lá diz o ditado: - Quem não deve não teme!
Algo está mal na nossa (ainda frágil) democracia.Concordam com este comentário:A. Madeira,shc,Picareta
Pelos vistos defende a inversão do ónus da prova. Ou seja tem de ser o cidadão a ter de provar que é inocente de algo que nos acusam.
Se alguém me acusa de algo, o mínimo que peço é que prove essa acusação! Mas isso sou eu...
A resposta à sua pergunta, julgo eu, está no que deixei a negrito.
Já existe legislação para isso tudo.
Colocado por: Pedro Azevedo78Se alguém me acusa de algo, o mínimo que peço é que prove essa acusação! Mas isso sou eu...
Colocado por: PicaretaMesmo sabendo a origem do dinheiro, não é possível prender ninguém por corrupção, porque podemos justificar sempre que se trata de um empréstimo.
Uma “boa” parte da sociedade portuguesa tem um comportamento herdado dos tempos da Santa Inquisição, que funcionou durante quase trezentos anos, de 1536 a 1820. Os autos de fé realizaram-se desde 1540, e o último foi em 1761. por suspeitas de judaísmo, isto é, por “sinais exteriores” de uma determinada condição, a de judeu. Todos eles tiveram o aplauso das multidões e com grande assistência. Todos os condenados foram sujeitos a julgamento por juízes, devidamente instruídos no seu dever, do Tribunal do Santo Ofício.
Esta mesma sociedade é também herdeira das práticas de quase 50 anos de polícia política que funcionou sempre na base da denúncia de “sinais exteriores” de qualquer coisa, em geral a de comunismo, ou oposicionismo. E também sempre com a intervenção do poder judicial, neste caso através dos tribunais plenários, dos seus juízes e procuradores.
Proximamente, serão os “sinais exteriores” de riqueza a ser criminalizados.
A generalidade dos cidadãos aplaude esta criminalização, aplaude o tipo de investigação que dispensa os polícias e os magistrados de investigarem e os juízes de analisarem provas, mas permite apontar o vizinho que lá vai no seu novo carrinho. Que admite a arbitrariedade de um qualquer polícia, a má-vontade de um concorrente, a vingança de um invejoso. Todos transformados de denunciantes, de bufos, em potenciais agentes da boa justiça. O provérbio “quem cabritos vende e cabras não tem, de algum lado lhe vem”, passa a palavra de honra. Dispensa até a investigação de existirem cabras…
Numa tal sociedade, é enorme o risco de os que enriqueceram lícitamente sejam injustamente confundidos com os outros, e que passem incólumes os que aprenderam a fazer alheiras.
(escrito baseado num texto do M5O)
Colocado por: LuB
Legislação que é "tangueada" por tudo o que é xico esperto...
Ora bolas!!!!
Acha que haver mais uma lei sobre algo que já existe, vai mudar alguma coisa?
Colocado por: A. MadeiraOu seja: esta Lei só não vai avante porque os partidos não querem.